Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
Joaquim Saldanha Marinho (1816-1895)
19 registros

Registros  (19)
Atualizados
Recentes
Descendentes



      19 de agosto de 1991, segunda-feira
Ulysses Guimarães saudou a Maçonaria
Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
  •
  •
  •


“A Maçonaria sempre se fez presente nos momentos marcantes. A evolução histórica desta instituição é um testemunho do quanto pode o ideal humano. Organização com ideal construtivo, conceituada a partir de uma das mais dignas profissões, a de pedreiro, haveria de possuir trajetória invulgar, solidamente ligada aos destinos da raça humana.

Bastaria lembrar o papel exercido pela Maçonaria no período mais fértil da história, quando nasceu a moderna democracia. Foram maçons personalidades como Condorcet e Laplace, Mirabeau, Camille Desmoulins, Danton, Marat e La Fayette, nomes da primeira linha da Revolução Francesa, movimento que descortinou para o mundo novos padrões de organização social e uma nova forma de relacionamento político, copiados depois por todas as nações em vias de modernização.

A Maçonaria, comprometida com o ideal de liberdade ao longo dos tempos, desempenhou papel decisivo na independência de vários países da América Latina. Na verdade, ela foi instrumento de difusão das idéias de independência de todas as colônias espanholas. Sabemos que o ideal maçônico permeou no Brasil os movimentos libertários mais importantes do final do século XVIII e começo do século XIX. No Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, sociedades secretas foram a base das comunicações entre os intelectuais influenciados pelas novas ideias europeias.

A Inconfidência Mineira recebeu forte influência das idéias proclamadas pelos maçons da época. De fato, eram maçons vários inconfidentes, como também o era Domingos José Martins, um dos chefes da Revolução Pernambucana de 1817.

Igualmente, foi o papel da Maçonaria na consolidação da Independência, quando se avultaram os nomes de José Bonifácio e Gonçalves Lêdo. Rivais na política e na influência que pretendiam exercer sobre o imperador, irmanavam-se entretanto na sua brasilidade, no fervor emancipacionista que fez medrar a pátria nascente.

Ao final do século passado aparecem associados à direção do Grande Oriente do Brasil, senador Vergueiro, visconde do Rio Branco, conselheiros Saldanha Marinho e Silveira Martins. Na República grandes republicanos de primeira hora, maçons Quintino Bocaiúva, Lauro Sodré e Nilo Peçanha”.



  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!