Lembrando as fotos mais antigas que já vi da XV, se a foto for descendo vou falar ambas as esquinas, temos a esquina da Brigadeiro que por fotos me lembro n era sobrado onde ficava a Verrone e nem do outro lado onde era a farmácia a esquina, do lado esquerdo com o Canhão tem mais sentido pq do outro..
Adolfo Frioli boa tarde. Desculpa incomodar Sr. Frioli. A segunda imagem, eu nunca consegui entender qual ângulo ele retratou. Acho que as "estruturas" mudaram muito com as fotos mais recentes, ou, cheguei a duvidar que era mesmo Sorocaba. É Sorocaba sim, poderia me ajudar com essa dúvida, o ângulo...
Os três primeiros semáforos de Sorocaba começaram a funcionar em 15 de julho de 1950, às 16h, e atraiu a curiosidade da população. Dois foram instalados nos extremos da ponte que atravessa o rio e um terceiro foi colocado na antiga praça Dom Pedro II, entre as ruas 15 de Novembro e Barão do Rio Bran..
Está capelinha que João de Camargo está ao lado(Capela do menino Alfredinho) eu cheguei a conhecer, era na descida da estrada da Água Vermelha, hoje Barão de Tatuí, ao lado esquerdo de quem ia em direção a igreja, já no descidão da Barao de Tatui, mais ou menos uns 200 metros abaixo do cruzamento da..
Creio q seja rua xv na esquina da praça do canhão, essa foto foi feita por volta da 11hrs, pela posição das sombras. As 12 hrs, o sol está a pino, e não tem sobras...
A minha avó conheceu a família. Era um menino José de Paula Neto. Lindo, loiro, cheiro de vida e sonhos. Ele adorava passarinhos e o funcionário mal intencionado o convidou para caçar, lá pelos lados do antigo Morro Pelado.
O garoto estava indo para escola quando o assassino o interceptou no ca..
Em 1880 a Chácara do Quinzinho de Barros dividiu-se em duas. De ambos os lados da estrada dos Morros que as dividia em linha reta, daí o belo traçado da rua Cel. Nogueira Padilha, que começou larga por causa das tropas. Nascendo a Chácara Amarela.
..
Na Rua da Penha, que a atravessa, existia uma propriedade do Sarutaiá, último capitão-mor de Sorocaba, posteriormente adquirida por Francisco Ferreira Leão, que ali tinha a sua chácara.
No local, mandou erguer uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora da Penha. Em 1899, cedeu parte de s..
Sobre Nho João de Camargo tenho: (contado por minha falecida avó) minha mãe qdo criança era vítima de muitos desmaios. Minha avó levou ela pra Nho João benzer.
Ele disse que minha mãe estava "mal batizada" e não iria melhorar enquanto não batizasse direito.
Por que a atual rua Cel. Nogueira Padilha ainda é chamada de Rua dos Morros? Essa é fácil. Porque é o caminho do Bairro dos Morros, na direção de Votorantim, especialmente do Morro do Garrido e do Morro da Mariquinha. Esse caminho era também chamado de Estrada dos Morros, Estrada do Rio-Acima, Estra..
Está capela foi transferida para a Rua Santa Cruz e ela existe até hoje quase na esquina com a Nogueira Martins, no lugar dela foi erguido um prédio residencial, bem na esquina da Brigadeiro com a Santa Cruz, em frente à Pizzaria Aspásia, que foi casa de João Clímaco de Camargo Pires, o nhonho Pires..
A existência de uma ponte que ligando o atual Além-Ponte à Rua Xv de Novembro é mencionada no testamento de Isabel de Proença, segunda esposa de Balthazar Fernandes, de 28 de novembro de 1654. É neste documento a primeira menção a nossa cidade como “Fazenda de Sorocaba”...
Não lembro a data exata, mas, eu levava marmita para meu tio Lucídio, ele mestre de obras na "Aranha do Vergueiro". Eu morava Campos Salles, então atravessava a ponte Pinheiros, que na época era de madeira. Meu tio me trava uns trocados para isso.
Meu tio também trabalhou nas obras da Transamaz..
Esses desenhos merecem estudos mais complexos, como outras dada como do mesmo autor.
Até eu já parei com êsse estudo e fica tudo como está. É muito complicado voltar no século XIX para entender o HOJE.
Obrigado pela gentileza, mas não tenho condições de ajudá-lo.
Cada vez melhor e sempre ..
Adriano Koboyama só para você ter idéia, eu nunca consegui me localizar na "Vista de Sorocaba".
Você não é o primeiro a ficar na dúvida. Daí, para não esquentar a minha cabeça, passei a adotar o nome que está no desenho.
Nunca VI os originais deles, só copias no RJ e em SP. A nossa dúvida ..
(...) Meu Pai queria levar progresso à Vila Angélica, então doou o terreno onde foi construída a Igreja da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, terreno para a construção na época, do Grupo Escolar Joaquim Izidoro Marins, hoje acho que é Escola Estadual, terreno para a construção do Parque Infantil da V..
Segundo o historiador Aluísio de Almeida, era costume antigamente que a fachada da igreja deveria "bloquear" o final da rua, favorecendo à sua vista...
Essa menina da direita cuidou dele até a morte em 1942. O João era um homem muito sério, talvez por isso pareçam sérios, mesmo porque naquela época fotografia era uma coisa rara. Coisas da época!..
Apesar de "entendedores" da história de Sorocaba repetirem que a "Árvore Grande" era parada dos Tropeiros, para fazerem suas refeições, ISSO NÃO É VERDADE. O caminho que faziam eram outro. ..