Wildcard SSL Certificates
1924
1925
1926
1927
1928
1929
1930
1931
1932
Registros (69)



Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy (1651 - 1683)
192804/04/2024 05:37:17

Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy 1651 - 1683. Página 21

Além destas duas grandes entradas bahianas quinhentistas, citemos ainda no mesmo século as de Sebastião Alvares e João Coelho de Souza no São Francisco.
Morreu este no sertão e seu irmão Gabriel Soares de Souza, herdeiro de seus segredos, foi á Europa ver se a coroa lhe proporcionava os recursos necessários ás explorações enormes que pretendia encetar, em busca dos formidaveis tesouros que o irmão pretendera haver encontrado no interior do Brasil.

Obteve-os em larga escala, assim como patentes e promessas de toda a espécie, tudo isto após grandes delongas, aliás. Mas naufragou em 1590, ao voltar, á foz do Vasa-Varris, perdendo todo o seu material. Procurou valer-lhe D. Francisco de Souza, que então inaugurava o seu governo, e com estes novos elementos encetou Gabriel Soares, em 1592, a sua entrada.

É d. Francisco de Souza geralmente acusado de se haver apoderado dos seus papéis e roteiros, requerendo mais tarde e obtendo-os "os mesmos privilegios e concessóes outorgadas a Soares e ainda outras" no dizer de Varnhagen.
[Historia Geral das Bandeiras Paulistas, 1928. Gabriel Soares, cyclo espirito santense. Página 55]

Graças á carta e relatório, circunstanciados, do sargento mór Diez de Andino, ao rei, datados de Assunção e de 24 de maio de 1676, possuímos numerosos elementos para reconstituir a segunda parte da jornada de Francisco Pedro Xavier, o regresso ao Brasil.

Neles nos dá o chefe militar os mais curiosos pormenores. Assim, começa explicando que de Villa Rica a Assunção medeavam oitenta léguas, distando ela dez de São Pedro de Terecañe, a últimas das aldeias do seu distrito, e uma apenas de Ibirapariyara e Candelaria.

A explicar a causa de não resistência ao invasor, expõe quanto na região havia falta de armas e munições, achando-se o inimigo numero, perfeitamente apetrechado. E mais, surgira no momento em que se encontravam quase todos os homens espalhados pelas matas, ocupados no corte da herva mate.

De Maracajù, também apresada, haviam os paulistas tentado surpreender Ypané e Guarambaré, situadas muito mais ao sul. Malograra-se-lhe o intento pelo fato de se refugiarem os nativos destes pueblos, avisados em tempo, na capital paraguaya.

Saindo a 22 de fevereiro de Assunção, rumara Andino para o Norte, com 314 soldados brancos e 248 nativos apenas. A 4 de março, acampando em um lugar por nome Bogado, á espera de novos contingentes nativos, do sul, chegou-lhe ao quartel a notícia de que um trânsfuga, certo mulato Raphael, atingira as avançadas dos paulistas em Terecañe, avisando-os da aproximação do exército espanhol. E eles, imediatamente, trataram de acautela a rica presa efetuada, colocando-a ao abrigo das vicissitudes de uma campanha.

Longos comboios de nativos recém-cativos puseram-se logo em marcha, demandando o porto do Rio Amambahy, onde os esperava, sob forte guarda, a sua esquadrilha de batelões. [Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy (1651-1683), 1928. Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958). Página 81]

Curioso e inesperado incidente ocorreu então: apresentou-se ao comandante castelhano certo licenciado d. Juan Mongel Garcez, dizendo-se espanhol, natural do bispado de Pamplona, reino de Navarra, e morador de São Paulo. Acompanhavam-no dois filhos e uns escravos. Contava este personagem, enigmático e estrambótico, que largo tempo vivera na vila brasileira, prisioneiro! Era médico, físico, e si ao Paraguay acompanhara a expedição, do caudilho paulista, fizera-o com o único fito de poder fugir ao cativeiro, e passar a viver com os seus compatriotas...

Achando estranho o caso e suspeitos estes acendramento e dedicação, nacionalistas, ordenou Andino que a tal licenciado e aos seus se pusesse guarda contínua, devendo eles acompanhar a marcha da expedição, isto apesar dos protestos do vigiado principal, que continuava a reiterar a sua lealdade.

Si se abalançara a tão perigosa deserção, apenas o incitava o desejo de servir á coroa católica, informando ao cabo de guerra da retirada e itinerário do inimigo. Mas Andino que não desejava ser destes capitães censurados por não cuidar, pôl-o em severa custódia á espera de novas provas de sincera amizade.

Era bem exato contudo o que este indivíduo relatava, a saber, que vivera em São Paulo. Nas ata da Câmara paulistana nós lhe vemos o nome diversas vezes como fiador e sócio de contratadores de impostos, os escrivães municipais lhe chamavam de "João de Mongelos", como na ata de 6 de junho de 1665 em que figura como procurador de uma mulher que demandava com os jesuítas. [Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy (1651-1683), 1928. Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958). Páginas 82 e 83]

Mostrou-se, então, Don Juan Mongelos muito solicito e carinhoso para com os feridos a quem com grande dedicação e perícia de cirurgião pensou. Dos seus operados apenas perdeu três.Pela madrugada de 20 de março, de 1676, ordenou o chefe espanhol que os feridos fossem enviados á retaguarda da coluna. [Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy (1651-1683), 1928. Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958). Página 86]

Na opinião do informante, estava sobremodo comprometida a posse castelhana dos territórios ao sul do Iguassù os "pueblos de las Provincias del Paraná", a começar por Itapùa. Três caminhos, abertos pelos paulistas, para ali se dirigiam. O Paranapanema "também llamado Pirapó", o Ivahy e o Pequiry, através do sertão "de los Pirianes y tierras de los infieles Guayanas", nativos já por eles exterminados e cativados. Entrada mais comoda realizavam, porém, pelo Tietê, "el rio Anambuy (sic) que corre por San Pablo, Pernaíba y Ituassù" e o Paraná. [Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy (1651-1683), 1928. Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958). Página 90]

E para documentar a asserção, relatava o cabo castelhano que justamente fizera Pedro Xavier base de operações em um ponto do grande rio, perto das ruínas de Ciudad Real,ali deixando forte destacamento para se guardar a retaguarda.

E, além das vias fluviais, existia o caminho terrestre, muito conhecido, nos anos antigos, pois servira de comunicação entre Ciudad Real e as aldeias jesuíticas. Por ele, em quarenta dias se atingia a vila de Sorocaba, assim contavam Juan de Mongelos e os prisioneiros.

Quanto aos Payaguás, era indispensável trucida-los todos, e quanto antes, "asi por las atrocidades que tienen cometidas con ruyna de las ciudades de la nueva Jeres y la Concepción, la villa de Jujuy y muchos lugares de nativos como porque no quieren abraçar la fé".

Largamente conversara ele com d. Juan Monjelos sobre as coisas de São Paulo. Pelo trânsfuga da expedição paulista ficara sabendo que na Capitania havia 4600 brancos e 20000 nativos tupys, capazes de pegar em armas. Dos nativos informara que manejavam as espingarda com singular destreza, assim como "alfanges y machetas de más de las flechas, balientes y ossados como cualquier portugués". [Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy (1651-1683), 1928. Afonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958). Páginas 91 e 92]

Nova prova de quanto eram hipócritas todas as disposições relativas á legislação de nativos temol-a no registro de 17 de novembro de 1682 em que o juiz de órfãos Salvador C. de Almeida pede aforamento de terras dos nativos por não as ter perto da vila "para acudir ás suas obrigações nem cercado para segurança de seus cavalhos". Prometia não prejudicar os nativos e pagar pataca e meia por ano. E assim obteve o que pretendia.

Não admira pois que numerosos outros particulares, homens e mulheres lhe seguissem os exemplos e passos pagando alguns vinténs por ano e promessa de não fazer mal aos nativos! Assim Isabel Pompeia, Manuel de Zouro e quantos mais. [Página 265]
*Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy (1651 - 1683)

Relacionamentos
-
Pessoas (18)
testeAfonso d´Escragnolle Taunay (1876-1958)
72 registros / / 0 parentes
erroc2:testeCoaracy
12 registros
erroc2:testeDiogo de Quadros
51 registros / / 0 parentes
erroc2:testeFelippe Guilhem
11 registros
testeFrancisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878)
71 registros / / 1 parentes
testeFrancisco de Sousa (1540-1611)
431 registros / / 2 parentes
erroc2:testeFrancisco Pedroso Xavier (1635-1680)
17 registros / / 0 parentes
erroc2:testeGabriel Soares de Sousa (1540-1591)
97 registros / / 0 parentes
erroc2:testeJoão Coelho de Souza (f.1574)
8 registros / / 0 parentes
erroc2:testeJoão da Rocha Pita
12 registros
erroc2:testeJoão Fernandes Saavedra
31 registros / / 31 parentes
erroc2:testeJorge Soares de Macedo
19 registros
erroc2:testeManoel de Lemos Conde
10 registros
erroc2:testeManoel Rodrigues de Arzão (n.1616)
11 registros / / 11 parentes
erroc2:testeManuel Correia
9 registros
erroc2:testeManuel Correia II
2 registros
testeTomé de Sousa
70 registros / / 0 parentes
erroc2:teste2º conde do Prado (1580-1643)
39 registros
-
Cidades (7)
testeAssunção/PAR111 registros
sem imagemtesteBarueri/SP74 registros
sem imagemtesteCiudad Real/BRA10 registros
testeItu/SP692 registros
sem imagemtestePilar do Sul/SP34 registros
testeSão Paulo/SP3529 registros
testeSorocaba/SP10973 registros
-
Temas (16)
erroc2:testeCaaguacu
20 registros
testeCaminho do Peabiru
440 registros
erroc2:testeDinheiro$
246 registros
testeEstradas antigas
1149 registros
erroc2:testeGrunstein (pedra verde)
37 registros
erroc2:testeHabitantes
276 registros
erroc2:testeItapura
1 registros
erroc2:testeItatins
8 registros
erroc2:testeJuan de Peralta
9 registros
erroc2:testeMaracayú
13 registros
erroc2:testeNossa Senhora da Escada
31 registros
testeOuro
1232 registros
erroc2:testePaiaguás
24 registros
erroc2:testeRio Amambahy
9 registros
testeRio Anhemby / Tietê
457 registros
erroc2:testeRio Ypané
25 registros
Você sabia?
Único documento nharbobon
Muhamad Ali se recusou a entrar no Exército dos Estados Unidos e a participar da guerra Vietnã
24468
154
É de notar que em época tão remota já o fundador de Sorocaba tivesse construído a maior ponte que existiu em todo o sul do Brasil até o Senhor D. Pedro I.
erro
erro registros
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy 1651 - 1683. Página 22
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy 1651 - 1683. Página 23
História Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Escrito com base em extensa documentação inédita de dois arquivos brasileiros, espanhóis e portugueses Volume Quatro - Cyclo de caça ao indio - Brigas com os espanhóis e os jesuítas - Invasao do Paraguai - Ocupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy 1651 - 1683. Página 54
História Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Escrito com base em extensa documentação inédita de dois arquivos brasileiros, espanhóis e portugueses Volume Quatro - Cyclo de caça ao indio - Brigas com os espanhóis e os jesuítas - Invasao do Paraguai - Ocupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy 1651 - 1683. Página 55
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy 1651 - 1683. Página 55
Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta...
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Historia Geral das Bandeiras Paulistas Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy; 1651-1683. Página 90
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy 1651 - 1683. Página 91
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Escripta á vista de avultada documentação inedita dos archivos brasileiros, hespanhoes e portuguezes Tomo Quarto - Cyclo de caça ao indio - Luctas com os hespanhoes e os Jesuitas - Invasao do Paraguay - Occupação do Sul de Matto Grosso - Expedições á Bahia - Desbravamento do Piauhy 1651 - 1683. Página 94
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Página 239
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Página 240
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Página 257
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Página 265
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Página 266
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Página 267
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Página 277
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Página 287
Historia Geral das Bandeiras Paulistas
Data: 01/01/1928
Créditos: Afonso de E. Taunay
Página 288


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP