Wildcard SSL Certificates
  
1816
  61  30  37  46  0
   Registros      Cidades      Categorias      Pessoas      Imagens   









\\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\resumox\22/10/2023 12:09:27.txt
Combate de São Borja
3 de outubro de 1816, quinta-feira
  
  
  
   
  Comentar  Meu álbum

1816 — Combate de São Borja em que o tenente-coronel José deAbreu (depois marechal de campo e barão de Cerro Largo) derrotaa divisão do coronel Andrés Artigas.

Abreu tinha sido destacadodo Ibirapuitã pelo general Curado, para socorrer o general ChagasSantos, comandante do distrito das Missões Brasileiras.

Desde o dia21, Andrés Artigas sitiava este último general em São Borja, com doismil correntinos e guaranis; no dia 28, havia sofrido grande perda emum assalto que dera às nossas trincheiras. No dia 21, Abreu repeliu, na foz do Ibicuí, a divisão de Pantaleón Sotelo; no dia 27, derrotou umtroço de inimigos em Ituparaí; na manhã de 3 de outubro, apresentou-sediante de São Borja com 693 homens das três Armas rio-grandenses epaulistas, e duas peças. Andrés Artigas foi completamente desbaratado, perdendo 470 mortos e prisioneiros, as duas peças que tinha, toda abagagem e dois mil cavalos. Os inimigos fugiram, uns pelo Passo deSão Borja, outros na direção de Botuí. Em perseguição destes, marchouuma coluna de cavalaria, comandada pelo capitão Paula Prestes (ver 4 OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO564de outubro); contra os outros, o general Chagas expediu a artilharia, ainfantaria de São Paulo que viera com Abreu, e a de Santa Catarina queestava na vila. A artilharia, assestada na margem e dirigida pelo tenenteLuz, de São Paulo, afugentou a canhoneira de Justo Yedros e meteu apique outra carregada de fugitivos. Em menos de um mês, foram assimexpulsos os invasores do distrito das Missões.

IMAGEMS: fontes


  História  (33054)
  Cidades  (713)
   Imagens  (12860)
  Pessoas  (10468)
  Temas  (1478)
Direto ao ano:





Cassius Marcellus Clay Jr.
1942-2016
Cássius Clay é nome de escravo, não o escolhi, não o quero. Sou Muhammad Ali, um nome livre.

Fonte: ERRO!

.

Dúvidas, críticas ou sugestões: Adriano César Koboyama