Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Ivaiporã/PR ()
53 registros
1819 (ver todos)

1819

Registros  (53)
Atualizados
Recentes



Freire Alemão traduziu Araxá por bom tempo, e Saint-Hilaire,que, decerto, ignorava o tupi, refere haverem-lhe explicado·esse nome,no interior de Minas, como uma frase de português cassange - are aú,por há de achar, resposta costumeira de um velho africano aos que lhepediam notícia de uma mina de ouro, lendária naquelas paragens. A isto éque Batista Caetano, muito precisamente, qualificou "esgarafunchar etimologia", mister ingrato de que ele mesmo não escapou, como não escapamos nós outros, trazendo até aqui esta árdua tarefa. [1]

Saint-Hilaire (1945) relata que no início do século XIX, florestas densas, onde o“machado quase não trabalhou”, revestem a mina, identificando 108 espécies diferentesde árvores. Podemos vislumbrar a natureza que formava o Morro do Araçoiaba, peladescrição do naturalista (1945, p.256):“No dia seguinte ao de minha chegada a Sorocaba — 22 de dezembro fui a Ipanema, situada a 2léguas da cidade. O terreno que se atravessa para ali chegar é irregular, e coberto de matas e decampos. A pouca distância de Sorocaba, a estrada bifurca-se em dois ramos; uma grande cruzde ferro, fundida em Ipanema, indica o que conduz à forja do mesmo nome. Quando se atingeesse local, não se pode deixar de admirar a sua extensão, o movimento ali reinante e a beleza dapaisagem. Nada tinha visto de semelhante desde que me encontrava no Brasil. As forjas doIpanema estão instaladas na montanha de Araçoiaba, antigamente conhecida pela denominaçãode Morro do Ferro, de onde se extrai o minério e que é recoberta de matas.”Saint Hilaire (1945) descrevia que o Morro do Araçoiaba possuía 46.200 metrosde contorno, quase inteiramente coberta de florestas. O autor demonstra o pensamentoda época, em relação ao uso irrestrito dos recursos naturais: “A jazida é rica, quasi àflor da terra e nunca poderá ser esgotada; sem ser extremamente abundantes, aságuas bastam para o serviço; o estabelecimento possui 7 léguas de matas; a pedracalcárea e a pedra verde são abundantes nos arredores...”O viajante Spix (1981, p.158-60), faz a seguinte narrativa da região:

“...Passamos por campos com morros baixos, cobertos de capim rasteiro e de algumas árvoresanãs por entre as quais se eleva, nas baixadas aqui e acolá, arvoredo cerrado e baixo, ealcançamos ao pôr do sol o lugarejo.

Reclina-se apoiado numa elevação em anfiteatro, à margem do Rio Ipanema, que aqui se alarga como lagoa; lindos campos formam o primeiro plano, e a montanha de ferro de Arrasojava (Guarasojava), coberta de mato escuro, que desce pela encosta noroeste abaixo até o vale, constitui o fundo do cenário... As matas virgens, que se ostentam mais densas e luxuosas nas baixadas do que nas regiões mais altas, possuem riqueza fora do comum, das mais diversas qualidades de madeira. Colecionamos, em companhia de um lavrador do lugar, num só dia, cento e vinte qualidades, entre as quais se acha relativamente grande porção de madeira muito rija, resistente e própria para a construção de prédios e de navios (perobas, jequitibás, cedros, etc..)...”A indústria siderúrgica le [1]

O naturalista Saint Hilaire (1945, p.336) descreve que:“Além de Sorocaba, perto dos 23° 20 de latitude sul, o cafeeiro não é maiscultivado...Sorocaba, situada a 18 léguas de São Paulo, forma o limite dos cafeeiros;Itapetininga (630), a 12 léguas mais longe, para o sul, é o limite da cana de açúcar; a 15léguas além, perto de Itapeva (631), não mais se encontra a bananeira; finalmente, a 40léguas, perto da Serra das Furnas, não há mais algodoeiros, bem como ananazes”.



Viagem à provincia de São Paulo e Resumo das viagens ao Brasil, provincia Cisplatina e missões do Paraguai
Data: 01/01/1940
Créditos/Fonte: Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853)
Página 256


ID: 11348


Viagem à provincia de São Paulo e Resumo das viagens ao Brasil, provincia Cisplatina e missões do Paraguai
Data: 01/01/1940
Créditos/Fonte: Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853)
Página 258


ID: 12625





  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!