A casa de meu pai, comprada em 1948 e moradia de minha família até os anos 80 era na Rua Ursulina Lopes Torres 86, bem em frente ao casarão dos Vergueiros, passei minha infância, juventude e boa parte da minha vida olhando para este prédio histórico, pois a primeira coisa que enxergava ao abrir a po . .
Se você morou em Votorantim por volta dos anos 90 provavelmente já ouviu os mais velhos contarem que, no tempo em que ainda havia a escravidão, muitos negros escravizados foram maltratados pelos padres que viveram no local. Algumas histórias, daquelas que vão passando de geração em geração até ningu . .
Até hoje, pouco se sabe sobre o que realmente ocorria na chácara na época em que pertencia à Igreja Católica. A falta de registros históricos sobre o passado da propriedade pode explicar o porquê de tanto mistério. (Sabrina Souza)
Eu só vim saber que o casarão era do Baltazar Fernandes há uns anos atrás quando comecei a participar do grupo Lembranças de Sorocaba do Antônio Sartoreli. Se na época tivéssemos as informações que temos hoje.
Quando mudei em 1956 as ruínas ainda estavam lá, só que, depois não voltei mais no lugar.
· Responder · Compartilhar · 1 d
Trico Lemes
ícone de selo
Amora Brasilbook Eu só vim saber que o casarão era do Baltazar Fernandes há uns anos atrás quando comecei a participar do grupo Lembranças de Soro . .
Rosemeire Angelotti morei em 1956/1957 na primeira casa
; lado esquerdo de quem entrava na rua.
Na esquina da rua com a Com. Pereira Inácio, tinha o bar do seu Júlio, cujo fundo era vizinho de minha casa.
Dos moradores da época, só lembro de um jogador do São Bento, era ponta esquerda, o nome par . .
Vim para Sorocaba em 1955 (morei inicialmente vizinho das ruínas do casarão do Baltazar Fernandes no Lageado e depois na rua Castro Alves onde hoje está a Rodoviaria). Em 1958 mudei para o primeiro quarteirão da Nogueira Padilha e fiz do Além Ponte meu habitat.
Em 1.952 residiu nesse imóvel o Sr. Amaral, supostamente, diretor do Grupo Escolar Visconde de Porto Seguro, cujo terceiro ano primário funcionava no velho Prédio do Gabinete de Leitura e ele permanecia numa sala administrativa, caso não, então seria presidente do aludido Gabinete.
A profes . .
Essa casa a esquerda, antes de se tornar o Círculo Italiano era casa da minha avó. Tinha debaixo da escada um cachorro que veio da Suécia, hoje ele ainda está lá, pintado, sem que tenha havido uma restauração.
Francisco Loureiro de Almeida foi coronel da guarda nacional, vereador e entre janeiro de 1901 e janeiro de 1902, foi intendente municipal, cargo equivalente a prefeito.
Tinha um comércio na esquina da Rua São Bento com a praça da matriz desde 1904, mas em 1911, já havia mudado seu armazém na . .