Wildcard SSL Certificates
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
Registros (138)PessoasCidadesTemas




NAO DSSS!!!



Calçada do Lorena, consultado em Portal SESC, portal.sescsp.org.br
29 de dezembro de 201705/04/2024 03:21:09

rimeira via de ligação entre a capital e o litoral paulista, a Calçada do Lorena foi concluída em 1792. No entanto, foi em 1822 que a rota ganhou fama, quando, no mês de setembro, o príncipe regente d. Pedro I a atravessou, a cavalo, com destino a São Paulo, onde iria proclamar a Independência do Brasil. Passados quase 200 anos do evento, hoje o trajeto é um atrativo histórico visitado por milhares de turistas.Considerado um projeto caro e ousado para a época, ele foi determinado pelo governador da capitania de São Paulo, Bernardo José Maria de Lorena – daí vem o nome da calçada. As obras foram orquestradas pelo Brigadeiro João da Costa Ferreira, engenheiro da Real Academia Militar de Lisboa. Com 50 quilômetros de extensão, o calçamento de rochas – escolhidas e trabalhadas manualmente – reduziu o percurso que, anteriormente, fora trilhado pelos índios tupiniquins e ensinado aos colonizadores, que precisavam se deslocar entre Santos e São Paulo de Piratininga. Janeiro 2018 (Revista E) Almanaque PaulistanoMochila nas costasApesar das ações do tempo, parte deste percurso permanece aberta para visitação desde 2004, compondo a Trilha dos Monumentos Históricos do Núcleo Caminhos do Mar, no Parque Estadual da Serra do Mar. O trecho da Calçada do Lorena que ainda pode ser apreciado compreende o início desta via até seu terceiro encontro com a SP-148, conhecida como a velha estrada “Caminho do Mar”.Para quem opta por fazer esta trilha, a atividade proposta é caminhar pela estrada e contemplar outros oito monumentos históricos construídos em 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Além, é claro, de estar em contato com flora e fauna de uma reserva preservada de Mata Atlântica. Tudo isso fez com que essa área fosse declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.No total, o trajeto percorrido pelos turistas é de nove quilômetros, somadas ida e volta. E a duração do passeio é de, em média, cinco horas. Por isso, mochila nas costas, roupas confortáveis e protetor solar são recomendados.Fonte: www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br
Calçada do Lorena, consultado em Portal SESC, portal.sescsp.org.br

Relacionamentos
-
Cidades (1)
Sorocaba/SP
10973 registros
-
Temas (4)
Calçada de Lorena
13 registros
Caminho do Mar
389 registros
Estradas antigas
1152 registros
Pela primeira vez
907 registros
Você sabia?
Bom, boa pergunta, mas, para mim Van Gogh é o melhor pintor de todos certamente o melhor pintor, o mais popular de todos os tempos, o mais amado. Seu comando das cores, o mais magnífico. Ele transformou a dor de sua vida atormentada em beleza estática. É fácil representar a dor, mas usar sua paixão e a dor para retratar o êxtase, a alegria, a magnificência de nosso mundo, ninguém havia feito, talvez ninguém nunca mais faça. Para mim este homem estranho e selvagem que rugia pelos Campos de Provance não era apenas o melhor artista do mundo, mas também um dos maiores homens que já existiu.
*Vincent and the Doctor
Nós temos a pretensão que temos artistas, porque temos Portinari, porque temos Vila- Lobos, ou temos Beethoven. Então isso nos da aparência, o orgulho de que nós temos arte. Nós não temos arte porra nenhuma. Porque tanto Picasso quanto Beethoven pertencem a grupos muito pequenos. Bom, até que agora 1977) os instrumentos de massa estão permitindo que mais outras pessoas se comuniquem com isso. Mas é tudo um código complicado para que um popular chegue a entender isso. Na maior parte das vezes não chega. Ninguém chega a entender.

José Viana de Oliveira Paula entrevista Darcy Ribeiro (1922-1997)*Darcy Ribeiro (1922-1997)
7 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP