Wildcard SSL Certificates
1914
1915
1916
1917
1918
1919
1920
1921
1922
Registros (73)



Greve no Votorantim: um mestre de secção é ferido a tiros de revolver
26 de janeiro de 191806/04/2024 02:14:02

No mês de janeiro de 1918, o jornal Cruzeiro do Sul traz com destaque a notícia: “Greve no Votorantim: um mestre de secção é ferido a tiros de revolver”.

Inicialmente o jornal narrava o fato de que um contra-mestre da fábrica Votorantim desentendera-secom alguns operários e estes passaram a agredí-lo com pedaços de ferros, culminando com um tiro de revólver partindo dos operários, ferindo-lhe a perna.

Como de outras vezes, foi solicitado reforço policial da capital e efetuada várias prisões de operários envolvidos. De início, cerca de 800 operários em solidariedade aos companheiros sedeclararam em greve. No dia seguinte, a paralisação já atingira todas as secções da fábrica.

Após a apuração do ocorrido ficou constatado que o incidente que dera origem agreve foi insignificante, mas seus desdobramentos é que levaram ao agravamento dasituação. Tudo começou quando a operária, Rosa Barberini, chegara de madrugadapara trabalhar toda molhada devido a forte chuva que caía. Solicitou então ao mestrePedro Fornoni que lhe desse um passe para que pudesse voltar para casa e trocar de roupa.

Este deu o passe à operária, mas segundo o jornal “por motivo não justificado”Rosa discutiu com o mestre. É provável que o mestre tenha lhe faltado com respeito,algo comum naquele tempo, já que a moça tinha a roupa muito molhada. Nesse ponto,João Barberini, irmão de Rosa, interveio asperamente na discussão em favor da irmã.Pedro Fornoni levou o incidente ao conhecimento do gerente da fábrica, que resolveucomo medida de ordem transferir Rosa para outra secção. Ao retornar do almoço, Rosativera conhecimento da transferência e não aceitando, despediu-se do serviço. O irmãoda jovem resolveu tirar satisfações com o mestre e o fez acompanhado por um grupode cerca de 20 operários armados de pedaços de ferro. O mestre, na intenção deamedrontar o grupo, tira um revólver que trazia no bolso da calça, que acidentalmentedispara e atinge-o na perna direita.Entre os aggressores figuravam os operários Joaquim Gonçalves, JoséOrlando, Miguel Salfar e João Barberini. Os demais evadiram-se.Ficou apurado, no inquérito que desde há diversos dias a directoria da fabricatem notado um movimento pouco commum, tendo os operários realisadoreuniões secretas com o fim de declarar uma greve geral.De accordo com a autoridade de Sorocaba a Directoria da “Votorantim” vaedispensar o elemento perturbador da ordem.O inquérito que é volumoso, vem acompanhado de varias photographias tiradasna fabrica no
Greve no Votorantim: um mestre de secção é ferido a tiros de revolver

Relacionamentos
-
Cidades (2)
Sorocaba/SP10973 registros
sem imagemVotorantim/SP225 registros
-
Temas (2)
Greves
38 registros
Grupo Votorantim
21 registros
Você sabia?
Caminho Itu só 1604
QUEM É O ÚNICO ENVOLVIDO NO ASSALTO AO BANCO CENTRAL QUE NÃO FOI PRESO? FABIO PREVIDELLI, em aventurasnahistoria.uol.com.br

574
, o regimento de 1603 teria surgido em função das várias dúvidas existentes em relação às minas, em especial, depois das notícias da morte do tal mineiro alemão que andava com Francisco de Souza e dos boatos de que se fundia ouro do tamanho da “cabeça de um cavalo”. Esta história do ouro do tamanho de uma cabeça de cavalo aparece em outro documento. No Libro de los sucessos del ano de 1624, alocado na BNE MSS2355) fala- se deste mineiro alemão, só que teria sido assassinado a mando dos jesuítas, que temiam que a notícia da riqueza aumentasse a servidão dos gentios.
erro
erro registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP