Wildcard SSL Certificates
1895
1896
1897
1898
1899
1900
1901
1902
1903
Registros (52)




NAO DSSS!!!



O viajante que estivesse na Antiga Estrada de Itu e desejasse chegar à Fazenda Maracanduva, deveria virar à direita na quarta encruzilhada
189904/04/2024 21:11:21

No final do século XIX, segundo mapas da Comissão Geográfica e Cartográfica aregião aparece com a denominação de Quatro Encruzilhadas, correspondendo a umasequência de capelinhas de onde o viajante que estivesse na Antiga Estrada de Itu e desejassechegar à Fazenda Maracanduva 1, deveria virar à direita na quarta encruzilhada; local dacapela de Santa Bárbara (já derrubada). Entretanto, antes passaria diante das capelas da CruzNova, Capela da Cruz Grande dentro das terras da Fazenda Mont Serrat.Já se o viajante viesse do município de São Paulo, através da mesma estrada –antiga Estrada de Itu, na quarta capelinha deveria virar à esquerda. Assim, antes passariadiante das Capelas Nossa Senhora da Conceição, Três Cruzes e Capela da Santa Cruz.Por fim, se o viajante estivesse na Estrada do Pau Furado2 (figura 7), vindo daregião da Represa da Graça no Morro Grande, onde se localiza o sítio do Padre Inácio edesejasse ir ao Sítio de Fernão Paes de Barros3 ou para as minas de ouro em Araçariguama, sóprecisaria seguir em frente.As Quatro Encruzilhadas é mais que um lugar de assombração, é o último vestígiodo que eram os bairros rurais da época da colônia no entorno de São Paulo. A denominaçãoaparece oficialmente pela primeira vez no mapa da Comissão Geográfica e Cartográfica de1914, antes desta data a região aparecia como São João no mapa de Oliver Derby (figura 8).
*O viajante que estivesse na Antiga Estrada de Itu e desejasse chegar à Fazenda Maracanduva, deveria virar à direita na quarta encruzilhada

Relacionamentos
-
Cidades (3)
sem imagemCotia/Vargem Grande/SP
195 registros
sem imagemItapevi/SP
6 registros
Itu/SP
692 registros
-
Temas (2)
Estradas antigas
1151 registros
Caminho de Pinheiros (Itú-SP)
89 registros
Você sabia?
Senhores, ha perto de três mil anos que o rio Amazonas é navegado e que de seus seios transborda o ouro nos cofres dos reis da terra!” “Onffroy de Thoron, depois de largos e demorados estudos, rasgou a nossas vistas o véu do grande mistério: os navios de Salomão traziam rumo da América Meridional; vinham buscar as grandes riquezas que levavam ao rei de Tyro, na terra do El- Dorado, da legendária Manôa, sonhada á margem ocidental da lagoa Parima, á boca de um grande rio, que a ela levava suas águas caudalosas roladas sobre o leito esmeraldino, coberto de areias de ouro.
*Sociedade de Geographia do Rio de Janeiro. TOMO V. 4.° Boletim. Redator Engenheiro Dr. A. de Paula Freitas
Na legendária Atlântida, quando o mar a engoliu, os afogados continuaram a dar ordens a seus escravos. O jovem Alexandre conquistou a Índia. Sozinho? César ocupou a Gália. Não estava com ele nem mesmo um cozinheiro?


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP