Wildcard SSL Certificates
1998
1999
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
Registros (61)




NAO DSSS!!!



Dez são presos ao tentar ressuscitar menina
13 de maio de 200213/04/2024 11:11:27

Marcos Donizete Ramos, 35, e Evellin Aparecida Camilo Ramos, 23
Data: 01/01/2002
Créditos: Blog Marcos e Evelin

Dez membros da Igreja evangélica Assembléia de Deus foram presos no final da noite de domingo, dentro do Cemitério Municipal de Paulínia (126 km a noroeste de São Paulo), tentando ressuscitar a menina Nicole Aparecida Camilo Ramos, de apenas um ano e 6 meses.

Entre os presos estão o pastor Claudinei Batista de Paiva, 33, que comandou o ato, e os pais da criança, Marcos Donizete Ramos, 35, e Evellin Aparecida Camilo Ramos, 23.

A menina morreu no último dia 8, atropelada pelo próprio pai. O comerciante estava com o carro na garagem e não viu a menina.

Segundo a polícia de Paulínia, comandados pelo pastor, os pais e outros 12 fiéis invadiram o cemitério, abriram o túmulo da criança, colocaram seu corpo, já em decomposição, sobre uma laje e começaram a pedir pela sua ressurreição.

Outras cinco pessoas que estavam no cemitério foram ouvidas apenas como testemunhas e liberadas em seguida.

O delegado titular de Paulínia, Tadeu Aparecido de Almeida, afirmou que o pastor disse, em depoimento, que recebeu uma mensagem de Deus para que ressuscitasse a filha do comerciante.

"Ele assumiu tranquilamente a liderança do crime", afirmou o delegado.

O coveiro Adriano Trindade Nogueira, 67, disse que em seus 30 anos de profissão nunca viu e nunca ouviu falar em uma situação dessas.

"Inacreditável. Eles invadiram o cemitério depois de arrombar dois portões. Eles queriam mesmo fazer isso", afirmou.

O delegado autuou todos por violação de sepultura, violação de cadáver e danos ao patrimônio público.

Os presos não quiseram falar sobre o assunto na manhã de ontem. O crime de violação de túmulo é inafiançável, segundo o Código Penal Brasileiro.

"As penas, somadas, podem chegar a três anos de prisão para cada um deles", disse o delegado.

Almeida afirmou que também vai indiciar o pastor como mentor intelectual da "tentativa de ressurreição".

A funcionária pública Marneize Percio do Nascimento, 45, amiga da família da criança, esteve no cemitério ontem para visitar o túmulo. Ligada à Igreja Adventista, ela disse que não conseguia entender como os pais da criança permitiram que o túmulo fosse violado.

"Quando a menina foi enterrada, falei com o Marcos (pai) que isso tudo era uma obra de Deus e que somente ele poderia nos dar as respostas", disse a mulher, que também perdeu um filho de seis anos no início deste mês, por doença.

Depois do flagrante, o corpo de Nicole foi novamente enterrado.

"A Igreja não pode ser penalizada pelo incidente", disse o delegado.

DEFESA - O advogado Jair Pedro Alves, 60, entrou ontem com o pedido de liberdade provisória. "Eles não tinham como evitar isso. Todos se emocionaram muito com a morte da menina e queriam fazer algo para trazê-la de volta", disse Alves.

Para o advogado, todos foram tomados por uma comoção sem precedentes, principalmente por causa da maneira que a criança morreu. "O pai dela acabou a matando sem querer, depois que deu ré com o carro", disse Alves.

O pastor regional da Assembléia de Deus Samuel Ferreira, 34, condenou a atitude de seu colega de igreja. "Iremos nos reunir para tomar as medidas punitivas contra esse pastor", disse Ferreira.

Segundo Ferreira, a Assembléia de Deus acredita na ressurreição de pessoas comuns, desde que as orações sejam feitas logo após a morte. Nenhum membro da família ou da igreja, que fica na Vila Nunes, foi encontrado ontem.

"O Claudinei foi tomado pela fé cega. Ninguém deve desenterrar pessoas por aí com o intuito de ressuscitar alguém. Nossa igreja condena esse ato. Nós não orientamos ninguém a cavar covas para trazer as pessoas à vida", disse Ferreira.

Segundo Ferreira, o caso será analisado. "No âmbito eclesiástico, vamos agir com rigor", disse o pastor da regional.

A reportagem apurou que a Assembléia de Deus irá instaurar sindicância interna formada por uma comissão especial de pastores para apurar os excessos do ato.

As punição podem ser de censura, advertência ou até a expulsão do quadro funcional. Ferreira disse ter ficado surpreso ao saber da tentativa de ressurreição. "Houve um momento de forte emoção, uma espécie de fé cega que o levou a fazer aquilo", disse o pastor.

ERRO - "Claudinei utilizou o procedimento errado para ressuscitar a menina". A declaração é do pastor e presidente nacional de Educação e Teologia da congregação, José Domingos Bittencourt, 43.

"Se o pastor de Paulínia e a família da menina quisessem que ela voltasse a vida, deveriam orar no momento em que ela estivesse sendo sepultada, e não depois que fora enterrada", disse Bittencourt, que também é pastor em Santo André.

Bittencourt diz que sua congregação crê na ressurreição porque há provas e indícios de que isso aconteceu. "Há fatos históricos de pessoas que receberam atestado de óbito e depois voltaram a vida", disse Bittencourt.

Para o professor de teologia moral da PUC-Campinas, José Antonio Trasferetti, 45, o que aconteceu em Paulínia se tratou de um ato isolado e fanático de um homem e sua igreja.

"O pastor da Assembléia de Deus teve uma visão fundamentalista e fanática da leitura bíblica sobre a ressurreição de Jesus Cristo", disse Trasferetti.

JUSTIÇA - As dez pessoas presas foram liberadas no início da noite de ontem. Apesar de o crime de vilipêndio (desrespeito) a cadáver ser inafiançável, a Justiça acatou o pedido de habeas-corpus porque os réus são primários..
Dez são presos ao tentar ressuscitar menina

Relacionamentos
-
Cidades (1)
sem imagemPaulínia/SP
1 registros
-
Temas (3)
Assembléia de Deus
1 registros
Cemitérios
236 registros
Inacreditáveis e curiosas
469 registros
Vista aérea*
Data: 01/01/2002
Créditos: URBE.LAB


Você sabia?Brasilbook.com.br
7 de março de 1608 (Há 416 anos)
..........

Em 1608 a palavra "Sorocaba" aparece pela primeira vez, na "Carta de dada de terras de Diogo de Onhate que lhe deu o capitão Gaspar Conqueiro no caminho de aldeia de Tabaobi". Diz o trecho:

(...) uma légua de terra em quadra tanto em comprimento como de largo de matos maninhos no sertão desta capitania junto do rio que se chama Perayb... começando de uma tapera que foi de .... Corrêa por o dito rio Perayb... abaixo de uma banda e da outra banda pelo mesmo mato ao longo do caminho que ia ao rio Nharbobon Sorocaba e sendo caso que do rio Pirayibig para a banda do campo não houver a légua de matos se encherá a dita légua ....... em quadra tanto de comprido como de largo da outra banda do dito rio Pirayibig que fique a dita légua de terra em quadra tanto de comprido como de largo e receberia merce que na dita petição é mais légua de terra em quadra (...)




José Bonifácio (1763-1838)
Brasilbook.com.br
..........

Confie em mim, que nunca enganei a ninguém e nunca soube desamar a quem uma vez amei.




Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP