Por volta de 1968 Cine Pedutti quase abrigou a Câmara Municipal.
Foi meu pai, o vereador Celidônio do Monte, como presidente da Câmara, quem transferiu a Câmara Municipal para a Rua 7 de Setembro. Com o fim da CRTS a Telesp ficou com o acervo da CRTS e o Alexandre Beldi pediu que a Câmara desoc . .
Quando mudei em 1956 as ruínas ainda estavam lá, só que, depois não voltei mais no lugar.
· Responder · Compartilhar · 1 d
Trico Lemes
ícone de selo
Amora Brasilbook Eu só vim saber que o casarão era do Baltazar Fernandes há uns anos atrás quando comecei a participar do grupo Lembranças de Soro . .
Vim para Sorocaba em 1955 (morei inicialmente vizinho das ruínas do casarão do Baltazar Fernandes no Lageado e depois na rua Castro Alves onde hoje está a Rodoviaria). Em 1958 mudei para o primeiro quarteirão da Nogueira Padilha e fiz do Além Ponte meu habitat.
A minha avó conheceu a família. Era um menino José de Paula Neto. Lindo, loiro, cheiro de vida e sonhos. Ele adorava passarinhos e o funcionário mal intencionado o convidou para caçar, lá pelos lados do antigo Morro Pelado.
O garoto estava indo para escola quando o assassino o interceptou no ca . .
Realmente havia muitos dos alunos do professor Toledo da familia Mascarenhas. E assim em reconhecimento a este insigne mestre a familia Mascarenhas a pedido de seus alunos ofereceu o mausoléu da mesma para que la ele fosse enterrado e aonde seu corpo descansa ate hoje, localizado no cemiterio da Sau . .
Homenagem à família de Antônio Marques Flores e seus descendentes: Um florido sobrado de 1929, na rua Miranda Azevedo, 167, esquina da rua Sete de Setembro, uma jabuticabeira centenária no quintal e um antigo posto de combustíveis guardam a memória afetiva das famílias de Antônio Marques Flores, Bel . .
Sobre Nho João de Camargo tenho: (contado por minha falecida avó) minha mãe qdo criança era vítima de muitos desmaios. Minha avó levou ela pra Nho João benzer.
Ele disse que minha mãe estava "mal batizada" e não iria melhorar enquanto não batizasse direito.
Está capela foi transferida para a Rua Santa Cruz e ela existe até hoje quase na esquina com a Nogueira Martins, no lugar dela foi erguido um prédio residencial, bem na esquina da Brigadeiro com a Santa Cruz, em frente à Pizzaria Aspásia, que foi casa de João Clímaco de Camargo Pires, o nhonho Pires . .
Dezenove anos antes da Lei Áurea, que extingiu a escravização de pessoas no Brasil, Leite Penteado e Ubaldino: “Libertar e educar os filhos dos escravizados”, no dia 7 de agosto de 1869 ocorreu importante uma reunião da casa de José Leite Penteado, na Rua da Penha.
Companheiros! Operários de Sorocaba! Essa gravura é a reprodução do bárbaro espancamento de que fomos vítimas, quando em 1918 reclamávamos os nossos direitos!
Por ordem do dr. Vergueiro, essa foi a scena que Sorocaba assistiu apavorada. E esse mesmo snr servindo-se hoje de uma sórdida demagog . .
Celio Hermelindo Do Monte nossa vc me realizou um sonho, na construção da escola João Clímaco na vila Fiore, papai conseguiu a doação do terreno e a construção não sabia quem tinha sido o governador.
(...) Meu Pai queria levar progresso à Vila Angélica, então doou o terreno onde foi construída a Igreja da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, terreno para a construção na época, do Grupo Escolar Joaquim Izidoro Marins, hoje acho que é Escola Estadual, terreno para a construção do Parque Infantil da V . .
Essa menina da direita cuidou dele até a morte em 1942. O João era um homem muito sério, talvez por isso pareçam sérios, mesmo porque naquela época fotografia era uma coisa rara. Coisas da época!
Resolvi contar aqui a outra memória contada por minha falecida mãe, sobre Nho João. Terei que me estender um pouco então, aqueles que ficarem "cansados", peço desculpas e desconsiderem, por favor.
Pensei melhor e concluí que João de Camargo merece ser lembrado pelo bem que sempre fez.
Co . .
Esta foto virou um dos mais belos Carimbos Postais Filatelicos do Brasil, nas mãos do artista plástico José Maria Monteiro Martins, falecido em agosto deste ano vítima da covid.