cidade:Raimundo Nonato e o “11 de Setembro” brasileiro

www.brasilbook.com.br


  Biografias  

  Cidades  

  História  

  Imagens  

  Temas  



"
Raimundo Nonato e o “11 de Setembro” brasileiro
Autor: Vinícius Casagrande
Fonte: Universo Online
Quinta-feira, 29 de Setembro de 1988
Última atualização: 17/11/2020 05:14:04

Há 30 anos, o Brasil vivia mais uma de suas crises econômicas. O maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição culpava o então presidente José Sarney, também maranhense, por estar desempregado e pretendia se vingar pessoalmente.

Mesmo que isso custasse a sua própria vida e a de outras 104 pessoas que estavam a bordo do Boeing 737 que fazia o voo Vasp 375 em 29 de setembro de 1988, uma quinta-feira. O plano de Raimundo Nonato era sequestrar o avião e jogá-lo sobre o Palácio do Planalto, em Brasília, para matar Sarney.



Sarney aos 14 anos, quando ingressou no Centro Liceísta (1944)
Acervo/Fonte: Domínio público

O maranhense embarcou armado no aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), por volta das 10h, com destino ao Rio de Janeiro. Naquela época, o aeroporto de Confins ainda não tinha máquinas de raio-x ou detectores de metais.

Cerca de 20 minutos após a decolagem, resolveu colocar seu plano em prática.

Levantou-se do seu assento e foi em direção à cabine de comando. Antes de chegar à porta, o comissário de bordo Ronaldo Dias tentou impedir sua aproximação. Raimundo reagiu, dando um tiro, que pegou de raspão na orelha do comissário.

O barulho foi suficiente para que os pilotos percebessem que algo errado se passava dentro do avião e, rapidamente, trancaram a porta da cabine. O sequestrador começou a atirar contra a porta –naquela época, elas ainda não eram blindadas.

As balas atravessaram a porta e atingiram alguns equipamentos do painel do avião. Uma delas acertou a perna de um tripulante extra que acompanhava o voo. Temendo que os pilotos fossem atingidos, o comandante Fernando Murilo de Lima e Silva decidiu abrir a porta da cabine.

Desvio de rota para Brasília e copiloto assassinado

Assim que entrou na cabine, Raimundo Nonato mandou o comandante desviar desviar o Vasp 375 para Brasília. Com a rota mais longa, havia um risco adicional: não ter combustível suficiente para seguir até a capital federal.

O comandante conseguiu acionar o código 7500 no transponder do avião. Esse é um código internacional usado para avisar aos órgãos de controle de tráfego aéreo de que o avião está sob "interferência ilícita". Com o alerta, um caça Mirage da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou da base aérea de Anápolis (GO) para acompanhar o voo.



Tripulantes retiram o colega ferido
Data: 29 de Setembro de 1988
Acervo/Fonte: Wikicommons

Ainda sem saber as reais intenções do sequestrador, o comandante seguiu as orientações dele e mudou o rumo da aeronave. O controle de tráfego aéreo entrou em contato pelo rádio para confirmar a mudança de rota, sem mencionar que já havia recebido o alerta do comandante.

Quando o copiloto Salvador Evangelista se abaixou para pegar o rádio e confirmar a mudança de rota, Raimundo Nonato colocou o revólver em sua cabeça e atirou. Evangelista caiu morto sobre o manche do Boeing 737.

Brasília escondida pelas nuvens

Com o copiloto morto a seu lado, o comandante precisou manter-se calmo e controlar o consumo de combustível do avião. O Boeing 737 passou a voar com velocidade reduzida e na altitude máxima. Quando se aproximava de Brasília, o sequestrador avisou que o comandante deveria se dirigir ao Palácio do Planalto. Nesse momento, o Vasp 375 era acompanhado de perto por um caça Mirage da FAB. O presidente José Sarney foi avisado do sequestro.

O dia estava nublado e, na altitude máxima, o Vasp 375 voava acima das nuvens. O comandante tentava não se aproximar muito de Brasília para evitar que Raimundo Nonato pudesse avistar o Palácio do Planalto, e disse a ele que não havia condições de descer na capital federal. Raimundo acreditou, e concordou em desviar o voo.



Corpo do copiloto Salvador Evangelista é retirado do avião durante sequestro
Data: 29 de Setembro de 1988
Fonte: Universo Online

Os tanques do Boeing 737 estavam cada vez mais vazios, e restavam poucos minutos até os motores pararem por pane seca. O comandante escolheu como destino o aeroporto mais próximo, em Anápolis (GO).

Nova mudança de rota e manobras de acrobacia

Quando o avião iniciou a descida para o pouso em Anápolis, o sequestrador mandou o comandante desviar novamente o voo, dessa vez para Goiânia. Fernando Murilo tentou argumentar que o combustível poderia não ser suficiente, mas não conseguiu convencer Raimundo Nonato. Como fazia o voo em descida, gastando bem menos combustível, o Boeing 737 tinha condições de chegar até Goiânia no limite.

O desespero do comandante Fernando Murilo veio quando o sequestrador ordenou uma nova mudança de rota. Agora, ele queria seguir para São Paulo.

Com a arma apontada para sua cabeça, o comandante precisava se livrar do sequestrador para conseguir pousar no aeroporto de Goiânia. Decidiu fazer uma manobra extremamente arriscada para derrubar Raimundo Nonato.

Mesmo sem saber se a estrutura do avião aguentaria a execução da manobra, o comandante executou um "tonneau", inclinando as asas lateralmente até o Boeing 737 dar um giro completo de 360 graus. Porém, Raimundo Nonato manteve-se firme, em pé, apontando a arma para o comandante.

Fernando Murilo decidiu fazer, então, uma manobra ainda mais perigosa. Colocou o nariz do avião para baixo e começou a descer em parafuso, girando sobre o próprio eixo. Dessa vez, Raimundo Nonato não conseguiu se segurar e caiu no chão do Boeing 737.

Quando terminou a manobra, Fernando Murilo avistou a pista do aeroporto de Goiânia logo à sua frente. Enquanto o sequestrador tentava se levantar, o comandante conseguiu, finalmente, pousar o Vasp 375 em segurança.

Durante todo o voo, o caça apenas acompanhou o Boeing 737 da Vasp, sem tomar nenhuma providência. Apesar do pânico a bordo, os passageiros permaneceram sentados em seus lugares. Havia o medo de que, se reagissem, o sequestrador poderia matar o comandante.

Troca de tiros na pista

Logo após tocar a pista do aeroporto, o motor direito do Boeing 737 desligou por falta de combustível. Pelo rádio, Raimundo Nonato exigia outro avião para seguir a Brasília. Ele queria um caça. Após horas de negociação, as autoridades resolveram enviar um avião Bandeirante para a pista de Goiânia.

Não havia, no entanto, nenhuma intenção de decolar novamente com o sequestrador. O Bandeirante era apenas uma armadilha. Na parte interna, uma cortina preta escondia um atirador de elite. Assim que Raimundo Nonato subisse a bordo, seria executado. O que ninguém poderia esperar era que o tiro não atingiria o alvo.

O sequestrador havia descido do Boeing 737 levando o comandante e dois comissários como reféns. Quando estava entrando no Bandeirante, o atirador disparou, mas errou o alvo. Os comissários conseguiram correr para um matagal ao lado da pista.

O sequestrador descarregou seu revólver na direção do comandante, que acabou atingido na perna. Outros policiais que estavam no local atiraram contra Raimundo Nonato, que foi atingido três vezes. Nenhum tiro foi fatal.



Raimundo Nonato da Conceição
Data: 29 de Setembro de 1988
Acervo/Fonte: Wikicommons

Raimundo Nonato foi levado ao hospital, passou por uma cirurgia e não corria risco de morrer, segundo o boletim médico daquela noite. No dia seguinte, foi transferido da UTI para um quarto normal. No domingo, após prestar depoimento à Polícia Federal, Raimundo Nonato morreu na cama do hospital.

Os médicos do hospital e os legistas de Goiânia se recusaram a assinar o atestado de óbito. A Polícia Federal convocou, então, o legista da Unicamp (Universidade de Campinas) Fortunato Badan Palhares, o mesmo que anos mais tarde assinaria o óbito de PC Farias, ex-tesoureiro de Fernando Collor. Segundo o atestado de Badan Palhares, Raimundo Nonato morreu em decorrência de um quadro infeccioso por ser portador de anemia falciforme, uma doença congênita.

Anos mais tarde, o comandante Fernando Murilo declarou em diversas entrevistas que nunca recebeu um agradecimento do ex-presidente José Sarney.

Temas relacionados
José Sarney
Assassinatos
Presidentes do Brasil
Aviação
Galerias de imagens
Presidentes do Brasil
42 imagens


Novas imagensExibir por anoGalerias de imagensArtigos MatériasTemas
Hoje na HistóriaProcurar no siteCidadesReceber atualizaçõesSobre o site
Página no FacebookAutores Biografias<

Últimas atualizações

Avenida Juscelino Kubitschek
Foto/Acervo: Nelson Rolim de Freitas
Data: 1977

Galerias relacionadas
Avenida Juscelino Kubitschek
25 imagens
Kombis em Sorocaba
29 imagens
Automóveis (1970-80)
85 imagens
Ver imagens de 1977



João José Pereira Júnior*
Foto/Acervo: Domínio público
Visconde do Socorro



Pascoal Moreira Cabral*
Museu Paulista

Galerias relacionadas
“Sorocabanos” históricos
223 imagens



Ultima fotografia de Dom Pedro II no Brasil
Foto/Acervo: Reddit
Data: Novembro de 1889
Horas depois de receber a notícia da expulsão da Família Imperial do País
Ver imagens de 1889



Lembrança do Instituto Educacional Matheus Maylasky
Foto/Acervo: Maria Luisa Perez Oliveira / Pedaço da Vila Santana
Data: Dezembro de 1965

Galerias relacionadas
Crianças
257 imagens
Vila Santana
216 imagens
Escola Matheus Maylasky
12 imagens
Escolas em Sorocaba
233 imagens
Ver imagens de 1965



Instituto Educacional Matheus Maylasky
Foto/Acervo: Maria Luisa Perez Oliveira / Pedaço da Vila Santana
Data: Dezembro de 1969
Professora Ruthi. Marina Assaf, Lolata, Maria Otília, Ligia, Selma, José Urbano, Gilberto, Noemi, Joana, Maria Helena... 4ª série e 5ª série juntas 1969, para poder entra na 1ª série do ginásio

Galerias relacionadas
Vila Santana
216 imagens
Escola Matheus Maylasky
12 imagens
Crianças
257 imagens
Escolas em Sorocaba
233 imagens
Ver imagens de 1969



Depósito da Matucci*
Foto/Acervo: Adriana Mattucci / Pedaço da Vila Santana
Rua Souza Moraes. Vila Santana

Galerias relacionadas
Comércio
20 imagens
Vila Santana
216 imagens



Luís Gonzaga Pinto da Gama
Foto/Acervo: Domínio público
Data: Dezembro de 1860
Por volta dos 30 anos de idade

Galerias relacionadas
Escravizados no Brasil
58 imagens
Ver imagens de 1860



Gal Moreira Dini e Lin Jun Yao*
Foto/Acervo: Diário de Sorocaba

Galerias relacionadas
“Sorocabanos” históricos
223 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P
Menino Gilson

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens
Crianças
257 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens
Fotos coloridas digitalmente
1071 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens



Familia no Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens
Crianças
257 imagens
Mulheres sorocabanas
100 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens
Crianças
257 imagens
Mulheres sorocabanas
100 imagens




Últimas atualizações


Um pouco de Balthazar Fernandes
2 de Fevereiro de 2020 Atualizado: 30/11/2020 07:16:49

Temas relacionados
Bandeirantes
Balthazar Fernandes
João V, O Magnânimo
Salvador Correia de Sá e Benevides
José de Anchieta
Jesuítas

Galerias de imagens
Mosteiro de São Bento
67 imagens
Balthazar Fernandes
26 imagens
Jardim Sandra
33 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
Santana de Parnaíba/SP
Itu/SP
Santos/SP
Maria Aurora: a Joana D´Arc da Fábrica Santa Maria
19 de Outubro de 1980 Atualizado: 30/11/2020 05:51:59

Temas relacionados
Fábricas e Industrias de Sorocaba

Galerias de imagens
Fábrica Santa Maria
63 imagens
Fábricas e Industrias de Sorocaba
272 imagens
Mulheres sorocabanas
101 imagens
Vila Hortência
318 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
O Arco do Triunfo de Sorocaba
1 de Junho de 1927 Atualizado: 30/11/2020 05:19:41

Galerias de imagens
Rua Cel Benedito Pires
143 imagens
Aviação em Sorocaba
49 imagens
Eventos que marcaram Sorocaba
271 imagens
Catedral / Igreja Matriz
165 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
O santanense é...
19 de Novembro de 2020 Atualizado: 30/11/2020 04:43:56

Galerias de imagens
Vila Santana
216 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
Como a geografia e a economia do lugar onde nascemos influencia o modo como vemos o mundo
29 de Janeiro de 2017 Atualizado: 30/11/2020 04:40:51
A carta de despedida de Dom Pedro II
15 de Novembro de 1889 Atualizado: 30/11/2020 03:39:04

Temas relacionados
Dom Pedro II
Pedro de Alcântara

Cidades relacionadas
Rio de Janeiro/RJ
Quem foi Luiz Gama, figura-chave no movimento abolicionista brasileiro
19 de Novembro de 2020 Atualizado: 30/11/2020 02:51:05

Temas relacionados
Luís Gonzaga Pinto da Gama
Diogo Antônio Feijó
Regente Feijó
Leis, decretos e emendas
Escravizados no Brasil

Cidades relacionadas
Salvador/BA
Como foi o inicio da Estrada de Ferro Sorocabana?
28 de Novembro de 2020 Atualizado: 30/11/2020 02:11:30

Temas relacionados
E.U.A.
Algodão
Estrada de Ferro Sorocabana (E.F.S.)
Ferrovias brasileiras
Luiz Matheus Maylasky
Dom Pedro II
Pedro de Alcântara
Guerra do Paraguai
Fazenda Ipanema
Francisco das chagas do Amaral Fontoura

Galerias de imagens
Estrada de Ferro Sorocabana
81 imagens
Estação Ferroviária de Sorocaba
65 imagens
Fazenda Ipanema
34 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
São Paulo/SP
São Roque/SP
Itu/SP
Revolta da Cachça – Primeiro exercício de democracia no Brasil
6 de Abril de 1661 Atualizado: 29/11/2020 22:36:32

Temas relacionados
Salvador Correia de Sá e Benevides
Penas de morte

Cidades relacionadas
Rio de Janeiro/RJ
Torre do Relógio foi presente da colônia japonesa
3 de Março de 1954 Atualizado: 29/11/2020 07:13:22

Temas relacionados
Japoneses no Brasil
Eventos que marcaram Sorocaba
“Sorocabanos” históricos

Galerias de imagens
Torre do Relógio
17 imagens
Rua Dr. Álvaro Soares
103 imagens
Estátuas, marcos e monumentos
44 imagens
“Sorocabanos” históricos
220 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP


BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Luiz Augusto Scarpa, Amora G. Mendes e Matheus Carmine