Felipe Fogaça ganha terras em SorocabaSegunda-feira, 1 de Janeiro de 1742. Felipe Fogaça de Oliveira vendeu sua chacará, terreno do seminário, à SarutaiáQuarta-feira, 1 de Janeiro de 1766 [2]
1770Os negros sorocabanos venderam a sua inacabada capela de taipa dedicada a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos ao Sarutaiá
Faleceu Ana Maria do Rosário Leme, segunda esposa do Sarutaiá, sendo sepultada na Capela do Rosário, conhecida como Igreja Santa ClaraQuarta-feira, 7 de Julho de 1784
6 de julho - Salvador de Oliveira Leme, o Sarutaiá, foi sepultado na Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens
Fundação do Recolhimento Santa ClaraSegunda-feira, 12 de Agosto de 1811 [1]
18 DE ABRIL DE 1846 - Dom Pedro II visitou o Mosteiro São Bento, Convento de Santa Clara e a tarde o “salto de Botaranty”
Falece Antônio Lopes de Oliveira sendo enterrado na Igreja Santo AntônioSábado, 1 de Novembro de 1856Fonte: Efemérides de Rogich Vieira / Sorocaba Através da HistóriaEm 1856, falece Antônio Lopes de Oliveira sendo enterrado na Igreja Santo Antônio, depois transferido para o convento Santa Clara no Cerrado, com a demolição da igreja.
1965 *Demolição do Convento Santa Clara, na esquina da rua Padre Luís c/ a rua São Bento
Monjas do Convento Santa Clara saíram da clausura para votarSegunda-feira, 15 de Novembro de 1982As monjas do Convento de Santa Clara, em Sorocaba, e de tantos outros espalhados pelo Brasil, saíram da clausura no dia 15 de novembro para votar.Elas passam praticamente a vida enclausuradas, longe dos olhos do mundo, numa vida d e oração e sacrifícios. Por sua condição de brasileiras e eleitores, tiveram que deixar os conventos e se dirigiram às respectivas seções eleitorais para escolher seus candidatos.Ao mesmo tempo, tiveram um breve e raro contato com o mundo exterior. que dificilmente chegava até elas dentro dos muros do conventos.Por este poucos contato com o mundo exterior e o consequente desconhecimento da campanha eleitoral, o votos das monjas preocupava um pouco.Para sanar este problema as superioras e os bispos informavam às eleitoras sobre os candidatos e sobre suas posições com respeito à moral, à família e à religião.Em Sorocaba, a superiora Maria Therezinha do Menino Jesus e o bispo diocesano Dom José Lamberti, fizeram palestras e reuniões com as monjas enclausuradas no Convento de Santa Clara.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!