“Nos anos de 1602 e 1603 na mesma cidade de São Sebastião naspousadas de Martim Fernandes, então Provisor e Vigário Geral, pelas atasde Manoel da Cunha, Mestre da Capela e Notário Apostólico e de GonçaloMendes, foram examinados sobre a fama de santidade, virtudes, dons emilagres do nosso Venerável Servo de Deus, onze testemunhas nomeadaspelo Padre Pero Rodrigues, da Companhia de Jesus, Provincial do Brasil; ecomo ao tempo da elaboração desse processo de que falamos (o de 1620),as mencionadas testemunhas já tivessem falecido, o Procurador constituídonesta causa, apresentou, no dia 4 de maio de 1621 os depoimentos dosmesmos, insistindo para que fossem aceitos, ressalvando a possibilidade deserem convocadas outras testemunhas ausentes, caso viessem de volta. E ojuiz decretou então que isto se admitisse.” Por isso foi incluído no presenteprocesso o sumário destes depoimentos, ou seja, o processo, cuja validadeabaixo se examina. Tudo se fez legitimamente.
O Notário Constantino Rebelo declarou que as seguintes testemunhas que haviam deposto em 1620, haviam morrido antes deste novo processo de 1627: Daniel Dias, Gonçalo de Aguiar, Afonso Gonçalves, GasparRodrigues, Padre João Fernandes Gato, Antonio de Saavedra, Maria Escórcia, Antonio Borges, Francisco Fernandes, Diogo Ferreira, João Gomes Sardinha, João de Oliveira, Manoel Fernandes Ozouro, o velho, Duarte MartinsMourão, Padre Manoel da Costa, Pero da Costa, Gaspar Vaz, Baltazar daHorta, Afonso Gonçalves de Azevedo, Jorge Ferreira Dormundo, BaltazarMartins Florença, Inácio da Luz. Além dos mortos acima, estavam ausentesos seguintes:
Salvador Corrêa de Sá o Padre Jerônimo Machado o PadreFrancisco da Silva, Antônia Rodrigues. “E por me ser mandada passar apresente, a passei na verdade em o Rio de Janeiro em os dez de setembrode seiscentos e vinte e sete anos. Constantino Rebello.
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!