A história do GATE - Grupo de Ações Táticas Especiais - tem início em 1987 devido a um acontecimento de grande destaque que causou grande clamor público.
Em 18 de fevereiro de 1987, em uma ocorrência em Mogi das Cruzes/ SP, ex-estudantes do ITA, mantiveram como refém um bebê de três meses de idade - TABATA, durante oito horas.
Por volta das 18h daquela data, houve um tiroteio e os marginais foram mortos, enquanto TABATA foi resgatada com ferimentos de faca. Apesar da refém ter sido resgatada, foi notória a necessidade de uma especialização da Polícia Militar em ocorrências com reféns.
Essa ocorrência foi a gota-d’água para a implantação de um projeto inovador no Brasil: a criação de uma tropa especial para atuar em resgate de reféns e em outras ocorrências críticas, que pouco a pouco iam-se tornando frequentes, tendo em vista o aumento do índice de criminalidade e de sofisticação do crime.
Nesse projeto, foi previsto um subsistema de apoio ao policiamento, composto pelo “apoio de área“, com tropas para atuar em ocorrências graves, o “GATE”, que seriam uma equipe nos moldes das SWAT americana, atuando em ocorrências incomuns de alto risco, que necessitassem não só de um poder de fogo maior, mas também da utilização de técnicas, equipamentos e táticas diferentes do padrão policial convencional.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!