Wildcard SSL Certificates
2016
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
2024
Registros (237)Pessoas



Hoje na História: 1582 - Papa Gregório XIII introduz calendário gregoriano, por MAX ALTMAN /operamundi.uol.com.br
15 de outubro de 202008/04/2024 12:14:49

Sistema foi contestado por nações protestantes, como a Inglaterra, que só aceitou o novo calendário em 1752.

Em 15 de outubro de 1582, o papa Gregório XIII instaura um novo calendário nos Estados Pontifícios, Portugal e Espanha, substituindo o então vigente calendário juliano. O novo sistema de contar o tempo passaria a ser conhecido como calendário gregoriano e seria usado até hoje.

Quando os católicos europeus despertaram no dia seguinte, 4 de outubro, na verdade já estavam em 15 de outubro, segundo o novo calendário. Deram um salto adiante de 10 dias no tempo, mas a sequência milenar dos dias da semana foi mantida sem interrupções.

O calendário juliano não estava ajustado ao ano solar, superando-o em 11 minutos e 14 segundos. A distância entre o ano solar e o novo calendário seria reduzida a 25,9 segundos ao ano. Para corrigi-lo, o calendário gregoriano criou o ano bissexto, que a cada quatro anos soma um novo dia para compensar a diferença.

Muito antes do matemático jesuíta Cristóvão Clávio e de Gregório XIII, as distorções do calendário juliano já haviam sido notadas. No século XIII, o franciscano inglês Roger Bacon, da Universidade de Oxford, já havia registrado a diferença de sete para oito dias entre o ano civil e o ano solar. Escreveu ao papa sugerindo que o calendário fosse reformado, mas seu conselho deu em nada. Nos séculos seguintes, matemáticos e astrônomos se interessaram pelo problema, mas assim como Bacon, não foram ouvidos.

Finalmente, em 24 de fevereiro de 1582, o papa Gregório XIII publicou a bula Inter Gravissimas, detalhando a necessidade de reformar o calendário para aproximar o ano civil do ano solar.

A mudança para o calendário gregoriano foi lenta. O sistema foi contestado por nações protestantes, como a Inglaterra, que só aceitou o novo calendário em 1752, ano em que também foi introduzido pelas então colônias inglesas na América do Norte. Cada país, protestante ou não, escolheu um determinado ano, mês e dia para aceitar o calendário, que só se tornou internacional em pleno século XX.
Hoje na História: 1582 - Papa Gregório XIII introduz calendário gregoriano, por MAX ALTMAN /operamundi.uol.com.br

Relacionamentos
-
Pessoas (1)
erroc2:testePapa Gregório XIII
8 registros
-
Cidades (1)
sem imagemteste Brasil/Brasil572 registros
-
Temas (3)
testeInacreditáveis e curiosas
465 registros
erroc2:testeO Sol
69 registros
testePapas e o Vaticano
177 registros
Você sabia?
“Os nossos tupinambás muito se admiram dos franceses e outros estrangeiros se darem ao trabalho de ir buscar o seu arabutan [pau-brasil]. Uma vez um velho perguntou-me: Por que vindes vós outros, maírs e perôs (franceses e portugueses) buscar lenha de tão longe para vos aquecer? Não tendes madeira em vossa terra ? Respondi que tínhamos muita mas não daquela qualidade, e que não a queimávamos, como ele o supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir, tal qual o faziam eles com os seus cordões de algodão e suas plumas. Retrucou o velho imediatamente: e porventura precisais de muito? Sim, respondi-lhe, pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que podeis imaginar e um só deles compra todo o pau-brasil com que muitos navios voltam carregados. — Ah! retrucou o selvagem, tu me contas maravilhas, acrescentando depois de bem compreender o que eu lhe dissera: mas esse homem tão rico de que me falas não morre? — Sim, disse eu, morre como os outros. Mas os selvagens são grandes discursadores e costumam ir em qualquer assunto até o fim, por isso perguntou-me de novo: e quando morrem para quem fica o que deixam? — Para seus filhos se os têm, respondi; na falta destes para os irmãos ou parentes mais próximos. — Na verdade, continuou o velho, que, como vereis, não era nenhum tolo, agora vejo que vós outros maírs sois grandes loucos, pois atravessais o mar e sofreis grandes incômodos, como dizeis quando aqui chegais, e trabalhais tanto para amontoar riquezas para vossos filhos ou para aqueles que vos sobrevivem! Não será a terra que vos nutriu suficiente para alimentá-los também ? Temos pais, mães e filhos a quem amamos; mas estamos certos de que depois da nossa morte a terra que nos nutriu também os nutrirá, por isso descansamos sem maiores cuidados.

229
Vi uma barcaça uma vez senhor Yeaman, cheia de homens negros acorrentados, descendo pelo rio Mississipi para os mercados de escravos de Nova Orleans. Me deu nojo. E mais do que isso, essa imagem permaneceu, inundou os meus olhos.
Abraham Lincoln (1809-1865)
9 registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP