cidade:Um pouco de Balthazar Fernandes

www.brasilbook.com.br


  Biografias  

  Cidades  

  História  

  Imagens  

  Temas  



"
Um pouco de Balthazar Fernandes
Domingo, 2 de Fevereiro de 2020
Última atualização: 30/11/2020 07:16:49

Quando Balthazar Fernandes se estabeleceu em Sorocaba, em 1654, quando já tinha 74 anos. Faleceu em 1667, com 87 anos de idade, deixando para o Mosteiro São Bento terras que iam desde o Rio Sorocaba até as divisas com Curitiba.


Casarão construído por Baltasar Fernandes (1947)
Acervo/Fonte: Antônio Carlos Sartorelli / Lembranças Sorocabanas
Atual Jardim Sandra

Juntamente com as terras e a igreja, foram doados 12 vacas, um touro, 12 índios para trabalhar na terra, uma índia para cozinhar para os padres e mais um índio para trabalhar na sacristia.

62 anos depois, em 1729, o rei Dom João V, "O Magnânimo", anulou as doações de terras feitas á ordens religiosas, pois os titulos das terras eram as cartas de semarias e nestas era estipulada a condição de não irem "parar em mãos de religiosos".

Baltazar Fernandes é bisneto do líder indigena Tibiriça, que faleceu dia 25 de dezembro de 1562, 18 anos antes do seu nascimento. Filho de Manuel Fernandes Ramos, português e Suzana Dias, paulistana bisneta de Tibiriçá. Teria nascido no Ibirapuera.

Ele nasceu em 1580, ano em que sua mãe, Susana Dias, fundou uma fazenda à beira do Rio Tietê, a oeste da cidade de São Paulo, próximo à cachoeira denominada pelos indígenas de "Parnaíba": hoje, é a cidade de Santana de Parnaíba.

Seu irmão Domingos Fernandes, fundou a cidade de Itu em 2 de fevereiro de 1610. Três anos depois, em 1613, Baltazar então com 33 anos, rumou com seu outro irmão, André Fernandes, ao sertão de Paraupava, em Goiás.

Suzana Dias, mãe de Baltazar Fernandes esteve em São Paulo no dia 5 de abril de 1622, testemunhando no processo de beatificação do padre José de Anchieta.

Quando da destruição do Guairá, nos anos de 1629 e de 1630, os paulistas parnaibanos, chefiados por André Fernandes, certamente passaram pela localização da futura Sorocaba na ida e na volta, fazendo a rota da atual estrada de ferro que chega até Itararé, travando então Baltazar - certamente - conhecimento com esta região, que posteriormente constituir-se-ia na sesmaria que lhe seria doada pela família.

Os três Fernandes, André, Baltazar e Domingos estavam reunidos em Santana do Parnaíba junto ao leito de morte da mãe Suzana Dias no dia 8 de dezembro de 1634. Ele tinha então 54 anos de idade.

Em 1636, aos 56 anos de idade, Baltazar Fernandes deixa o Uruguai com cerca de 400 escravizados.

Em 1637, Baltazar e o irmão André sofreram uma derrota no seu ataque às Missões do Uruguai.

Em 1639 uma decisão do Papa Urbano VIII sobre a liberdade dos índios força paulistas à voltarem do sul, após tentarem a expulsão dos jesuítas de São Paulo e Santos e no dia 9 de janeiro os bandeirantes paulistas travam combate com espanhóis e guaranis.

No dia 18 de Abril Baltasar mata com um tiro no rosto ema das maiores autoridades da Igreja nas Américas, o comissário da Inquisição e reitor do Colégio de Assunção, Diogo de Alfaro.

No dia 13 de mario de 1640, um domingo em Santos, Baltazar Fernandes participa da Reunião contra a Companhia de Jesus.

No ano seguinte, em 1641, com 61 anos da idade, dá como dote de casamento à filha Suzana, as terras do Taquarivaí. Dois anos depois, em 1643, teve um engenho de ferro "seqüestrado" em Parnaíba.


Balthazar Fernandes (1640)
Acervo/Fonte: Goulart
Fundador de Sorocaba

Em 1646, então com 66 anos de idade, Baltazar obteve a sesmaria de Sorocaba por doação ou compra, e tal documento com razão se conservava entre os herdeiros.

Em 1648 Baltazar Fernandes já teria aberto seus primeiros currais de gado. Em novembro deste ano, Antônio Raposo ordenou decisivo ataque a destruição das reduções do Itatim, combatendo 200 paulistas e mil índios mansos. Baltasar estava presente.

Baltasar Fernandes foi um dos Procuradores que assinou a “Volta dos Padres”, no dia 14 de Maio de 1653, em Santana do Parnaíba.

Então com 74 anos de idade, em 1654, Baltazar Fernandes chegou em Sorocaba com a família e cerca de 380 escravizados. A palavra “Sorocaba” é citada pela primeira vez no testamento de Isabel de Proença, segunda esposa de Baltazar Fernandes, registrado em 28 de novembro deste ano.

Em 21 de abril de 1660, Baltazar Fernandes garantiu a fundação doando aos Monges de São Bento, de sua Parnaíba, a capela de Nossa Senhora da Ponte e outros bens.

Já tendo construído a Igreja de Nossa Senhora da Ponte, atual Igreja de Sant’Ana, do Mosteiro de São Bento e sua casa de moradia, no Lajeado, Baltazar Fernandes garantiu a fundação do novo povoado, doando aos Monges de São Bento, de Parnaíba, muitas glebas de terra, a capela de Nossa Senhora da Ponte e outros bens, com a condição de que construíssem o convento e mantivessem escola para quem desejasse dedicar-se aos estudos.

Isso atraiu para a nova paragem muitos moradores espalhados pela região, auxiliando o povoamento e motivando a vinda de novos habitantes para a localidade. O povoado recebeu o nome de Sorocaba, denominação que tem sua origem no Tupi-guarani, que significa terra (aba) rasgada (çoro)

Em 2 de março 1661 Baltasar Fernandes solicita ao presidente da província, Salvador Correia de Sá e Benevides, que Sorocaba seja elevada a categoria de "Vila". No dia seguinte o povoado ao redor da capela de Sorocaba foi elevado à categoria de vila, e Baltazar foi nomeado seu primeiro juiz ordinário.

Ao falecer em 1667, Baltazar com 87 anos, deixou ao Mosteiro São Bento terras que iam até Curitiba, 12 vacas, 1 touro e 14 índios para trabalhar na terra e na cozinha. No mesmo ano cartas de Manoel Fernandes de Abreu acusam a Câmara de vender as terras doadas por Baltazar ao mosteiro.

Até as “esmolas” deixadas pelo fundador de Sorocaba foram disputadas na Câmara até que em 1709 o Ouvidor da comarca concede a retomada das terras ao Mosteiro.

Em 1715 o Presidente do Mosteiro se queixa e obtêm pela segunda vez a retomada do domínio. Em 1728 os Frades reclamam à câmara pelas terras e os marcos divisórios são estabelecidos.

Em 24 de janeiro de 1729, por meio de Carta Régia, o rei Dom João, declarava nula as doações de terras feitas á ordens religiosas porque os títulos das terras eram as cartas de semarias e nesta era estipulada a condição de não irem parar em mãos de religiosos.


Rua São Bento (1970)
Acervo/Fonte: Antônio Carlos Sartorelli
Estátua de Balthazar Fernandes

Em 13 de agosto de 1774, José de Almeida Leme solicita ao Governador da Província, o 4.º Morgado de Mateus, a expulsão de invasores das terras do Mosteiro São Bento, doadas por Baltasar Fernandes.


Mosteiro São Bento (1667)
Acervo/Fonte: Sorocaba Cidade Interativa
Túmulo de Balthazar Fernandes no piso da Igreja de Sant’Ana, em frente ao altar

Segundo o historiador Adolfo Frioli, Batazar deve estar sepultado na "capela velha" (já demolida) atrás da atual Igreja de Santa Ana, do Mosteiro de São Bento, de Sorocaba.

Temas relacionados
Bandeirantes
Balthazar Fernandes
João V, O Magnânimo
Salvador Correia de Sá e Benevides
José de Anchieta
Jesuítas
Galerias de imagens
Mosteiro de São Bento
67 imagens
Balthazar Fernandes
26 imagens
Jardim Sandra
33 imagens

Sorocaba/SP em 2020
Santana de Parnaíba/SP em 2020
Itu/SP em 2020
Santos/SP em 2020
Retrospectiva 2020
imagens


Novas imagensExibir por anoGalerias de imagensArtigos MatériasTemas
Hoje na HistóriaProcurar no siteCidadesReceber atualizaçõesSobre o site
Página no FacebookAutores Biografias<

Últimas atualizações

Avenida Juscelino Kubitschek
Foto/Acervo: Nelson Rolim de Freitas
Data: 1977

Galerias relacionadas
Avenida Juscelino Kubitschek
25 imagens
Kombis em Sorocaba
29 imagens
Automóveis (1970-80)
85 imagens
Ver imagens de 1977



João José Pereira Júnior*
Foto/Acervo: Domínio público
Visconde do Socorro



Pascoal Moreira Cabral*
Museu Paulista

Galerias relacionadas
“Sorocabanos” históricos
223 imagens



Ultima fotografia de Dom Pedro II no Brasil
Foto/Acervo: Reddit
Data: Novembro de 1889
Horas depois de receber a notícia da expulsão da Família Imperial do País
Ver imagens de 1889



Lembrança do Instituto Educacional Matheus Maylasky
Foto/Acervo: Maria Luisa Perez Oliveira / Pedaço da Vila Santana
Data: Dezembro de 1965

Galerias relacionadas
Crianças
257 imagens
Vila Santana
216 imagens
Escola Matheus Maylasky
12 imagens
Escolas em Sorocaba
233 imagens
Ver imagens de 1965



Instituto Educacional Matheus Maylasky
Foto/Acervo: Maria Luisa Perez Oliveira / Pedaço da Vila Santana
Data: Dezembro de 1969
Professora Ruthi. Marina Assaf, Lolata, Maria Otília, Ligia, Selma, José Urbano, Gilberto, Noemi, Joana, Maria Helena... 4ª série e 5ª série juntas 1969, para poder entra na 1ª série do ginásio

Galerias relacionadas
Vila Santana
216 imagens
Escola Matheus Maylasky
12 imagens
Crianças
257 imagens
Escolas em Sorocaba
233 imagens
Ver imagens de 1969



Depósito da Matucci*
Foto/Acervo: Adriana Mattucci / Pedaço da Vila Santana
Rua Souza Moraes. Vila Santana

Galerias relacionadas
Comércio
20 imagens
Vila Santana
216 imagens



Luís Gonzaga Pinto da Gama
Foto/Acervo: Domínio público
Data: Dezembro de 1860
Por volta dos 30 anos de idade

Galerias relacionadas
Escravizados no Brasil
58 imagens
Ver imagens de 1860



Gal Moreira Dini e Lin Jun Yao*
Foto/Acervo: Diário de Sorocaba

Galerias relacionadas
“Sorocabanos” históricos
223 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P
Menino Gilson

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens
Crianças
257 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens
Fotos coloridas digitalmente
1071 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens



Familia no Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens
Crianças
257 imagens
Mulheres sorocabanas
100 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens
Crianças
257 imagens
Mulheres sorocabanas
100 imagens




Últimas atualizações


Um pouco de Balthazar Fernandes
2 de Fevereiro de 2020 Atualizado: 30/11/2020 07:16:49

Temas relacionados
Bandeirantes
Balthazar Fernandes
João V, O Magnânimo
Salvador Correia de Sá e Benevides
José de Anchieta
Jesuítas

Galerias de imagens
Mosteiro de São Bento
67 imagens
Balthazar Fernandes
26 imagens
Jardim Sandra
33 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
Santana de Parnaíba/SP
Itu/SP
Santos/SP
Maria Aurora: a Joana D´Arc da Fábrica Santa Maria
19 de Outubro de 1980 Atualizado: 30/11/2020 05:51:59

Temas relacionados
Fábricas e Industrias de Sorocaba

Galerias de imagens
Fábrica Santa Maria
63 imagens
Fábricas e Industrias de Sorocaba
272 imagens
Mulheres sorocabanas
101 imagens
Vila Hortência
318 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
O Arco do Triunfo de Sorocaba
1 de Junho de 1927 Atualizado: 30/11/2020 05:19:41

Galerias de imagens
Rua Cel Benedito Pires
143 imagens
Aviação em Sorocaba
49 imagens
Eventos que marcaram Sorocaba
271 imagens
Catedral / Igreja Matriz
165 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
O santanense é...
19 de Novembro de 2020 Atualizado: 30/11/2020 04:43:56

Galerias de imagens
Vila Santana
216 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
Como a geografia e a economia do lugar onde nascemos influencia o modo como vemos o mundo
29 de Janeiro de 2017 Atualizado: 30/11/2020 04:40:51
A carta de despedida de Dom Pedro II
15 de Novembro de 1889 Atualizado: 30/11/2020 03:39:04

Temas relacionados
Dom Pedro II
Pedro de Alcântara

Cidades relacionadas
Rio de Janeiro/RJ
Quem foi Luiz Gama, figura-chave no movimento abolicionista brasileiro
19 de Novembro de 2020 Atualizado: 30/11/2020 02:51:05

Temas relacionados
Luís Gonzaga Pinto da Gama
Diogo Antônio Feijó
Regente Feijó
Leis, decretos e emendas
Escravizados no Brasil

Cidades relacionadas
Salvador/BA
Como foi o inicio da Estrada de Ferro Sorocabana?
28 de Novembro de 2020 Atualizado: 30/11/2020 02:11:30

Temas relacionados
E.U.A.
Algodão
Estrada de Ferro Sorocabana (E.F.S.)
Ferrovias brasileiras
Luiz Matheus Maylasky
Dom Pedro II
Pedro de Alcântara
Guerra do Paraguai
Fazenda Ipanema
Francisco das chagas do Amaral Fontoura

Galerias de imagens
Estrada de Ferro Sorocabana
81 imagens
Estação Ferroviária de Sorocaba
65 imagens
Fazenda Ipanema
34 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
São Paulo/SP
São Roque/SP
Itu/SP
Revolta da Cachça – Primeiro exercício de democracia no Brasil
6 de Abril de 1661 Atualizado: 29/11/2020 22:36:32

Temas relacionados
Salvador Correia de Sá e Benevides
Penas de morte

Cidades relacionadas
Rio de Janeiro/RJ
Torre do Relógio foi presente da colônia japonesa
3 de Março de 1954 Atualizado: 29/11/2020 07:13:22

Temas relacionados
Japoneses no Brasil
Eventos que marcaram Sorocaba
“Sorocabanos” históricos

Galerias de imagens
Torre do Relógio
17 imagens
Rua Dr. Álvaro Soares
103 imagens
Estátuas, marcos e monumentos
44 imagens
“Sorocabanos” históricos
220 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP


BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Luiz Augusto Scarpa, Amora G. Mendes e Matheus Carmine