Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Rafael Tobias de Aguiar



.4863.4862.3.2587.
temnetos155
lentemp22: 3 - 155 - 4873
2886
lentemp22: 4 - 2886 - 4873
3
lentemp22: 1 - 3 - 4873

      25 de fevereiro de 2025, terça-feira
Consulta em jlnogueira.no.comunidades.net
Atualizado em 09/05/2025 19:03:43
•  Antonio Francisco de Aguiar e Castro, pai/mãe 
•  Gertrudes Eufrosina Aires, pai/mãe 
•  Paulino Aires de Aguirre, avô(ó) 
  •


GERTRUDES EUFROSINA AYRESGertrudes Eufrosina Ayres nasceu em 1777 em Sorocaba-SP.Filha do Tenente-coronel Paulino Ayres de Aguirre e de Ana Maria de Oliveira Leme.Gertrudes casou com o Tenente-coronel Antonio Francisco de Aguiar, filho de Jeronimo de Almeida e Abreu e Leonarda Maria de Menezes Moura, no dia 3 de março de 1792 em Sorocaba-SP. Antonio nasceu em 1773 em Sorocaba-SP. Ele faleceu no dia 15 de abril de 1818 em Sorocaba-SP.Ele também recebeu do governo uma sesmaria em Itapetininga, cujo texto que consta no livro Repertório de Sesmarias é o seguinte: "Antonio Francisco de Aguiar, Estanislau José de Abreu, José Francisco de Aguiar e Antonio Xavier Paes.Terras contíguas à sesmaria do padre Raphael Tobias de Aguiar, com quatro léguas de testada e outras tantas de sertão.Principiando em Pinhal que se acha nos fins dos campos da Sesmaria do dito padre, na paragem apelidada de Cabaçaes, além do rio Itapetininga, frente a um charco.Duas léguas de testada que correm para qualquer dos ventos da parte do Oeste para contestar com a sesmaria de Manuel Leme e que o sertão correrá para a parte do Sul a encontrar com a sesmaria que tirou o Padre Thomé Vieira de Almeida, ou intenta tirar, que terá quatro léguas mais ou menos e que do mesmo Pinhal correrão outras duas léguas para o Leste a intestar em uma volta do rio Itapetininga. (L 22 – fls 66 verso)." Antonio e Gertrudes tiveram os seguintes filhos:Raphael Tobias de Aguiar - nasceu em Sorocaba no dia 4 de outubro de 1794 e faleceu no dia 7 de outubro de 1857 no litoral do Rio de Janeiro. 2. Anna de Aguiar – casou com o capitão Francisco Xavier Paes de Barros, viúvo de Rosa de Aguiar. Sem geração 3. Gertrudes Eufrozina de Aguiar - foi casada com Antonio Paes de Barros, 1º barão de Piracicaba, filho do capitão Antonio de Barros Penteado e de Maria Paula Machado. Leonarda de Aguiar - Leonarda de Aguiar, baronesa de Itú. Foi casada com o capitão-mór Bento Paes de Barros, 1º barão de Itú, filho do capitão Antonio de Barros Penteado e de Maria Paula Machado.Rosa de Aguiar - foi a 1ª mulher do capitão Francisco Xavier Paes de Barros, irmão do barão de Itú. Gertrudes Eufrosina Ayres faleceu no dia 17 de novembro de 1846, com 69 anos em Sorocaba-SP.Irmã de Américo Antonio Ayres; Salvador de Oliveira Ayres; Maria Manoela de Oliveira Ayres; Escholástica Maria de Oliveira Ayres; Padre Manoel Paulino Ayres, Maria Perpétua Ayres, Anna Eufrosina Ayres e Pedro de Oliveira Leme.Meia-irmã de Paulino Lourenço Ayres de Aguirre; Antonia Carlotta Ayres de Lima e Maria do Monte Carmello Ayres.





tessss


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.