cidade:João Domador: candidato de corpo fechado, valentão e assassino assassinado

www.brasilbook.com.br


  Biografias  

  Cidades  

  História  

  Imagens  

  Temas  



" \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\stats\materias\62.txt
João Domador: candidato de corpo fechado, valentão e assassino assassinado
Autor: Aluísio de Almeida
Fonte: Memória Histórica Sobre Sorocaba, capítulo VIII
Segunda-feira, 14 de Novembro de 1842
Última atualização: 16/11/2020 07:10:34

As eleições daquele ano foram violentas. Um dos candidatos era conhecido como João Peão ou João Domador. Sujeito do vale do Paraíba, valentão e assassino, que galopava pelas ruas da cidade. Não sabemos o motivo, mas ele causava medo nas pessoas que o viam.

Talvez porque quando ofendido, mesmo desarmado, não temia ninguém, mesmo que o oponente estive armado, com faca ou arma de fogo. Provocado ou não foram tantas as vezes que isso aconteceu que, acreditavam que ele possuía o “corpo fechado”, ou seja, que era impossível ser morto por outro homem, que era protegido pelo verdadeiro Diabo. E na linguagem popular, sabe-se que só os verdadeiros loucos estão disposto a pagar o "preço" exigido por ele.

Seus concorrentes toleraram suas várias vezes o que chamavam de "arruaças". Não sabemos quantas pessoas votaram nele, quantos candidatos a concorreram ao cargo naquele ano. O primeiro prefeito de Sorocaba de Sorocaba, na "Wikipédia", é Capitão José Vaz Guimarães que assumiu em 5 de janeiro de 1895.

O que sabemos é que João Peão ou João Domador além de perder a eleição daquele ano também perdeu a vida. Sua esposa confessou que o havia matado enquanto dormia.

Foram tantas as pessoas que se dirigiram ao velório para se despedir, que cemitério de São Bento, na atual praça Carlos de Campos, ficou lotado e uma multidão se formou do lado de fora dos muros. Talvez nem ele sabia o tamanho da admiração que o povo sentia por ele.

Uma cruz foi colocado em homenagem á João. O local virou local de peregrinação. Muitos iam até lá para pedir algo. Faziam promessas. Não sabemos o que prometiam dar em troco nem o que pediam. Mas o local estava sempre iluminada por velas que os fiéis acendiam. Isso durou até cerca de 16 de marçõ de 1890.

Fonte:


Temas relacionados
“Sorocabanos” históricos
Galerias de imagens
Praças de Sorocaba
465 imagens
“Sorocabanos” históricos
192 imagens
Cemitérios sorocabanos
20 imagens

BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Luiz Augusto Scarpa, Amora G. Mendes e Matheus Carmine