Wildcard SSL Certificates


1989
1990
1991
1992
1993
1994
1995
1996
1997
Registros
'

CITACOES
Gerartexto

Santo Antônio da Minas de Apiahy. Rubens Calazans Luz*
Setembro de 1993

Conta-nos que seu objetivo seria encontrar minas no rio Paraguai, e que teria sido dizimada pelos nativos carijós na foz do rio Iguaçú. Entretanto, como ainda não havia carta geográfica do interior do continente recém descoberto, os cursos d´água ainda não tinham nome e nem se conheciam os habitantes nativos, tem-se que nenhuma daquelas hipóteses poderá ser aceita como escorreita.

Tanto mais que não restaram sobreviventes da infausta caravana. E como ela estava a cata de riquezas minerais, não poderá ser descartada a versão de que os aventureiros tenham passado por terras hoje pertecentes a Apiaí e imediações, onde pouco mais tarde ricos depósitos de ouro seriam encontrados e explorados.

A respeito da gradual ocupação do vale do Ribeira no caminhar dos anos que se seguiram naquele século XVI não se catalogaram fatos concretos esclarecedores. Mas é certo que as minas de ouro descobertas desde Iguape até Apiaí se constituíram no motivo de sua colonização.

“Foi no Estado de São Paulo que, em meados do século XVI, se descobriram as primeiras minas de ouro do Brasil. Confirmaram esses achados missivas do bispo Sardinha e do padre Anchieta, datadas respectivamente de 1552 e 1554. As jazidas auríferas são verificadas nas expedições de 1560 e 1562, do provedor Braz Cubas e seu auxiliar Luiz Martins”.
[Página 23]

Principiamos este modesto trabalho com essas três citações, caminhandoà ré no tempo, numa tentativa de identificarmos aquele ou aqueles que por primeiropisaram as terras que hoje agasalham a cidade de Apiaí, que se denominou “SantoAntonio das Minas de Apiahy”, com as variações de “Apiahú”, “Piahú”, ousimplesmente “Piahi”, conforme se lê em alguns documentos primitivos.Significa afirmar que pretendemos encontrar, à vista de fatos acontecidosno decurso do tempo, aliados a documentação esparsa conservada em arquivosoficiais, e aproveitando pesquisas transcritas em obras de estudiosos historiadores,os primeiros que se fixaram nestes sertões com o ânimo de permanecer ocupandoa terra de modo a que ela, paulatinamente se constituísse no Apiaí que hoje é ouque passou a ser a contar do século XVIII.

Relatamos que a primeira expedição exploradora mandada por Martim Afonso de Souza partiu de Cananéia, seguindo a rota do rio Ribeira que em seu trecho mediano dista pouco mais de vinte quilômetros de Apiaí, cujas minas passaram a ser vasculhadas pouco tempo depois.

E a primeira referência concreta sobre Apiaí, foi traçada pelo sociólogo e historiador francês, Saint Adolphe, que entre fins do século XVIII e inícios da centúria seguinte residiu por vinte e seis anos consecutivos no Brasil, percorrendo diversas paragens de suas províncias, coligindo a origem e a história de cada uma de suas cidades, vilas e aldeias. Sua informação é curta porém proveitosa:

APIAHY - Villa pobre e pouco povoada da província de São Paulo, na quarta comarca, e sobre a estrada de Curitiba, aos 24 graus e 22 minutos de latitude. No ano de 1600, alguns indivíduos assentaram vivenda nas nascentes do Iguapé, nas margens do rio Apiahy, para extrair ouro em minas que foram mais ou menos rendosas no decurso dum século; porém, à proporção que o ouro ia diminuindo, diminuía também a povoação deste lugar; assim foi em vão que se deu o título de paróquia à igreja dedicada a Santo Antonio de Lisboa, com o fim de ali se reter os habitantes; continuaram as emigrações mesmo em 1770, quando esta população foi elevada à categoria de Villa pelo governador D. Luiz Antonio de Souza Botelho”.

Pouco mais tarde, entre 1.845 e 1.856, percorreu esta região, em caráteroficial, por conta do governo da província paulista, o engenheiro alemão doutorCarlos José Frederico Rath, que resumiu suas longas observações, no seu “MemorialDescritivo da Villa de Apiahy”, em que destaca : “A atual Vila de Apiahy é compostade poucas casas semeadas no espaço aqui e acolá, e uma rua só merece essenome porque tem algumas casas de ambos os lados. Uma capela consagrada aNossa Senhora do Rosário, e construída sobre um pequeno outeiro, situado naparte ocidental do denominado “Morro do Ouro”, isto é, na base do Morro (Morrodo Ouro - 3.090 pés). No verão de 1.847 houve chuva de pedras havendo entreelas do tamanho de ovos de galinha e maiores, que principalmente [Página 24]
CITACOES!!ops
Santo Antonio da Minas de Apiahy
Data: 01/09/1993
Créditos/fonte: Rubens Calazans Luz

Hoje na História
EXIUSTE!!39
Dia:Mês:



Procurar
  Cidades    Pessoas    Temas


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP