Wildcard SSL Certificates
1924
1925
1926
1927
1928
1929
1930
1931
1932
Registros (69)



“Aspectos de Nossa Terra - Tatuhy”, F. Oscar Bergami. Revista Eu Sei de Tudo
março de 192808/04/2024 04:16:37

Foram certamente os bandeirantes, em sua fama de exploradores dos sertões e no interesse de descobrir tesouros, os primeiros, que, em passagem pelo sul, aqui estiveram, afugentando os nativos que formavam suas tabas no Cangú-assú e no angulo formado pelos rios Sorocaba e Tatuuvu ou Tatuguassú (hoje bairro da Barreira) sítios onde encontraram um cemitério dos naturais daquela época.

Os historiadores estão cientes, pelas informações do venerado ancião de saudosa memória, Francisco Pinto de Campos, de que, em derredor da Cruz Ligmen,que se conserva em seus campos no planalto de Tatuhy-Mirim e a margem do Vai-e-Vem, existiu uma povoação e que aquela Cruz era o seu marco de cemitério, que se encontrava atrás de uma capela.

Investigando com máximo interesse soubemos que Paschoal Moreira Cabral, com seu irmão, o alcaide Jacinto Moreira Cabral, acompanhou frei Pedro de Souza nas explorações do morro Araçoyaba, em busca de metais.

Os irmãos Cabral e mais Manoel Fernandes de Abreu e Martim Garcia Lumbria, autorizados por carta Régia de 5 de Maio de de 1682, levantaram a Fábrica de Ferro do Ipanema em Araçoyaba e Cabral fundou também a povoação de Nossa Senhora del Popolo, que existiu no distrito de Sorocaba e, segundo a tradição, deu origem á atual cidade de Tatuhy, que segundo Azevedo Marques (Chronologia Paulista), chamava-se Tatuhú, freguesia da província de São Paulo, no distrito da cidade de Sorocaba; um sítio agreste, ermo de gente e de casas, no princípio do século em que estamos.

Tendo-se fundado a Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, alguns indivíduos determinaram residir naquele lugar, resolvidos a abraçarem a agricultura. Passados sete anos, uma ordem régia proibiu toda a espécie de agricultura nas regiões doadas á Fábrica de Ferro e pelo mesmo teor todo o gênero de negócios e cortes de lenha, por serem destinadas exclusivamente para alimentar as fornalhas da fabrica.

Todos aqueles que não eram empregados nela foram obrigados a abandonar aquele lugar e a maior parte de agregou aos primitivos povoados de Tatuhú. Informado o bispo de tal disposição régia, assertou que deveria despojar do título de paróquia a igreja de um estabelecimento particular e transferi-la a uma capela, que o povo havia erigido a própria custa, na povoação de Tatuhú.

Em consequência desta determinação, foi essa igreja condecorada em 1818 com o título de paróquia com o nome de São João do Bemfica. Não resta dúvida, portanto, que São João do Bemfica, de 1818, é a mesma capela fundada por Paschoal Moreira Cabral, que ele denominou de Nossa Senhora del Popolo. Esta verdade é atestada pela imagem existente ainda hoje em nossa matriz, marcada com a data de 1680. Não pode pois ser outra senão aquela que Cabral colocou em sua capela de Nossa Senhora del Pópolu e ex-São João do Bemfica.

Foi assim que se averiguou a origem remota de Tatuhy. Tatuhy foi criado distrito de paz, por alvará de 5 de março de 1822. Qual Tatuhy? A primitiva São João do Bemfica ou Tatuhy atual? Diante dos documentos irrefutáveis não é possível aceitar que Tatuhy atual fosse distrito em 1822. No cartório respectivo, o livro mais antigo ali arquivado, traz na sua primeira página o termo de audiência de 3 de dezembro de 1821.

Ora, se Tatuhy em 1826 pedia terreno para se edificar, porque os frades do convento do Carmo de Itú só deram necessário estritamente para erigir a capela, como poderia ser distrito em 5 de março de 1822? Há nesse ponto algum engano, que ainda está por ser verificado nos livros de registros daquela época.

Em 1829 o padre José Norberto de Oliveira foi nomeado vigário em substituição ao padre Almeida .Homem entusiasta pelos melhoramentos locais, impulsionou deveras ao ânimo de então e deu início á campanha pela liberdade de Tatuhy e criação de município. Reformou a igreja em 1829.
“Aspectos de Nossa Terra - Tatuhy”, F. Oscar Bergami. Revista Eu Sei de Tudo*

Relacionamentos
-
Pessoas (5)
erroc2:testeJacinto Moreira Cabral
19 registros / / 28 parentes
erroc2:testeManoel Fernandes de Abreu “Cayacanga” (1620-1721)
24 registros / / 72 parentes
erroc2:testeManuel Eufrásio de Azevedo Marques (1825-1878)
33 registros / / 0 parentes
erroc2:testeMartim Garcia Lumbria
22 registros / / 3 parentes
erroc2:testePascoal Moreira Cabral
23 registros / / 6 parentes
-
Cidades (4)
testeAraçoiaba da Serra/SP734 registros
testeItu/SP692 registros
testeSorocaba/SP10973 registros
sem imagemtesteTatuí/SP93 registros
-
Temas (2)
testeCahativa / Bacaetava
133 registros
erroc2:testeNossa Senhora do Pópulo
15 registros
Você sabia?
Há fatos que por sua natureza merecem ficar registrados na imprensa; o que vamos relatar é um desses que ainda uma vez vem justificar que o cão é companheiro fiel e amigo inseparável do homem.
“Marengo” o melhor amigo do tropeiro: cão levou mensagem de Sorocaba á Ponta Grossa

141
Racing, competing, is in my blood. Its part of me, its part of my life; Ive been doing it all my life. And it stands up before anything else.
Ayrton Senna da Silva
8 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP