cidade:As ruas às vezes deixam de existir

www.brasilbook.com.br


  Biografias  

  Cidades  

  História  

  Imagens  

  Temas  



" \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\stats\materias\86.txt
As ruas às vezes deixam de existir
Autor: Sandro Aranha
Fonte: Sorocaba Atraves da História
Sábado, 10 de Outubro de 2020
Última atualização: 15/11/2020 02:35:17

As ruas às vezes deixam de existir, por causa de construções de avenidas, viadutos ou por outros motivos, assim seus nomes são transferidos para ruas em outras localidades da cidade. Hoje vamos falar sobre uma rua que deixou de existir para a construção da Avenida Afonso Vergueiro: Rua Benjamin Constant.

Mas antes vamos fazer um resumo sobre o homenageado dessa rua: Benjamin Constant Botelho de Magalhães nasceu em Niterói em 18 de outubro de 1833 e em 1852 ingressou no Exército. Estudou engenharia na Escola Central e astronomia no Observatório do Rio de Janeiro, na mesma época em que ensina matemática no Imperial Colégio Pedro II. Em 1887 fundou o Clube Militar, importante centro de propaganda republicana do qual se torna presidente. Em 9 de novembro de 1889 presidiu a sessão na qual os membros do Clube Militar decidem pela queda da Monarquia. Após a proclamação da República assumiu a pasta da Guerra no governo provisório e, em 1890, é aclamado general-de-brigada em comício público. Nesse mesmo ano passou a chefiar o Ministério da Instrução Pública, Correios e Telégrafos. Morreu no Rio de Janeiro em 22 de janeiro de 1891.

Voltando ao assunto, a Rua Benjamin Constant era a antiga a Rua da Estação, que começava no ponto final da Rua Souza Pereira, junto ao portão da Sorocabana até a esquina da Rua Azevedo Sampaio, sendo assim apenas um quarteirão.

Em julho de 1978, com a chegada da avenida perimetral próximo à Rua Azevedo Sampaio, foram necessárias várias desapropriações tanto amigáveis como judiciais de poucas casas na a Rua Benjamin Constant e na Rua Souza Pereira para que chegasse ao traçado do pretendido no projeto.

Curiosamente o nome dessa rua não foi transferida para outro local, sendo esquecida em nossa história.

FONTES:
https://www.sohistoria.com.br/biografias/constant/
Jornal Cruzeiro do Sul – 12/03/1949; 06/07/1978; 13/07/1978;
Galerias de imagens
Avenida Afonso Vergueiro
131 imagens
Rua Souza Pereira
98 imagens

BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Luiz Augusto Scarpa, Amora G. Mendes e Matheus Carmine