cidade:Sino da Igreja Matriz tem mesmo 150kg de ouro?

www.brasilbook.com.br


  Biografias  

  Cidades  

  História  

  Imagens  

  Temas  



" \\windows-pd-0001.fs.locaweb.com.br\WNFS-0002\brasilbook3\Dados\stats\materias\88.txt
Sino da Igreja Matriz tem mesmo 150kg de ouro?
Autor: Celso Ribeiro
Quarta-feira, 1 de Janeiro de 1947
Última atualização: 15/11/2020 02:51:17

CINEMA VAI RODAR EM SOROCABA O FILME “O GRANDE ROUBO DO SINO DA CATEDRAL”.

Sempre ouvi e li que o sino da nossa Catedral pesa cerca de 3 toneladas e que nele estão fundidos 50 quilos de ouro para dar melhor sonoridade. Nunca ninguém contestou a informação. Verdade ou lenda?

50 quilos? É muito ouro! O grama do precioso metal está cotado hoje a R$ 308,38. Ou seja: o sino está valendo cerca de 15 milhões de reais, fora o valor do bronze e outros elementos.



Praça Fernando Prestes - 1947 -
Acervo: Douglas Gomes. Igreja Matriz. Cine Caracante. Circolo Italiano. Rua cel. Benedito Pires. Foto colorida digitalmente
Acervo de Douglas Gomes
Circolo Italiano
Catedral / Igreja Matriz
Cinemas em Sorocaba
Rua Cel Benedito Pires
Automóveis (1930-1950)
Praça Fernando Prestes
Fotos coloridas digitalmente
Cine Caracante
Estátuas, marcos e monumentos
Casarões e prédios históricos
Praças de Sorocaba

Dá para imaginar um grande assalto (vai dando ideia, vai...). Uma trama espetacular para retirar o sino, que está a 117 degraus de uma escada caracol que leva ao alto da torre.

Como fazer? Instalar uma plataforma estendida no alto do prédio da garagem automática, que fica ao lado? Uma estrutura saindo de cima do prédio do Círculo Italiano, onde ainda existe uma piscina desativada? Eheh.

Já sei, você imaginou o uso de dois helicópteros retirando espetacularmente o sino da torre, depois de toda uma ação para soltar a estrutura de sustentação.Isso dá um filme, não dá? Você vai lembrar de algum, como aquele em que roubam o ouro de um banco de Veneza em que as barras caem embaixo d’água e são levadas por lanchas.

A informação é que os 50 quilos de ouro do sino maior da Catedral foram fundidos pela fábrica sorocabana dos irmãos Samassa e instalados em 1947, quando a catedral finalizou uma obra de reforma. A rara peça ainda mantém impresso o nome de Nossa Senhora da Ponte. O sino chegou a tocar naquele ano, mas depois parou, só voltando a badalar mais de 30 anos depois, em 1982.

Por que será que seria? Nunca ninguém explicou a razão. Já ouvi a versão de que aumentaram tanto a altura da torre, que ela (inclusive com efeitos neoclássicos) ficou desproporcional em relação ao tamanho da nave da igreja. Assim, o peso e o bater do sino provocavam perigosas vibrações na estrutura exagerada. Seria por isso?

Mas longa demora não é novidade na nossa catedral. A primeira versão dela (sem contar a matriz inicial, o Mosteiro de São Bento) é de 1783, sem torre, por falta de recursos. Essa torre só foi concretizada em 1913, quando as obras foram retomadas. A demora inicial da torre foi compensada mais tarde com uma torre enorme....

Dá para a gente perguntar: como que foram conseguidos 50 quilos de ouro para colocar no sino de 1947? Sorocaba nunca produziu esse metal. De onde veio? Uma campanha popular de doação? Ajuda do Vaticano? Quantos quilos de ouro a cidade arrecadou para o Dei Ouro Para o Bem de São Paulo, na Revolução de 32? Só uma comparação.



Instalação do Relógio - 1950 -
Acervo: Gilberto Tenor
Catedral / Igreja Matriz
Fotos coloridas digitalmente

O ano de 1947, além do sino novo, marcou a inauguração da pérgula da praça em substituição ao antigo coreto. Acho que também foi entregue o calçamento com pedrinhas portuguesas com aquele símbolo geométrico no centro.Nesse ano também tem aquela história do tiro dado em Getúlio Vargas num prédio da nossa praça central.Tudo isso dá ou não dá um filme? Quanta imaginação!Fotos: Acervo da Biblioteca Infantil de Sorocaba (o sino novinho) e arquivo do IBGE (torre da Catedral, com a praça já mostrando a pérgula e o calçamento com pedrinhas portuguesas)Clique nas fotos para ver os detalhes.

Temas relacionados
Diamantes, ouro e prata
Capelas e igrejas sorocabanas
Galerias de imagens
Catedral / Igreja Matriz
165 imagens
Segunda Torre da Matriz
27 imagens

BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Luiz Augusto Scarpa, Amora G. Mendes e Matheus Carmine