Wildcard SSL Certificates
1571
1572
1573
1574
1575
1576
1577
1578
1579
Registros (29)Cidades




NAO DSSS!!!



A bandeira de Antonio Salema, chefiado por Japú-guassú, partiu do Rio de Janeiro
27 de agosto de 157509/04/2024 09:02:29

Correio Paulistano/SP
Data: 18/07/1942
Página 4

A bandeira de Antonio Salema contava cerca de mil e cem praças levantadas na:s tres capitanias meridionaes, dentre as quais, quatrocentos brancos e setecentos índios.

Partiu do Rio de Janeiro a 27 de agosto de 1575 e um mez após tomava a aldeia principal, que tinha como chefe a Japú-guassú. Tres francezes e um inglez, que ahi animavam os combatentes, mandou Salema enforcar. Capistrano de Abreu narra que forammortos mais de dois mil tamoyos, ficando quatro mil prisioneiros. Dos moradores da capitania que acompanharam a Jeronymo Leitão a essa guerra, sabemos de Amador deMedeiros, Antonio de Mariz, Antonio de Proença, Braz BANDEIRAS E BANDEIRANTES DE S. PAULO 29Cubas, Domingos Luiz Grou, o velho, Domingos Rodrigues, o velho, João de Abreu e José Adorno.

Exterminados a bem dizer os tamoyós, a attenção de Jeronymo Leitão se voltou para o valle do Tietê, onde se localisavam tupyniquins e carijós inimigos. Dahiestendeu suas jornadas rumo sudoeste, transpondo o rio Para11apanema e indo até a antiga região do Guayrá, donde desceu as primeiras lévas de nativos em 1581. [1]

Foi capitão-mor da capitania de São Vicente através de uma nomeação do governador D. Francisco de Sousa e, em 1596, levou uma bandeira ao sertão do rio Paraíba (confusão...?). Depoimentos diz que fez uma entrada no sertão entre 1593-4.Teve pelo menos outras filhas: Maria de Sousa Coutinho e Maria de Sousa BritoPela sua bravura militar (ver "aventuras") foi tomado como genro pelo pai da esposa. Saiu de Portugal pelos problemas do pai e família.Homenagem ao bairro, assim batizado por João Pereira de Sousa Botafogo, lugar-tenente do governador-geral Antônio Salema. Por ter sido ajudante de Salema, Pereira de Sousa ganhou duas semarias, a de Francisco Velho e a de Inhaúma. A primeira na bela enseada que hoje leva seu nome, adotado por seus ancestrais, pela fama do galeão São João Batista, mandado construir pelo rei Dom João II, em 1519. O galeão tinha poder de fogo de 200 peças de artilharia pesada e ganhou o apelido de Botafogo. Os feitos do galeão foram tantos que os nobres portugueses tiraram carta de brasão e armas com o título de Botafogo. (num site de futebol...)[2]

Relacionamentos
-
Pessoas (6)
Antonio de Proença (1540-1605)
56 registros
Antônio Salema
10 registros
Domingos Luís Grou (1525-1590)
261 registros
Jerônimo Leitão
136 registros
João de Barros de Abreu
20 registros
João Pereira Botafogo
21 registros
-
Cidades (4)
sem imagemCabo Frio/RJ
73 registros
sem imagemRio de Janeiro/RJ
2265 registros
São Paulo/SP
3529 registros
Sorocaba/SP
10973 registros
-
Temas (7)
Bandeirantes
716 registros
Carijós/Guaranis
440 registros
Franceses no Brasil
141 registros
Inglaterra/Ingleses
42 registros
Rio Anhemby / Tietê
454 registros
Rio Paranapanema
208 registros
Tamoios
139 registros
Você sabia?
“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra ? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. — Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? — Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros maírs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também ? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.

José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*Darcy Ribeiro (1922-1997)
7 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP