Wildcard SSL Certificates
1819
1820
1821
1822
1823
1824
1825
1826
1827
Registros (133)




NAO DSSS!!!



Edmund Pink deixou Porto Feliz e seguiu em direção à fábrica
19 de julho de 182304/04/2024 21:54:23

Em 19 de julho de 1823 Edmund Pink deixou Porto Feliz e seguiu em direção àfábrica, onde chegou na manhã do dia seguinte. Um dos seus primeiros apontamentossobre o estabelecimento é sobre a sua localização:“Essa fábrica está situada nas proximidades da base da montanhaArassoiava – uma corruptela de Guarassoiava, significando cobertura dosol, ou sombra do sol, por causa da grande extensão do terreno sombreadapor ela, [ilegível] sol aparece no horizonte – produzindo minério de ferro emgrande quantidade e riqueza, rendendo mais de 80% de metal. O RioIpanema corre à direita da fábrica e suas águas foram aproveitadas paratodos os propósitos exigidos, através do represamento ou mesmo comcomportas, etc. de maneira a alimentar os vários canais abertos que cruzama fábrica. [...] Foi construído um prédio adequado para refinar, fundir eforjar este ferro. Carvão vegetal é amplamente usado uma vez que nenhumcarvão mineral foi achado até agora, mas diz-se que ele existe nasredondezas. A região tem madeira em abundância na vizinhança. Muitas dasconstruções são feitas com um excelente tijolo amarelo, igual aos melhoresmanufaturados nas redondezas de Londres. A pedra calcária encontrada nasredondezas é de excelente qualidade e foi construído um forno para queimaralguma” (PINK, 2000: 93).
Edmund Pink deixou Porto Feliz e seguiu em direção à fábrica

Relacionamentos
-
Cidades (3)
Araçoiaba da Serra/SP
726 registros
Sorocaba/SP
11021 registros
sem imagemPorto Feliz/SP
190 registros
-
Temas (4)
O Sol
76 registros
Caminho Sorocaba-Porto Feliz
42 registros
Caminhos até Ypanema
69 registros
Fazenda Ipanema
415 registros


Você sabia?Brasilbook.com.br
1883 (Há 141 anos)
..........

Em 1883 Francesco Matarazzo, então com 29 anos de idade, decide controlar a oferta e os preços da matéria-prima necessária para produzir banha de porco. Comprando todos os porcos de Sorocaba e restringindo o acesso aos porcos ele elimina os competidores. A banha Matarazzo logo domina o mercado e ele lembrava aos que não queriam vender seus porcos:

Entendo, entendo. Mas você já ouviu o que dizem por aí, não ouviu compadre? Quem fere Matarazzo morre! É o que dizem.




nomes/0.jpg
Jean de Léry (1534-1611)
Brasilbook.com.br
..........

“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra ? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. — Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? — Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros maírs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também ? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.




Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP