| Os primeiros navegadores acreditavam existir uma imensa ilha no continente sul-americana. A partir de 1527, devido ao delato de Juan de Santa Cruz, os mapas passaram a representar essa ilha. Seria a ilha de Santa Cruz? Ou a misteriosa Hy Brazil?
Uma ilha denominada Hy-Brasil aparecia nos mapas da Europa pelo menos 125 anos antes da chegada de Pedro Álvares Cabral ao nosso atual território.
A ilha misteriosa aparece em um mapa da Catalunha de 1325-1330, no mapa de Dulcert de 1339, no mapa dos irmãos Pizagani de 1375-1378, no mapa do cartógrafo veneziano Andrea Bianco de 1436 (onde já se menciona explicitamente o Mar dos Sargaços). Esta ilha surge também no mapa atlântico do cartógrafo veneziano Zuane Pizzigano e no mapa anônimo chamado de Weimar, ambos de 1424, com o arquipélago dos Açores, e as ilhas Antília, Satanazes, Saya e Ymana.
Segundo o mito celta, Hy-Brasil é uma massa de terra circular à oeste da Irlanda, no norte do Atlântico, que passa períodos cíclicos de sete anos oculta sob grossa neblina.
A cartografia medieval europeia inclui com grande constância a Ilha do Brasil, a par da Antílha, da Ilha de São Brandão, das Sete Cidades e das Ilhas Afortunadas, entre as ilhas que existiriam no mar oceano. A posição e as dimensões da ilha variam de carta para carta, mas a partir de meados do século XIV a ilha começa consistentemente a ser colocada no Atlântico Norte centro-ocidental.
A procura da Ilha do Brasil foi uma constante nas navegações renascentistas do Atlântico até 1624. O mistério da Ilha que é vista em lugares distintos desafia estudiosos do tema.
Desde o oeste da Irlanda, seu lugar inicial, a posição da suposta ilha migrou para oeste, primeiro para os Açores, onde a atual ilha Terceira aparece por vezes com esta designação e antes de 1500, já a península fronteira à cidade de Angra ostentava o nome de Monte Brasil, que hoje mantém. Dos Açores deslocou-se para sudoeste, primeiro para as Caraíbas, para depois se fixar no litoral do atual Brasil.
Muitos afirma ser uma lenda, mas não tem explicação porque a ilha misteriosa aparece em tantos mapas e é citada por vários navegadores da época. Alguns acreditam na tese que a origem do nome do nosso país vem da Ilha e não do Pau-Brasil encontrado em abundância pelos portugueses em 1500 quando chegaram à nova terra.
Outras teorias associam o vocábulo Brasil ao nome dado na Irlanda ao cinábrio, o nome popular do sulfureto de mercúrio, um mineral de cor vermelha brilhante utilizado desde a antiguidade como base para corantes e para o vermelhão usado em pintura corporal.
Neste contexto, o vocábulo O’Brazil, os do vermelho, passou a constituir uma referência aos gregos e fenícios, os quais ao deixarem de comerciar o cinábrio com os celtas como que desapareceram nas brumas do Atlântico, tornando-se um povo mítico e afortunado, que nunca voltou à Irlanda, porque vivia feliz na misteriosa e paradisíaca ilha do Brasil. Esta ilha do Brasil foi depois incorporada no contexto mais vasto das ilhas míticas, ligando-se à grande tradição atlântica das ilhas de São Brandão. |