Eu nasci neste hospital em 1982. Minha mãe contava várias histórias engraçadas sobre a gravidez e o meu nascimento. Uma delas é que decidiu ter o segundo filho porque meu irmão mais velho insistia muito. Ela parou de tomar o anticoncepcional e quando meu pai soube ficou furioso. Houveram muitas brig..
Lembrando as fotos mais antigas que já vi da XV, se a foto for descendo vou falar ambas as esquinas, temos a esquina da Brigadeiro que por fotos me lembro n era sobrado onde ficava a Verrone e nem do outro lado onde era a farmácia a esquina, do lado esquerdo com o Canhão tem mais sentido pq do outro..
Sobre as Preguiças da Praça Arthur Fajardo: Meus pais vieram para Sorocaba em 1.945 e deste ano até 1.948 ficamos morando num apto. do Hotel Vicente na rua Souzá Pereira em frenté a Praça Fajardo, ainda não existia TV, no hotel não existia quintal para eu brincar, então meus pais logo após o jant..
Os três primeiros semáforos de Sorocaba começaram a funcionar em 15 de julho de 1950, às 16h, e atraiu a curiosidade da população. Dois foram instalados nos extremos da ponte que atravessa o rio e um terceiro foi colocado na antiga praça Dom Pedro II, entre as ruas 15 de Novembro e Barão do Rio Bran..
Creio q seja rua xv na esquina da praça do canhão, essa foto foi feita por volta da 11hrs, pela posição das sombras. As 12 hrs, o sol está a pino, e não tem sobras...
Antes da existência da Avenida Senador Roberto Simonsen, havia uma estradinha de terra batida, em parte pedregulhada, que ligava a Rua Aparecida, altura da Rua Oswaldo Cruz, com o Hospital São Severino e Vila Velha de Santa Rosália e logo no início dela, tinha um "mata burro", trazendo impedimento p..
Meu pai Dirceu (mais alto) com seu irmão Dimas (ambos já falecidos) fantasiados para o carnaval. Sei que o local é em Sorocaba mas não consigo identificar. Alguém saberia dizer, por favor?..
Em 1.952 residiu nesse imóvel o Sr. Amaral, supostamente, diretor do Grupo Escolar Visconde de Porto Seguro, cujo terceiro ano primário funcionava no velho Prédio do Gabinete de Leitura e ele permanecia numa sala administrativa, caso não, então seria presidente do aludido Gabinete.
A profes..
Essa casa a esquerda, antes de se tornar o Círculo Italiano era casa da minha avó. Tinha debaixo da escada um cachorro que veio da Suécia, hoje ele ainda está lá, pintado, sem que tenha havido uma restauração. ..
Aproximadamente em 1954 moramos na rua Monsenhor João Soares, ao lado de uma ótima que ficava na esquina com a rua Dr. Braguinha. O proprietário era o senhor Petrônio, casado com a Sra. Geniva. Ele foi também professor de desenho na Escola Industrial. A pergunta é: Alguém se lembra o nome daquela ót..
Um pouco de Joaquim Marques Ferreira Braga, o advogado assassinado no atual Boulevard Braguinha: Joaquim Marques Ferreira Braga, o Dr. Braguinha, nasceu dia 23 de novembro de 1872, num sábado. Filho do Dr. Antonio José Ferreira Braga e de Da. Maria Marquez da Cruz Braga.
Em 1825 foram aberta três novas ruas: a da Margem, do Conselho e 7 de Setembro. A Rua Moreira César, antigo Beco do Pito Aceso surgiu estreita, foi prolongada até a Rua Cesário Mota e posteriormente até a Avenida Juscelino Kubistchek.
Na Rua da Penha, que a atravessa, existia uma propried..
Em 1880 a Chácara do Quinzinho de Barros dividiu-se em duas. De ambos os lados da estrada dos Morros que as dividia em linha reta, daí o belo traçado da rua Cel. Nogueira Padilha, que começou larga por causa das tropas. Nascendo a Chácara Amarela.
..
Na Rua da Penha, que a atravessa, existia uma propriedade do Sarutaiá, último capitão-mor de Sorocaba, posteriormente adquirida por Francisco Ferreira Leão, que ali tinha a sua chácara.
No local, mandou erguer uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora da Penha. Em 1899, cedeu parte de s..
Daniel Mat tucci . O sr Antonio do Amaral, residiu na rua de Sao Bento, nesse prédio da FOTO ao lado do Sorocaba Clube. ELE FOI DIRETOR DO GRUPO ESCOLAR VISCONDE DE PORTO SEGURO. EM 1952, OS ALUNOS DO VISCONDE DE PORTO SEGURO, EM VIRTUDE DE SEU PREDIO DA RUA MONS.JOÃO SOARES FOI DESATIVADO E OS S..
Inaugurada em 3 de março de 1954, uma quarta-feira, a Torre do Relógio foi o primeiro presente da colônia japonesa para a cidade de Sorocaba, pela passagem dos 300 anos de fundação.
Segundo Celio Hermelindo do Monte, neste dia ocorreu um desfile cívico promovido pela colônia, que com rarí..
Dezenove anos antes da Lei Áurea, que extingiu a escravização de pessoas no Brasil, Leite Penteado e Ubaldino: “Libertar e educar os filhos dos escravizados”, no dia 7 de agosto de 1869 ocorreu importante uma reunião da casa de José Leite Penteado, na Rua da Penha.
Três canhões foram fundidos na Imperial Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, durante a administração do sargento-mor João Bloem, datados de 23 de julho de 1841, no primeiro aniversário da maioridade do Imperador Pedro II, foram os primeiros a serem produzidos no Brasil...
A existência de uma ponte que ligando o atual Além-Ponte à Rua Xv de Novembro é mencionada no testamento de Isabel de Proença, segunda esposa de Balthazar Fernandes, de 28 de novembro de 1654. É neste documento a primeira menção a nossa cidade como “Fazenda de Sorocaba”...
A pérgula da Praça Coronel Fernando Prestes foi inaugurada em 21 de setembro de 1947 para apresentações de bandas musicais. Foi construída em substituição ao antigo coreto que havia no mesmo local, sendo palco, nas últimas décadas, de exposições alusivas ao Natal, como a montagem do Presépio Natalin..
Em 2018 foi lançado o projeto do Parque Linear “Professora Virgínia Lyra Mascarenhas Brisotti” (nome indicado pelo vereador José Francisco Martinez) que ocuparia uma área pública de mais de 380 mil m²...
Este casarão pertenceu a família Scarpa. Era um grande solar na rua Padre Luiz, onde está a Lojas Cem. Na parte superior, morava a família. O térreo foi destinado para os negócios: compra e venda de algodão. A primeira firma de família denominava-se Scarpa & Filho...
Segundo o historiador Aluísio de Almeida, era costume antigamente que a fachada da igreja deveria "bloquear" o final da rua, favorecendo à sua vista...
Apesar de "entendedores" da história de Sorocaba repetirem que a "Árvore Grande" era parada dos Tropeiros, para fazerem suas refeições, ISSO NÃO É VERDADE. O caminho que faziam eram outro. ..
Esta foto virou um dos mais belos Carimbos Postais Filatelicos do Brasil, nas mãos do artista plástico José Maria Monteiro Martins, falecido em agosto deste ano vítima da covid...