Wildcard SSL Certificates
1878
1879
1880
1881
1882
1883
1884
1885
1886
Registros (61)



“Quadro Historico da Provincia de São Paulo até o anno de 1882” de Machado de Oliveira
188205/04/2024 18:57:39

De acordo com a tradição, Machado de Oliveira pôde identificar a cachoeira em que ocorreu o naufrágio. É na terceira que se encontra abaixo de Porto Feliz, pouco acima do ribeirão dos Moinhos, e ainda conserva o nome que relembra o episódio "Avaremanduava", a cachoeira do padre. [“Domingos Luiz Grou”, Correio Paulistano, 15.08.1942. Américo de Moura]

Ha na historia silêncios inexplicáveis. Está neste caso a obscuridade que rodeou a pessoa e o nome do cbefe da tribu e aldêa de Vruray^ PiauiROBV, eis que Martim Affonso de Souza tomou posse do território Pirá-tininga^ e começou a distribuir sesmarias.

Um chronista moderno (*), narrando quaes eram as nações indígenas que habitavam o território da capitania de S. Vicente, nos limites da actual provincia de S. Paulo, guayanás, tupis, carijós, além das do sertão, e expondo que os guayanás (**) tinham por principaes chefes, em serra acima, o cacique Tehyreçá, com aldeãs nos campos de Pirátininga, e no littoral o cacique Cayubi, ou, melhor, Coká-uby, com aldêas e margem do rio Gerybatiba e em outros pontos da costa, de sorte que a serra de Paranapiacaba servia de linha de separação a essas duas confederações, accrescentou :

« A historia ainda faz menção da tribu Ururay pertencente á confederação guarany occupando um dos recantos dos campos de Piratininga e tendo por chefe o cacique Piqueroby, que dera sua filha por mulher a António Rodrigues, companheiro de João Ramalho, e talvez sócio com este em seu desterro. Desta tribo fundou-se a opulenta aldeia de S. Miguel, que, como as outras, não escapou à comum destruição por que todas elas passaram. »

Após essa narração, o mesmo chronista não deixa de mencionar o chefe da tribu Uriíray, por occasião da descida de Tebyreçá (**) e de João Ramalho, com trezentos Sagitários, ao encontro de Martim A Afonso de Souza ; mas, apenas, para assignalar que foi precisa a sua annuencia ao plano de bem receber os portuguezes da armada.

Assim, escreveu elle que João Ramalho « tivera por companheiro nessa empreza a António Rodrigues, que alliara-se á filha de Piqueroby (***), chefe da tribu Uriíray^ depois de (*) Gerybatiba^ OU Jurubatuba, como em geral O pronunciam. Assim era denominado pelos indígenas, por causa da abundância da palmeira gerivá em suas margens. Nasce da serra de Paranapiacaba; c sua fóz é quasi em frente da cidade de Santos. O titulo de sesmaria do Pedro de Góes determina bem este rio.

(*) Deve ser escrito Tebir-içá "formiga daninha", ou, do outro modo Tiby-içá "terra de formiga.

Os campos, de Pirá-tininga foram sempre infestados de uma formiga conhecida por saiíva^ que é corrupção da palavra yçá-yba; e estas formigas os selvagens e os mistiços apanhavam, e ainda hoje colhem para comcrem-n\as depois de torradas, dizendo ser saborosas. Isto, porém, no tempo próprio, denominado dos içás; que é quando começa o verão.

O padre Ivo d´Evrecx, Viagem ao norte do Brazil em 1013 — lOU^ I, 43, refere que as vio na ilha do Maranhão, em abundância enorme, também destinadas á alimentação indígena, depois de torradas. F curiosa a narração que acerca de taes insectos faz este escriptor. (***) Azevedo Marques, Apontamentos históricos^ geographicos^ hiographicosj estatisticos e noticiosos da província de S. Paulo^ no nome Cayubi, escreveu, citando Machado de Oliveira, que uma íilha de — 334 — conseguir deste, à imitação do régulo de Pirá-tininga, sua annueiicia a favor do desembarque de Martim Affonso >. De então em diante, chronista algum dá noticia de Piquirohy. Ignora-se se recebeu o baptismo ; se viveu ainda muito tempo ; se recusou-se á communhão social com os portuguczes. Apenas a historia registra que António Rodrigues, seu genro, obtivera uma sesmaria em terras fronteiras ao porto do Tumiarú^ cm S. Vicente, e ahi residia; e que na sesmaria de Pedro de Góes, segundo o respectivo titulo, fora encravado o território pertencente á tribu Urvray, figurando de língua ou interprete, e testemunha, na designação das divisas, conjunctamente com João Ramalho, o mesmo já referido António Rodrigues.

Quando os padres da Companhia de Jesus resolveram convidar os indígenas para povoarem a sua villa de S. Paulo, a fim de ser mais facilitada a catechése, não são mencionados senão Tebir-içd e Cayuhi (*)• E até o chronista, cujas primeiras narrações já ficaram transcriptas (**), tratando da escolha do local para a fundação do CoUegio da Companhia de Jesus, escreveu : « Eram os campos de Pirá-tininga habitados nesse tempo por algumas tribus de guayanás que obedeciam a Tebyreçá e Cayubi (*), os régulos que, consentindo no desembarque de Martim AflTonso, perseveraram em lealdade para com os brancos, tudo em deferência a João Ramalho Chegados os padres ao campo, e fitando na formosa miragem do paiz * que ante elles se distendia, fizeram parada nas alturas sobranceiras ao rio Tamanduatehy c ribeiro Anhamgabahú, e ahi levantaram um rústico aposento para abrigo, em que celebrou-se missa a 25 de Janeiro de 1554, dia em que se solemnisa a conversão de S. Paulo, que dahi derivou seu nome a povoação que então se começou a edificar naquellas paragens ; e, como para essa edifiícação dependia-se de gente afeita a taes trabalhos, convidaram os jesuítas a Tehyreçd e Cayubi para que com suas tribus viessem levantar seus alojamentos nas visinhanças do sitio em que haviam feito seu aposento; e assim o praticaram, estabe- lecendo-se Tebyreçá no local em que vê-se hoje o mosteiro de S. Bento, e derramando-se os indios pela área que depois sérvio de assento á actual cidade. »

Cayuhi fazia vida marital com António Rodrigues, — o companheiro de João Ramalho! Ha manifesto equivoco ; porque, nos nomes António Rodrigues e João Ramalho, escreveu elle próprio o contrario, isto é, que António Rodrigues fazia vida marital com a filha de Piquirohy. Nem Machado de Oliveira estampou em sua obra, Quadro hífitorico da provinda de S. Paulo^ aquella inverdade, que Azevbdo Marques attribuio-lhe. Mais de um chronista, mesmo a outros respeitos, confunde, algumas vezes, em suas narrações, estes dons personagens gentilicos, Piquirohy e Cayuhi. (*) Frei Gaspar da Madre de Deos, Memorias para a histwia da capitania de S, Vicente^ I, 160. (**) Machado de Oliveira, Quadro histórico da provinda de S. Foulo. — 335 — Parece que Piqniroby já era fallecido; ou, aliás, foi o chefe que não perseverou em lealdade para com os brancos^ visto que a chronica não refere senão três, 2^ebir-içá, Pipiiroby e Cayubi^ quando Martim Affonso de Souza aportou á Biiinqui-óca, ou, por corrupção, Bertioga, E é para crer que já fosse fallecido; porquanto o chefe que, em 1562, apparece á frente dos indigenas que atacaram a nascente villa de S. Paulo, foi Araray (**), irmão de (*) Conservámos na transcripção o modo como o chronista escreveu esses dous nomes. Cayubi é também o nome de uma arvore. Azevedo Marques, Apontamentos históricos^ geographicos^ biogra- phicoê^ estatísticos e noticiosos da provinda de S, Paulo^ escreveu Teberyçá^ sem dar a razão para isso. (**) Azevedo Marques, Apontamentos históricos^ geographicos^ hioçraphicos^ estatísticos e noticiosos da provinda de S. Paulo^ no nome Âraray, O padre José de Anchieta, na carta de 16 de Abril de 15G3 ao padre-mestre Diogo Laynez, propósito geral, não nomêa este chefe indigeua. Rcferindo-se a Tebir^-íçá^ o qual, logo que soube do assalto planejado contra a nascente villa de S. Paulo, < juntou logo toda a sua — 336 — Tehir-içd, conforme narra o mesmo jâ citado chronista, que escreveu Ururay em vez de Áraray. Ou, quem sabe ! este TJruray ou Araray seria o mesmo Piquiroby^ pela semelhança do nome com o da tribu deste cacique quando Martim Affonso de Souza desem- barcou em Btiriqui-óca, depois Bertioga? Mas, nessa occasião, parentesco algum entre Piquiroby c Tebir-içá, e portanto entre as mulheres de António Rodrigues e João Ramalho, é mencionado. Nem o facto de serem ambos, Tebir-içá e Piquiroby, — caciques, cada um de sua tribu, da nação çoyá-nà, attcstaria tal parentesco; porque os aborígenes do Brazil, ainda nómades (*), e em constantes guerras, não conhecendo outra maior virtude que o valor guerreiro, re- pugnavam o governo dynastico, e elegiam seus chefes entre os que, á semelhança dos heróes de Homero, eram os mais hábeis no exercicio das mãos e dos pés e assim possuiam o maior vigor e a mais activa agilidade.
*“Quadro Historico da Provincia de São Paulo até o anno de 1882” de Machado de Oliveira

Relacionamentos
-
Pessoas (6)
Caiubi, senhor de Geribatiba
51 registros / / 5 parentes
Domingos Luís Grou (1525-1590)
261 registros / / 109 parentes
José de Anchieta (1534-1597)
283 registros / / 0 parentes
José Joaquim Machado de Oliveira
4 registros
Martim Afonso de Melo Tibiriçá (1470-1562)
93 registros / / 98 parentes
Antonio Rodrigues (Piqueroby) (1495-1589)
42 registros / / 7 parentes
-
Cidades (1)
São Paulo/SP3529 registros
-
Temas (3)
Abayandava
28 registros
Itapeva (Serra de São Francisco)
134 registros
Serra de Paranapiacaba
101 registros
Você sabia?
Pelo estudo feito neste parágrafo, baseado nos documentos autênticos locais, deve-se concluir que nenhum dos Afonsos Sardinhas teve propriedade em Jaraguá; que a fazenda de Afonso Sardinha, o velho, onde ele morava e tinha trapiches de açúcar estavam nas margens do rio Jerobativa, hoje rio Pinheiros, e mais que a sesmaria que obtivera em 1607 no Butantã nada rendia e que todos os seus bens foram doados à Companhia de Jesus e confiscados pela Fazenda Real em 1762 em São Paulo. Se casa nesta sesmaria houvesse, deveria ser obra dos jesuítas. Pelo mesmo estudo se conclui que Afonso Sardinha, o moço, em 1609 ainda tinha a sua tapera em Embuaçava, terras doadas por seu pai. Não poderia ter 80.000 cruzados em ouro em pó, enterrados em botelhas de barro. Quem possuísse tal fortuna não faria entradas no sertão descaroável nem deixaria seus filhos na miséria. [“Na capitania de São Vicente”. Washington Luís (1869-1957), 11° presidente do Brasil. Página 202

229
Vi uma barcaça uma vez senhor Yeaman, cheia de homens negros acorrentados, descendo pelo rio Mississipi para os mercados de escravos de Nova Orleans. Me deu nojo. E mais do que isso, essa imagem permaneceu, inundou os meus olhos.
Abraham Lincoln (1809-1865)
9 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP