cidade:O início do futebol em Sorocaba

www.brasilbook.com.br


  Biografias  

  Cidades  

  História  

  Imagens  

  Temas  



" \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\stats\materias\101.txt
O início do futebol em Sorocaba
Autor: Sérgio Aranha
Fonte: Sorocaba Através da História
Sexta-feira, 6 de Novembro de 2020
Última atualização: 20/11/2020 23:36:21

Em 26 de outubro de 1863 é considerado por muitos como o dia do nascimento do futebol moderno. Nesse dia, Ebenezer Cobb Morley iniciou uma série de seis reuniões entre 12 clubes de distintas escolas londrinas na Taberna Freemason´s, com o objetivo de criar um regulamento de futebol universal e definitivo, que tivesse a aceitação da maioria.

No dia 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo, no Brás, em São Paulo, foi realizada a primeira partida de futebol do Brasil, disputada de forma organizada, entre os funcionários da Companhia de Gás de São Paulo (São Paulo Gaz Company) e da Companhia Ferroviária de São Paulo (São Paulo Railway Company) onde o São Paulo Railway, o time de Charles Miller, venceu por 4 a 2.

A história do futebol em Sorocaba começa em São Paulo em 1899, quando o professor Augusto Shaw, professor do Mackenzie College, introduz o futebol de campo em suas aulas, substituindo o basquete que havia iniciado com sucesso no ano anterior.

Desse grupo um que se destacava era o sorocabano Alicio de Carvalho, por sua agilidade nos esportes. Ajudou na criação da Associação Atlética Mackenzie College, participou de várias partidas e jogou ao lado de Charles Miller na seleção paulista contra a seleção carioca.



Alicio de Carvalho (1902)
Acervo/Fonte: Sorocaba Através da História
Responsável pela chegada do futebol em Sorocaba

Finalmente o futebol chega a Sorocaba, depois de uma reunião de Alicio com seus amigos, todos da Igreja Presbiteriana em 16/12/1902, aproveitando as férias escolas, fundaram o Clube Atlético Sorocabano com a intenção de difundir o futebol na cidade.

Com uma bola doada pelo Mackenzie College, o primeiro jogo aconteceu em 25 de dezembro de 1902, num campo construído na Chácara Carvalho onde seus pais Josefina Zilia de Carvalho e José Gabriel de Carvalho eram os proprietários, que se localizada onde atualmente fica a Vila Carvalho.

A localização do campo segundo uma reportagem do Cruzeiro do Sul era na Rua Osório Maia onde fica atualmente a Igreja São Benedito.

Para esse jogo, essa foram as escalações dos times:

Time de Alicio de Carvalho: Ezequiel de Arruda; Virgílio Dias e Eugênio Salerno; Salatiel Campos, J. Oliveira e Ismael Arruda; João Salerno, Alicio de Carvalho, Moisés Aguiar, Herman Braga e Gamaliel Prestes.

Time de Belfort Duarte: Josias Carlos; Daniel Prestes e Francisco Lourenço; Raul Silva, Oswaldo Soares e B. Prestes; Eugênio Nogueira, Leôncio Teixeira, Irineu Braga, Luiz Carvalho e G. Carvalho.

Reservas: S. Prestes, Timóteo Pacheco, Lula Wagner e o visitante Belfort Duarte.

A partir daí o futebol começou a espalhar pela cidade, com criações de times, novos campos como o do Velódromo e muitas partidas, incluindo no próprio campo da Chácara Carvalho. Infelizmente Alicio não pode ver o alcance que o futebol chegaria à cidade, pois faleceu, dois anos após a primeira reunião, em 18 de dezembro de 1904, aos 22 anos de idade.

*Curiosidade: o primeiro gol que se tem registrado na cidade é do zagueiro Eugênio Salerno, futuro médico e prefeito de Sorocaba.

FONTES:

LIVRO: Memórias do Esporte Sorocabano – Otto Wey Netto

Jornal Cruzeiro do Sul: 13/04/2001;

Temas relacionados
Futebol
Futebol em Sorocaba
“Sorocabanos” históricos
Galerias de imagens
Estádios e campos de futebol
71 imagens
Futebol
104 imagens
Futebol em Sorocaba
101 imagens
Vila Carvalho
47 imagens
Estádio Rui Costa Rodrigues “O Estrada”
11 imagens
Esporte Clube São Bento
17 imagens

BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Luiz Augusto Scarpa, Amora G. Mendes e Matheus Carmine