Figura 2 – Recorte da Carta Cartográfica da Capitania de São Paulo e seu “certão”. Data, escala e legenda não constam no mapa. Data aproximada informada pelo Apesp: 1764.
Em destaque, caminhos por terra: Caminho de Fernão Dias (em amarelo), “Caminho das tropas” ou “Caminho para Sorocaba” (em vermelho) e sua ligação com a Vila de Jundihay, Caminho dos Guaiases (em roxo), “Caminho dos Paulistas” (em verde); caminhos por água (em azul): rio Jaguary (A); rio Atibaia (B) e rio Tietê (C); em verde (ML) o morro do Lopo; círculo em branco, cidade de São Paulo; círculos em preto referem-se às vilas; círculos em amarelos referem-se às freguesias; e em cinza referem-se às capelas, sendo: Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos (2), Capela Nossa Senhora do Desterro de Juquery (3), Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Nazareth (4), Freguesia de São João Batista de Atibaia (5), Registro do Jaguary (6), Capela de Camandocaya,32 Capela de São José do Toledo (8), Capela de Ouro Fino (9), Vila de Jundihay (10), Freguesia deNossa Senhora da Conceição do Mato Dentro de Campinas (11)
12 - Vila de Mogi Mirim 13 - Vila de Mogi Guaçu 14 - Freguesia de Nossa Senhora do Monte Serrat de Cotia 15 - Vila de Parnaíba
16 - Capela de Araçariguama 17 - Vila de Itu
18 - Vila de Sorocaba
Capela de Nossa Senhora da Ajuda (19), Vila de Santana das Mogis das Cruzes (20) e Capela de São Francisco das Chagas de Taubaté (24). Fonte: Arquivo Público do Estado de São Paulo. [Página 15]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!