engenheiro norte americano William Milnor Roberts, foi indicado pelo senador Viriato deMedeiros para fazer parte dela, ao lado de um grande número de técnicos e engenheiros aque posteriormente se uniria Orville Derby, na condição de adido. Nessa ocasiãoexperimentou um dos episódios mais humilhantes de sua vida, quando um oficial degabinete do ministério suprimiu seu nome da lista de membros da comissão publicada noDiário Oficial, por ter constatado que era o único negro do grupo. A enérgica intervençãodo senador Viriato de Medeiros garantiu contudo sua nomeação como engenheiro desegunda classe da comissão, onde atuaria por dois anos.
Os trabalhos da Comissão Hidráulica se iniciaram no dia 31 de julho de 1879, quando seus membros partiram da cidade do Rio de Janeiro rumo a Maceió. Daí, depois de ultimar todos os preparativos, começaram a subir o rio São Francisco a 12 de agosto, alcançando a cidade de Pirapora (MG) a 13 de dezembro, após percorrer cerca de 2.100 quilômetros desde a foz do rio.
Por ordem de William Milnor Roberts, Teodoro Sampaio fez o caminho de volta, descendo o rio até a cidade de Carinhanha (BA), de onde seguiu para cruzar a região da Chapada Diamantina a fim de estudar sua geografia física e humana e sua capacidade produtiva. No desempenho desses trabalhos, demorou-se de 25 de dezembro de 1879 a 30 de janeiro de 1880, quando rumou para Salvador, onde chegou a 3 de fevereiro e se encontrou com os outros membros da comissão.
No relatório que apresentou ao chefe da comissão, não se limitou apenas a descrever apaisagem, os acidentes geográficos, a flora e os tipos humanos com que se deparou.Retratou-os em desenhos, além de organizar mapas dos caminhos e trilhas que teveoportunidade de percorrer entre Rio de Contas e Mucugê. Em sua jornada testemunhou oinício da decadência do garimpo diamantífero, que teve como marco temporal o ano de1871, quando a descoberta de enormes jazidas na África do Sul fez mudar para o outro ladodo Atlântico a febre dos diamantes, além de derrubar seu preço no mercado internacional.No mês de junho foram entregues os relatórios finais da expedição, e neles TeodoroSampaio foi considerado por Rudolf Wiezer, assistente de William Milnor Roberts, "thebest Brazilian engineer in mister Roberts’s staff". [Página 2 do pdf]
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!