Wildcard SSL Certificates
1819
1820
1821
1822
1823
1824
1825
1826
1827
Registros (132)



É preso no acampamento do Pirajá o General do Exército Pacificador Pedro Labatut
21 de maio de 182304/04/2024 17:43:09

1823 — Deposição do general Pedro Labatut, comandante em chefedo Exército brasileiro que sitiava Salvador (Guerra da Independência). Foideposto e preso, no acampamento de Pirajá, pelos oficiais da brigada daesquerda, em consequência da prisão do comandante da mesma brigada,coronel Gomes Caldeira, remetido debaixo de guarda para Itaparica no dia19. Labatut havia prendido esse coronel por ter verificado que ele conspiravacontra sua autoridade de general em chefe. Assumiram conjuntamente ocomando do Exército os chefes das brigadas do centro e da direita, coronelLima e Silva (José Joaquim) e tenente-coronel Barros Falcão. A notíciadesta revolta militar diante do inimigo produziu impressão penosíssima naprovíncia da Bahia. O governo interino da Cachoeira nomeou comandante OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO312em chefe o coronel Lima e Silva, até a decisão do imperador, e emproclamação pediu às tropas que obedecessem ao novo chefe e que seconservassem fiéis ao dever militar. “Vós, defensores da Independência edo Império [dizia a proclamação] destituístes o brigadeiro Pedro Labatut,rompendo assim o vínculo da obediência que lhes devíeis: o eco desterompimento, em desar da nossa união, nas linhas inimigas; a consequenteacefalia do exército em campanha e auso que tal acontecimento podia dara novos, mas baldados planos dos cruéis lusitanos; tudo isto constituíadifícil e perigosa a nossa posição naquele momento. Convinha removere prevenir com pronto remédio suas terríveis consequências. Fundado navontade presumida do nosso grande imperador, o Conselho Interinodo Governo acaba de aplicar esse remédio. O vosso ilustre camaradacoronel José Joaquim de Lima e Silva está nomeado comandante emchefe do Exército... Seria ofensivo da vossa honra e disciplina e davossa lealdade e patriotismo, se ora vos não mostrássemos, com aveemência e com a força de incontestáveis e sólidos argumentos, aobrigação, em que vos achais, de confiar, obedecer e acatar o vossonovo comandante em chefe, e de continuardes a ser fiéis e leais esinceros amigos da causa do Brasil e do nosso magnânimo e augustoimperador. A subordinação é a verdadeira essência e a mais terrívelforça dos exércitos [...]” (ver 25 de outubro de 1824).
É preso no acampamento do Pirajá o General do Exército Pacificador Pedro Labatut

Relacionamentos
-
Cidades (1)
sem imagemSalvador/BA360 registros
Você sabia?
Para entender a História é necessário entender a origem das idéias a impactaram. A influência, ou impacto, de uma ideia está mais relacionada a estrutura profunda em que a foi gerada, do que com seu sentido explícito. A estrutura geralmente está além das intenções do autor As vezes tomando um caminho totalmente imprevisto pelo autor.
“A origem das idéias”, Olavo de Carvalho, youtu.be/vjO2sixWLgk
11318
821
Comunicava o Rei D. Manoel a seus sogros, Fernando e Izabel de Espanha o sucesso da segunda viagem á índia, por seu almirante Pedro Alvares Cabral, dizendo no que se referia ao Brasil, o seguinte: “...O dito meu capitão partiu com 13 naus, de Lisboa, a 9 de março do ano passado, e nas oitavas da Pascoa seguinte chegou a uma terra que novamente descobriu, á qual colocou nome de Santa Cruz, na qual encontrou gente nua como na primitiva inocência, mansa e pacifica; a qual terra parece que Nosso Senhor quis que se achasse, porque é muito conveniente e necessária para a navegação da índia, porque ali reparou seus navios e tomou água; e pela grande extensão do caminho que tinha de percorrer, não se deteve afim de se informar das cousas da dita terra, somente me enviou de lá um navio para me noticiar como a achou.
erro
erro registros


Procurar



Hoje na História


Brasilbook.com.br
Desde 27/08/2017
28375 registros (15,54% da meta)
2243 personagens
1070 temas
640 cidades

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoes
Contato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP