Wildcard SSL Certificates
2015
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Registros (192)



Paranaguá e a devoção a Nossa Senhora do Rosário, Giolete Babinski – Pascom Diocese de Paranaguá, arquidiocesedecuritiba.org.br
29 de julho de 201909/04/2024 11:30:35

Um dos primeiros nomes do povoado formado na costa brasileira, muitas léguas abaixo de São Paulo, em torno de uma pequena igreja, foi Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. A igreja, pelos registros históricos, é a primeira edificação católica construída no Paraná e a primeira no Brasil dedicada à Nossa Senhora do Rosário.

Em estilo colonial português, do século XVIII, a igreja matriz tem o primeiro marco de sua construção datado de 1578, ou seja, há 441 anos. É formada por quatro partes: nave, capela mor, sacristia lateral e torre.

A escolha de dedicar a primeira igreja do povoado à Santa Maria, Mãe de Jesus, sob o título de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, foi provavelmente dos primeiros habitantes e administradores europeus. Na época, os navegadores espalharam a notícia sobre a vitória da armada católica em Lepanto (Grécia). O sucesso da armada católica e seus aliados, nesta batalha naval, evitou que os turcos invadissem a Europa. No dia da batalha, 7 de outubro, houve uma procissão em Roma, com os fiéis rezando o terço e pedindo a intercessão da Senhora do Rosário. Desde então, esta data é comemorada por toda a Igreja.Nossa Senhora libertou o mundo do sofrimento de perder a liberdade religiosa. Na história de Paranaguá também temos um relato de libertação ligada à oração do rosário: Os registros históricos dão conta que, em 1718, entrou na baía de Paranaguá, o navio de bandeira francesa comandado pelo capitão Bolorot com uma valiosa carga em prata.

A carga era alvo do navio pirata “Louise”, que navegava ao seu encalço. O navio francês ancorou na parte interna da Ilha da Cotinga, e os piratas fundearam na parte externa da ilha. Quando o capitão soube, achou melhor adentrar mais e veio ao porto chamado “de Nossa Senhora”.

Toda população da vila alarmou-se, sem defesa nem armas era esperado que a vila fosse saqueada assim como o cargueiro. Na aflição, muitos se reuniram na igreja matriz para rezar o rosário, implorando o auxílio da padroeira e pedindo a Deus por proteção.Repentinamente a calmaria transformou-se numa forte trovoada ao Sudoeste e em tempestade. Os piratas sem tempo de procurar abrigo, com a embarcação violentamente atingida pela força do céu e do mar, os piratas naufragaram. Ao amanhecer a vila foi tomada por grande alegria: “Nossa Senhora do Rosário livrou a todos do mal!”.A história de Paranaguá, não tem como ser contada sem citar Nossa Senhora do Rosário e velha Igreja Matriz. A primeira cidade do estado chamada de Mãe do Paraná, tem desde sua origem uma Mãe divina: Nossa Senhora do Santíssimo Rosário!Parabéns Paranaguá! Que Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, proteja e abra os caminhos de um lindo futuro para todo o seu povo!Texto/fotos:
Paranaguá e a devoção a Nossa Senhora do Rosário, Giolete Babinski – Pascom Diocese de Paranaguá, arquidiocesedecuritiba.org.br

Relacionamentos
-
Cidades (2)
sem imagemArarapira/PR12 registros
sem imagemParanaguá/PR274 registros
Você sabia?
Áurea: “A senhora acabou de redimir uma raça e perder o trono” 13 de maio de 1888, domingo 7 de agosto de 1869 Ubaldino do Amaral, perante os líderes sorocabanos, apresentou uma proposta, redigida por ele e Antonio Leite Penteado.
Leite Penteado e Ubaldino: “Libertar e educar os filhos dos escravizados”

364
(...) aprendi que o homem tinha qualidades que o separavam inteiramente da bruta animalidade, que lhe constituíam uma natureza moral que não pertencia ao mundo animal, puramente físico, que a espontaneidade e a consciência, que os outros animais não possuíam lhe criavam direitos e deveres anteriores aos governos, que só foram inventados para segurar-lhes o gozo.
Rafael Tobias de Aguiar (1794-1857)
118 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP