Este artigo mostrará os conceitos de RIDE e de Controle Interno, descreverá a importância de cada um deles para o desenvolvimento do Município de Unaí no Estado de Minas Gerais e também falará sobre os papéis do controlador. Para isto, cabe mencionar um pouco da história deste município para melhor entendimento do assunto aqui abordado.
O município de Unaí – Minas Gerais nasceu de um aglomerado de pessoas, em uma fazenda chamada Capim Branco, próxima ao trevo de acesso a Paracatu, Município ao qual pertencia, mas com o passar dos anos as pessoas foram se transferindo para as proximidades do Rio Iuna. Seu nome Unaí surgiu da inversão de Iuna, nome indígena que significa “água escura”.
Unaí tornou-se município oficialmente independente de Paracatu, em 15 de janeiro de 1944, através do Decreto - Lei nº 1.058, de 31 de dezembro de 1943, decretado pelo Governador Benedito Valadares Ribeiro, em Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais, através do pedido de emancipação do Distrito feito por José Luiz Adjuto, que se tornou o primeiro prefeito do município.
De acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística), sendo este o último, Unaí conta com uma população de 75.494habitantes. Também através do sítio do IBGE na internet, podemos verificar que noano 2000, o número de habitantes era de 70.033 pessoas e que o seu IDH – Índicede Desenvolvimento Humano Municipal era de 0,812, aumento significativo emrelação ao ano de 1991 que era de 0,681. Pois, quanto mais próximo do índice 1,maior o desenvolvimento da cidade. Já em relação aos dados de IDH de 2001 até o1 Doutorando em Controladoria e Contabilidade pela Universidade San Carlos, Assunção PY eprofessor na União Educacional de Brasília (UNEB). E-mail:profjoeldson@gmail.com2 Alunos do 4º semestre do curso de Ciências Contábeis da União Educacional de Brasília(UNEB).
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!