Wildcard SSL Certificates
1604
1605
1606
1607
1608
1609
1610
1611
1612
Registros (53)



Real Cédula a Alonso García Ramón, gobernador y capitán general de las provincias de Chile Archivo General de Indias
14 de junho de 160806/04/2024 19:24:25

Ordena a Don Francisco de Sosa que se abasteça com 2 mineiros e alguns lavadores das minas de ouro daquele reino, que vão voluntariamente trabalhar nas minas que no Brasil estão sob a jurisdição do dito governador, sendo-lhes pagos pela sua transferência para o porto santista.Titulo nombre atribuido:Real Cédula a Alonso García Ramón, gobernador y capitán general de las provincias de ChileSignatura:BUENOS_AIRES,1,L.4,F.202V-203VFecha creación:1608-06-14 , LermaCódigo de referencia:ES.41091.AGI/26//BUENOS_AIRES,1,L.4,F.202V-203VSituación en el cuadro de clasificación del archivoContextoHistoria archivística:Historia institucional / reseña biográfica:Nombre del/los productor/es:Consejo de Indias (España)Contenido y EstructuraAlcance y contenido:Manda proveer a don Francisco de Sosa de 2 mineros y algunos lavadores de las minas de oro de ese reino, que vayan voluntariamente a trabajar en las minas que en Brasil se hallan bajo la jurisdicción de dicho gobernador, y se les pague su traslado hasta el puerto de Santos.Cond. Acceso y Utiliza.Condiciones de acceso:©MECD. Archivos Estatales (España). La difusión de la información descriptiva y de las imágenes digitales de este documento ha sido autorizada por el titular de los derechos de propiedad intelectual exclusivamente para uso privado y para actividades de docencia e investigación. En ningún caso se autoriza su reproducción con finalidad lucrativa ni su distribución, comunicación pública y transformación por cualquier medio sin autorización expresa y por escrito del propietario.
Real Cédula a Alonso García Ramón, gobernador y capitán general de las provincias de Chile Archivo General de Indias

Relacionamentos
-
Pessoas (1)
Francisco de Sousa (1540-1611)
429 registros
-
Cidades (2)
Santos/SP
674 registros
Sorocaba/SP
10973 registros
-
Temas (1)
Ouro
1232 registros
Você sabia?
Antes da colonização, os indígenas do Brasil achavam que a Terra era redonda?
Antes da colonização, os indígenas do Brasil achavam que a Terra era redonda? Por Bruno Vaiano, em Revista Super Interessante
“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra ? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. — Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? — Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros maírs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também ? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.Jean de Léry (1534-1611)
8 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP