cidade:Luis Castanho de Almeida, o Aluísio de Almeida

www.brasilbook.com.br


  Biografias  

  Cidades  

  História  

  Imagens  

  Temas  



"
Luis Castanho de Almeida, o Aluísio de Almeida
Autor: Sandro Aranha
Fonte: Sorocaba Através da História
Sexta-feira, 6 de Novembro de 2020
Última atualização: 22/11/2020 03:59:37

Hoje vamos falar um pouco do aniversariante do dia, uma pessoa maravilhosa, que sempre enfrentou os obstáculos que lhe apareceram. Estamos falando de Monsenhor Luiz Castanho de Almeida ou simplesmente Aluísio de Almeida.

Luiz nasceu em 6 de novembro de 1904 em Guareí-SP, o primeiro de cinco filhos do Coronel Aníbal Castanho de Almeida e da professora primária Ana Cândida Rolim.



Monsenhor Luiz Castanho de Almeida (1945)
Acervo/Fonte: Prof. Luiz Almeida Marins
Aos 41 anos de idade ao lado da 3ª Cruz de Ferro

Cresceu vendo a mãe lecionando e o pai trabalhando na indústria de algodão e serraria, á noite dirigia um conjunto musical e era também era o chefe politico do lugar. Nesse ambiente surgiu sua vocação sacerdotal e seu interesse por coisas históricas.

Ainda como estudante do seminário, em 1922 escrevia semanalmente, com crônicas, sobre a origem da cidade de Guareí e em 1925, já escrevia artigos para o jornal “O Apóstolo” de Botucatu com o pseudônimo de “Arnobius”.

Em 8 de maio de 1927 numa cerimônia realizada pelo Bispo Dom Aguirre se torna padre, e desse convívio nasceu entre ambos uma imensa admiração, tendo o bispo depositado sua confiança de assuntos importantes para o Padre Castanho.



Casa onde morou Aluísio de Almeida (2000)
Rua Ruy Barbosa, esquina c/ a Rua André de Zunega

Entre 1927 e 1929 foi secretário do Bispado, tendo 1927 seu primeiro trabalho publicado no Cruzeiro do Sul e assim se iniciava outra vocação como folclorista e pesquisador.

Em 1929 pede para ser designado para a paróquia de Itararé, onde funda o jornal “Santa Terezinha” e 1930 escreve seu primeiro livro: ”Gema Galgani”. Depois de quase dois anos em Itararé, recebe de Dom Aguirre a incumbência da paróquia de Guareí, sua terra natal.

Ficou em Guareí entre 1930 e 1933, sendo que de 1930 a 1931 escreveu para o Boletim Diocesano de Botucatu, além de estar atuando com suas obrigações paroquiais, principalmente em tempos tão difíceis como a da Revolução Constitucionalista de 1932. No fim de 1932, contraiu o tifo negro, ficando entre a vida e à morte, mas felizmente se recuperando após um tratamento em Itapetininga.



Santo Monsenhor Luíz Castanho de Almeida
Data: 29 de Junho de 1978
Acervo/Fonte: Wenceslau Corrêa Lacerda / Oficina Geo-Histórica Adolfo Frioli
Aos 74 anos de idade

Para continuar a sua recuperação em fevereiro de 1933 é trazido para Sorocaba, como coadjutor da Catedral, morando no Mosteiro de São Bento. Em 8 de maio de 1933 se torna o vigário da Paróquia de Bom Jesus dos Aflitos sendo a matriz localizada em frente a Chácara Amarela onde futuramente seria construído o Ginásio de Esportes.

Começou em 1937 a sofrer dos sintomas da incurável esclerose múltipla em placas (inflamação nas pontas dos nervos), fazendo diminuir lentamente de suas obrigações do paroquiato.

Nesse momento sendo auxiliar na Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos teve contato com papéis e registros eclesiásticos e nesse manuseio percebeu a riqueza de informações contidas nesses documentos históricos, despertando sua vocação como historiador.

Mesmo com as limitações da doença, viajava para São Paulo e Rio de Janeiro para pesquisar documentos arquivados, além de ficar horas em nossos arquivos da Câmara e Prefeitura. Essas pesquisas resultaram num enorme conhecimento em diversas áreas dentre elas de história e folclore do Estado de São Paulo, que por sua vez se transformaram em diversos livros ricos de informações importantes para os leitores mais assíduos de história.



José Carlos de Aguirre (1924)
Acervo/Fonte: Museu Histórico Sorocabano
Dom Aguirre

Muito solicitado por estudantes, historiadores, jornalistas e simplesmente curiosos de história, Aluísio sempre foi atencioso com todos, sendo a única dificuldade a comunicação por causa da surdez progressiva que sofria, possivelmente como sequela da tifo, mas contornada com papel e caneta ou com a leitura labial que o velho padre conseguia fazer.

Como falamos na publicação sobre a data de aniversário de Sorocaba, foi pedida sua consulta e dele sugerida o dia 15 de Agosto na qual se tornou a data oficial do aniversário da cidade.

Foi professor de latim e português no Ginásio do Estado, Reitor do Seminário, participou da Comissão Paulista de Folclore, Presidente Perpétuo do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, além de um dos idealizadores do Museu Histórico Sorocabano.



Casa de Aluísio de Almeida (1998)
Acervo/Fonte: Tadeu Alberto Correia / Grupo Além Ponte
Rua Ruy Barbosa, esquina c/ a Rua André de Zunega

Para compra do jornal Cruzeiro do Sul de seu proprietário Hélio da Silva Freitas, foi criada uma fundação e seus criadores consultaram Aluísio para que sugerisse o nome de uma figura maçônica que houvesse se destacado em Sorocaba. E dessa sugestão surgiu a Fundação Ubaldino do Amaral presente até os dias atuais.

Escreveu centenas de artigos para inúmeras revistas e jornais, além de dezenas de livros sobre cultura, história e folclore.

Faleceu em sua casa de uma grave infecção pulmonar em 28 de fevereiro de 1981. Após uma hora de sua morte foi celebrada uma missa de corpo presente no local, depois o corpo foi transportado para a Catedral onde foi velado, seguindo da realização de outra missa.



Luiz Castanho de Almeida (1980)
Acervo/Fonte: Adolfo Frioli
Na Serra de São Francisco, diante da Capela da Penha. Imagem é a original de Nossa Senhora da Penha

Centenas de pessoas acompanharam a missa, incluindo, ex-alunos, historiadores, amigos e admiradores. Foi enterrado no Cemitério da Saudade no túmulo da família, adquirido por ele em 1937, estando atualmente sob as sombras de uma árvore, próximo ao túmulo se seu amigo Antônio Francisco Gaspar falecido em 1972.

Em 1981, em homenagem ao Monsenhor Castanho, a Biblioteca da Fundação Dom Aguirre passou a se chamar Biblioteca “Aluísio de Almeida”.

Em 15 de agosto de 1982, foi inaugurada a Casa Aluísio de Almeida, que além de ser um museu sobre Monsenhor Castanho, era a sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba que hoje contém uma grande biblioteca para seus associados.

Em 17 e agosto de 1984 foi inaugurada a Praça Aluísio de Almeida na Vila Santana pelo prefeito de Sorocaba Luiz Francisco na presença de 3 mil moradores do bairro. Na época a praça era a maior de Sorocaba com 6 mil metros quadrados construídos, abrigando pista de caminhada, campo de futebol, quadra de vôlei, duas quadras de futebol de salão e basquetebol, aparelhos de ginástica e mais de 200 árvores plantadas.



Praça Aluísio de Almeida (1984)
Acervo/Fonte: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul
Vila Santana

Em 1988, foi criada a Escola CEI “Aluísio de Almeida” no Bairro do Brigadeiro Tobias. No Parque Jataí em Votorantim existe a Rua Monsenhor Luiz Castanho de Almeida.

Para finalizar essa pequena biografia nada melhor citar um trecho de um depoimento feito por um de seus amigos e colaboradores falando um pouco de sua convivência com essa pessoa muito especial:

“... Um dos pontos mais interessantes do caráter de Aluísio de Almeida, é que ele jamais requereu apenas para si a primazia de escrever sobre a história sorocabana: pelo contrário, sempre estimulou seus amigos e colaboradores a escrever também...”.Adolfo Frioli – Cruzeiro do Sul – 15/08/1981



Casa de Aluísio de Almeida
Data: 11 de Junho de 1985
Acervo/Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Rua Ruy Barbosa

Curiosidade 1: A casa onde nasceu Aluísio de Almeida em Guareí, se encontra na esquina da Rua Prof.ª Ana Cândida Rolim (sua mãe).Seguindo por essa rua, chega-se a Praça Cel Aníbal Castanho (seu pai). Em frente à praça se encontra a igreja construída com a ajuda de seu pai.

Curiosidade 2: ARNOBIUS foi um escritor romano do século IV, apologista do Cristianismo e polemista. ALUÍSIO, seu segundo pseudônimo, é sinônimo português de Luiz e utilizado por ele para que não precisasse pedir autorização para o bispo de todos os livros e artigos históricos que escrevia e que não eram relacionados com a igreja.

FONTES:

- Gente de Alcir Guedes;
- Mons. Castanho/Aluísio de Almeida de Arruda Dantas;
- Homens que fizeram nossa história de Otto Wey Netto;
Jornal Cruzeiro do Sul: 01-07-1970; 22-08-1971; 19-15-1979; 28-02-1981; 01-03-1981; 15-08-1981; 15-08-1982; 17-08-1984;

Temas relacionados
Luís Castanho de Almeida
Aluísio de Almeida
“Sorocabanos” históricos
José Carlos de Aguirre
Dom Aguirre
Galerias de imagens
Vila Santana
159 imagens
Praças de Sorocaba
468 imagens
“Sorocabanos” históricos
203 imagens
Casarões e prédios históricos
192 imagens
Vila Hortência
311 imagens


Novas imagensExibir por anoGalerias de imagensArtigos MatériasTemas
Hoje na HistóriaProcurar no siteCidadesReceber atualizaçõesSobre o site
Página no FacebookAutores Biografias<

Últimas atualizações

Avenida Juscelino Kubitschek
Foto/Acervo: Nelson Rolim de Freitas
Data: 1977

Galerias relacionadas
Avenida Juscelino Kubitschek
25 imagens
Kombis em Sorocaba
29 imagens
Automóveis (1970-80)
85 imagens
Ver imagens de 1977



João José Pereira Júnior*
Foto/Acervo: Domínio público
Visconde do Socorro



Pascoal Moreira Cabral*
Museu Paulista

Galerias relacionadas
“Sorocabanos” históricos
223 imagens



Ultima fotografia de Dom Pedro II no Brasil
Foto/Acervo: Reddit
Data: Novembro de 1889
Horas depois de receber a notícia da expulsão da Família Imperial do País
Ver imagens de 1889



Lembrança do Instituto Educacional Matheus Maylasky
Foto/Acervo: Maria Luisa Perez Oliveira / Pedaço da Vila Santana
Data: Dezembro de 1965

Galerias relacionadas
Crianças
257 imagens
Vila Santana
216 imagens
Escola Matheus Maylasky
12 imagens
Escolas em Sorocaba
233 imagens
Ver imagens de 1965



Instituto Educacional Matheus Maylasky
Foto/Acervo: Maria Luisa Perez Oliveira / Pedaço da Vila Santana
Data: Dezembro de 1969
Professora Ruthi. Marina Assaf, Lolata, Maria Otília, Ligia, Selma, José Urbano, Gilberto, Noemi, Joana, Maria Helena... 4ª série e 5ª série juntas 1969, para poder entra na 1ª série do ginásio

Galerias relacionadas
Vila Santana
216 imagens
Escola Matheus Maylasky
12 imagens
Crianças
257 imagens
Escolas em Sorocaba
233 imagens
Ver imagens de 1969



Depósito da Matucci*
Foto/Acervo: Adriana Mattucci / Pedaço da Vila Santana
Rua Souza Moraes. Vila Santana

Galerias relacionadas
Comércio
20 imagens
Vila Santana
216 imagens



Luís Gonzaga Pinto da Gama
Foto/Acervo: Domínio público
Data: Dezembro de 1860
Por volta dos 30 anos de idade

Galerias relacionadas
Escravizados no Brasil
58 imagens
Ver imagens de 1860



Gal Moreira Dini e Lin Jun Yao*
Foto/Acervo: Diário de Sorocaba

Galerias relacionadas
“Sorocabanos” históricos
223 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P
Menino Gilson

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens
Crianças
257 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens
Fotos coloridas digitalmente
1071 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens



Familia no Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens
Crianças
257 imagens
Mulheres sorocabanas
100 imagens



Jardim Nova Esperança*
Foto/Acervo: Grupo Nova Esperança Sorocaba S.P

Galerias relacionadas
Jardim Nova Esperança
51 imagens
Crianças
257 imagens
Mulheres sorocabanas
100 imagens




Últimas atualizações


Um pouco de Balthazar Fernandes
2 de Fevereiro de 2020 Atualizado: 30/11/2020 07:16:49

Temas relacionados
Bandeirantes
Balthazar Fernandes
João V, O Magnânimo
Salvador Correia de Sá e Benevides
José de Anchieta
Jesuítas

Galerias de imagens
Mosteiro de São Bento
67 imagens
Balthazar Fernandes
26 imagens
Jardim Sandra
33 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
Santana de Parnaíba/SP
Itu/SP
Santos/SP
Maria Aurora: a Joana D´Arc da Fábrica Santa Maria
19 de Outubro de 1980 Atualizado: 30/11/2020 05:51:59

Temas relacionados
Fábricas e Industrias de Sorocaba

Galerias de imagens
Fábrica Santa Maria
63 imagens
Fábricas e Industrias de Sorocaba
272 imagens
Mulheres sorocabanas
101 imagens
Vila Hortência
318 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
O Arco do Triunfo de Sorocaba
1 de Junho de 1927 Atualizado: 30/11/2020 05:19:41

Galerias de imagens
Rua Cel Benedito Pires
143 imagens
Aviação em Sorocaba
49 imagens
Eventos que marcaram Sorocaba
271 imagens
Catedral / Igreja Matriz
165 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
O santanense é...
19 de Novembro de 2020 Atualizado: 30/11/2020 04:43:56

Galerias de imagens
Vila Santana
216 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
Como a geografia e a economia do lugar onde nascemos influencia o modo como vemos o mundo
29 de Janeiro de 2017 Atualizado: 30/11/2020 04:40:51
A carta de despedida de Dom Pedro II
15 de Novembro de 1889 Atualizado: 30/11/2020 03:39:04

Temas relacionados
Dom Pedro II
Pedro de Alcântara

Cidades relacionadas
Rio de Janeiro/RJ
Quem foi Luiz Gama, figura-chave no movimento abolicionista brasileiro
19 de Novembro de 2020 Atualizado: 30/11/2020 02:51:05

Temas relacionados
Luís Gonzaga Pinto da Gama
Diogo Antônio Feijó
Regente Feijó
Leis, decretos e emendas
Escravizados no Brasil

Cidades relacionadas
Salvador/BA
Como foi o inicio da Estrada de Ferro Sorocabana?
28 de Novembro de 2020 Atualizado: 30/11/2020 02:11:30

Temas relacionados
E.U.A.
Algodão
Estrada de Ferro Sorocabana (E.F.S.)
Ferrovias brasileiras
Luiz Matheus Maylasky
Dom Pedro II
Pedro de Alcântara
Guerra do Paraguai
Fazenda Ipanema
Francisco das chagas do Amaral Fontoura

Galerias de imagens
Estrada de Ferro Sorocabana
81 imagens
Estação Ferroviária de Sorocaba
65 imagens
Fazenda Ipanema
34 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP
São Paulo/SP
São Roque/SP
Itu/SP
Revolta da Cachça – Primeiro exercício de democracia no Brasil
6 de Abril de 1661 Atualizado: 29/11/2020 22:36:32

Temas relacionados
Salvador Correia de Sá e Benevides
Penas de morte

Cidades relacionadas
Rio de Janeiro/RJ
Torre do Relógio foi presente da colônia japonesa
3 de Março de 1954 Atualizado: 29/11/2020 07:13:22

Temas relacionados
Japoneses no Brasil
Eventos que marcaram Sorocaba
“Sorocabanos” históricos

Galerias de imagens
Torre do Relógio
17 imagens
Rua Dr. Álvaro Soares
103 imagens
Estátuas, marcos e monumentos
44 imagens
“Sorocabanos” históricos
220 imagens

Cidades relacionadas
Sorocaba/SP


BRASILBOOK - http://www.brasilbook.com.br
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Compilado por Adriano Cesar Koboyama
Colaboradores:
Luiz Augusto Scarpa, Amora G. Mendes e Matheus Carmine