Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
João Rolim de Moura (n.1734)
4 registros

Registros  (4)
Atualizados
Recentes
Descendentes



      1929
Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, volume XXVII...
Atualizado em 23/02/2025 20:20:34
  •
  •
  •


Sesmaria Pirajuvu (Sorocaba), Caetana Nogueira 4 de janeiro de 1786.

Sesmaria Pirajuvu (Sorocaba) Domingos de Carvalho 4 de janeiro de 1786.

Sesmaria Gracuyabá Morro (Sorocaba) Domingos Ferreira Pereira 14 de maio de 1767.

Sesmaria Caucaia (Sorocaba) Domingos Rodrigues Fonseca Leme 7 de novembro de 1732.

Patente de Alferes do Bairro do Iperó em Sorocaba - Faustino Nunes Nogueira 21 de fevereiro de 1767.

Sesmaria Sorocaba (Peró) Felippe Fogaça de Almeida 31 de janeiro de 1742.

Sesmaria Peró (Sorocaba) Felippe Fogaça de Almeida 10 de junho de 1747.

Sesmaria Pirajuvu (Sorocaba) Felix Mendes de Almeida 04 de janeiro de 1786.

Sesmaria Lagoa Grande (Estrada Sorocaba a Curityba) Francisco de Almeida Falcão 2 de março de 1754.
Sesmaria Sarapuhy (Sorocaba) Francisco Rodrigues de Salles 21/01/1802
Prov. de Guarda Môr do Ribeiro Taguá em Sorocaba - Francisco Vicentes Flores 15/04/1786
Sesmaria Sarapuhy Rio (Sorocaba) Henrique da Silva Collaço 04/07/1728
Sesmaria Alambary (Sorocaba) Ignácio Pedroso de Miranda 14/09/1753
Pat. de Alferes de Orden. de Piragibu em Sorocaba - Joaquim Madureira Campos 11 de fevereiro de 1797.
Sesmaria Sarapuhy (Sorocaba) Joaquim Soares - -29/12/1742
Sesmaria Barra Iperó e Sarapuhy (Sorocaba) João Oliveira Falcão 4/07/1728
Sesmaria Sarapuhy (Sorocaba) João Paes de Souza 21/01/1802

Sesmaria Apereatuba - João Pires de Arruda 17/06/1746
Sesmaria Pirapora e Jurupará em Sorocaba - João Rolim de Moura 30 de abril de 1779.

Sesmaria Iperó Sorocaba - João Silva Franco 02/04/1767

Sesmaria rio Sarapuú (Sorocaba) José Almeida Leme (Capitão-mór) 15 de setembro de 1780.

Sesmaria Apotribu (Sorocaba) José Vieira Nunes 30 de julho de 1782.

Sesmaria Pirajuvu (Sorocaba) Marcelo de Marins 04 de janeiro de 1786.

Sesmaria Burasuhyba Pirapora (Sorocaba) Maria Paes (Viúva de Jacinto Antunes Maciel) 20 de maio de 1728.

Sesmaria Caminhos dos Morros Sorocaba - Mathias de Oliveira Calheiros 15/03/1781

Pat. de Cap. Orden. de Piragibu (Sorocaba) Miguel Alvares de Castro 20 de julho de 1771.

Prov. de Guarda Mór Córrego Suparary (Sorocaba) Manoel José Frias 01 de dezembro de 1787.

Sesmaria Piragibu (Sorocaba) Manoel Monteiro de Carvalho 02 de março de 1782.

Sesmaria Sorocaba Rio - Padre Paulo de Anhaia Leite 16 de dezembro de 1743.

Sesmaria Apereatuba (Sorocaba) Pedro Rodrigues 18/05/1728

Pat. de Cap. de Orden. do Bairro do Iperó Paranapanema João Pires de Almeida 19 de março de 1790.

Sesmaria Paranapanema Rio (Sorocaba) José Paes de Almeida 10 de maio de 1766.

Sesmaria Cubatão (Paranapanema) Marcos Machado de Lima 04 de junho de 1728.



  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!