Wildcard SSL Certificates
1735
1736
1737
1738
1739
1740
1741
1742
1743
Registros (16)



Freguesia de N. S. de Montserrat de Acutia
173903/04/2024 21:29:26

O Dr. Afonso Arinos de Melo Franco, descendente ilustre da matriarca, em sua obra “UM ESTADISTA NA REPÚBLICA”, no capítulo concernente ao estudo da origem da família, relata ser ela sobrinha de Felisberto Caldeira Brandt, baseado no biógrafo do Dr. Francisco de Melo Franco, o escritor Pereira da Silva, que diz também ser ela filha de um dos principais do lugar. Ele foi prudente em não ratificar tal informação, porque se tratava de meras conjecturas, sem fontes documentais precisas. Certamente ele se equivocaria ao fazer tal assertiva, pois, de fato, Dona Ana de Oliveira Caldeira, tinha relações de parentesco com os Caldeira Brandt, mas não tão próximo como referia o aludido biógrafo em questão.Hoje, sabe-se que as famílias Oliveira Caldeira, Melo Franco e Caldeira Brandt, essa pelo lado materno, são originárias de uma mesma região de Portugal – Vila de Bucelas, do conselho de Loures, distrito de Lisboa. E sendo notórios os laços de parentesco entre famílias pioneiras, temos por certo ser João de Melo Franco, ali nascido, ser parente de sua mulher Ana de Oliveira Caldeira, paulista de Cotia, e ambos de Felisberto Caldeira Brandt, nascido em São Paulo e criado em Minas, cuja história e genealogia já é bastante conhecida. A inserção de João de Melo Franco na cadeia de parentesco se baseia, além do fato de ser do mesmo lugar, ser ele filho de José da Costa Franco, sendo COSTA o apelido do ramo materno de Dona Ana.Através de fontes primárias, colhidas em arquivos eclesiásticos da cúria metropolitana de São Paulo foi possível destrinchar a origem de nossa personagem. Ana de Oliveira Caldeira era paulista da paragem denominada “ACUTIA”, hoje Cotia, onde nasceu em 1739, conforme Assento de batismo que transcrevemos abaixo;“Anna, filha legítima de Antônio de Oliveira Caldeira e de Josefa Nunes da Costa. Nasceu aos cinco de Abril de mil setecentos e trinta e nove. Foi batizada aos treze do mesmo mês, e por mim Salvador Garcia Pontes, vigário desta freguesia. Foram padrinhos o capitão Felix Machado e Izabel da Costa, cazados e fregueses desta freguesia. E logo se poz os Santos Óleos. Do que para constar fiz este termo.Dia e era ut supra. Salvador Garcia pontes. ”(Livro de Batizados nº 1 – 1723-1749, da freguesia de N. S. de Montserrat de Acutia).

Relacionamentos
-
Cidades (1)
sem imagemCotia/Vargem Grande/SP195 registros
-
Temas (1)
Nossa Senhora de Montserrate
100 registros
Você sabia?
É por demais conhecido o fato de que toda a empresa marítima portuguesa foi expressa pelos contemporâneos em linguagem religiosa e, mais ainda, missionária. Os contemporâneos nos dão a impressão de que, para eles, o maior acontecimento depois da criação do mundo, excetuando-se a encarnação e morte de Jesus Cristo, foi a descoberta das índias.

395
Nenhum de nós escolhe o nosso fim, na verdade. Um rei pode induzir um homem, um pai pode assumir um filho, mas lembre-se disto: mesmo que aqueles que o induzirem forem reis ou homens de poder, sua alma pertencerá apenas a você. Quando estiver perante Deus não poderá dizer ‘mas outros me disseram para fazer isto’ ou que ‘a virtude não era conveniente no momento’. Não será suficiente.
Balduíno IV de Jerusalém
5 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP