Wildcard SSL Certificates
1936
1937
1938
1939
1940
1941
1942
1943
1944
Registros (94)



Um dos discursos mais importantes de Getúlio Dornelles Vargas
11 de junho de 194006/04/2024 13:05:53

Getúlio Dornelles Vargas aos 58 anos
Data: 11/06/1940
Créditos: Memorial da Democracia
Solenidades do aniversário da Batalha do Riachuelo, entre o comandante Lemos Bastos (à sua esquerda) e o ministro Aristides Guilhem, da Marinha((pp)((wwi)

Getúlio Vargas pronunciou um importante discurso durante almoço no encouraçado “Minas Gerais”, em comemoração do aniversário da batalha naval do Riachuelo. Diante de ministros e de altas lideranças militares, o presidente afirmou:

“Marchamos para um futuro diverso de quanto conhecíamos em matéria de organização econômica, social ou política e sentimos que os velhos sistemas e fórmulas antiquadas entram em declínio.

Não é, porém, como pretendem os pessimistas e os conservadores empedernidos, o fim da civilização, mas o início, tumultuoso e fecundo, de uma nova era”.

E continua: “Passou a época dos liberalismos imprevidentes, das demagogias estéreis, dos personalismos inúteis e semeadores de desordem.

À democracia política substitui a democracia econômica, em que o poder, emanado diretamente do povo, e instituído para a defesa do seu interesse, organiza o trabalho, fonte de engrandecimento nacional e não meio caminho de fortunas privadas.

Não há mais lugar para regimes fundados em privilégios e distinções; subsistem somente os que incorporam toda a nação nos mesmos deveres e oferecem, equitativamente, justiça social e oportunidades de luta pela vida”.

O discurso de Vargas, entendido por muitos como um flerte com as ideias fascistas, causou grande impacto. Para o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, que temia um alinhamento do Brasil com a Alemanha, foi um aviso: o apoio brasileiro tinha um preço.

Meses depois, ele retomaria as negociações para o financiamento de uma usina siderúrgica no Brasil.
Um dos discursos mais importantes de Getúlio Dornelles Vargas

Relacionamentos
-
Pessoas (1)
testeGetúlio Dornelles Vargas
102 registros / / 0 parentes
-
Cidades (1)
sem imagemtesteRio de Janeiro/RJ2265 registros
-
Temas (2)
testePresidentes do Brasil
684 registros
testePrimeira e Segunda Guerra Mundial
141 registros
Você sabia?
Comunicava o Rei D. Manoel a seus sogros, Fernando e Izabel de Espanha o sucesso da segunda viagem á índia, por seu almirante Pedro Alvares Cabral, dizendo no que se referia ao Brasil, o seguinte: “...O dito meu capitão partiu com 13 naus, de Lisboa, a 9 de março do ano passado, e nas oitavas da Pascoa seguinte chegou a uma terra que novamente descobriu, á qual colocou nome de Santa Cruz, na qual encontrou gente nua como na primitiva inocência, mansa e pacifica; a qual terra parece que Nosso Senhor quis que se achasse, porque é muito conveniente e necessária para a navegação da índia, porque ali reparou seus navios e tomou água; e pela grande extensão do caminho que tinha de percorrer, não se deteve afim de se informar das cousas da dita terra, somente me enviou de lá um navio para me noticiar como a achou.
Carta do rei dom Manuel, datada de Sintra, anunciando aos príncipes católicos o descobrimento da terra de Santa Cruz, por Pedro Álvares Cabral

64
⁠Vamos afastar os espinhos, colher as Flores e seguir em frente.
José de Anchieta (1534-1597)
286 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP