História da Igreja de Santo Antônio
Autor: Sandro Aranha
Fonte: Sorocaba Atravez da História
Sexta-feira, 13 de Novembro de 2020
Última atualização: 14/11/2020 20:45:31

Anteriormente falamos sobre as Igrejas de Santo Antônio que ficavam no centro da cidade, hoje vamos conhecer um pouco da história das Igrejas de Santo Antônio que ficavam no além-ponte...

No dia 27 de Outubro de 1874 o Município de Sorocaba doou um terreno à Igreja no entroncamento da Avenida São Paulo com a Rua Martins de Oliveira, que sob os cuidados da Catedral Metropolitana de Sorocaba, foi erguida a capela de Santa Cruz.

Mais tarde, com a criação da Paróquia de Bom Jesus, a capela de Santa Cruz passa a ser administrada por esta. Por muitos anos todos os ofícios religiosos e grandes festejos anuais no dia de Santa Cruz, em 3 de maio, foram realizados nesta capela.

Em 1922 o senhor Luiz Morgado, dono de muitos terrenos no bairro, construiu na Rua Martins de Oliveira uma capela de 4x8 metros para Santo Antônio onde passaram a ser realizados alguns ofícios religiosos. No ano de 1956, frei Achilles reformou esta capela e adicionou um salão de 8x20 metros, passando a celebrar missas aos domingos naquele local.

Apesar de tudo isso, em poucos anos, a capela não satisfazia o crescente aumento da comunidade religiosa, conduzindo a pensamentos de construção de uma nova e grande igreja na esquina da capela de Santa Cruz.

Porém, descobriu se que aquele terreno doado em 1874 não possuía escritura e não se sabia o total da área ofertada. Essa questão foi encaminhada a Câmara Municipal de Sorocaba para que conseguisse uma seleção favorável à Igreja. Assim, com a escritura e a delimitação da área do terreno de 25x70 metros, designou se um arquiteto da cidade do Rio de Janeiro para projetar essa grande igreja para a cidade.

O projeto feito por este arquiteto foi aprovado pelo Bispo Dom José Carlos Aguirre e recebido pelo povo com muito entusiasmo. Em seguida, Frei Achilles realizou uma reunião com toda a comunidade para organizar e construir a nova igreja.

No dia 14 de Outubro de 1964, o Ilmo. Bispo Dom José Carlos Aguirre abençoou a pedra fundamental da nova igreja e realizou uma missa no local, contando com a participação de autoridades civis, militares e o povo.

Em 1967 com a nova igreja já coberta, começou se a celebrar ao menos aos domingos, todas as missas neste local.

No dia 11 de Outubro de 1970, Dom José Melhado Campos, Administrador Apostólico da Diocese de Sorocaba, decretou a elevação da Igreja à Paróquia, e que esta fosse dedicada a Santo Antônio da venerável Ordem dos Frades Menores.

Atualmente ela se destaca imponente ao lado da Avenida São Paulo, chamando a atenção a todos através da sua linda arquitetura.

Temas relacionados
Capelas e igrejas sorocabanas
Galerias de imagens
Avenida São Paulo
157 imagens

testeselect * from materias where id = 54
1 de Janeiro de 1980
Chacará dos Padres
18 de Dezembro de 2020
Onde Foram Parar os TRENS do Brasil? Por Que o Brasil não tem Trens?
1 de Janeiro de 2021
Esclarecimentos sobre a Casa dos Padres
1 de Janeiro de 1900
A ESTRADA DOS PROTESTANTES E OS PRIMEIROS PRESBITERIANOS EM VOTORANTIM
1 de Janeiro de 1900
Praça 9 de Julho, Largo de Pito Aceso e outras histórias


Novas imagensExibir por anoGalerias de imagensArtigos MatériasTemas
Hoje na HistóriaProcurar no siteCidadesReceber atualizaçõesBiografias por categoria
Página no FacebookAutores Biografias<


BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Simone Garcia
João Libero
Amora G. Mendes, Matheus Carmine