O nome Voturantim, é corruptela do Ybytyra-tin, significa "montanha branca", pois havia um salto do Sorocaba, deixando-a "coberta de alvo manto de espumas". [3] Seria o mesmo local de origem da palavra "Sorocaba" (Çorocaa)? Nesse ponto seria a "fenda" ou "rasgo" na terra?
Onde?
Nunca visitei as cachoeiras de Votorantim. Nunca ouvi dizer que entre elas existe uma com tal descrição, que torna a "montanha branca".
Teria sido afetada ou alterada pela represa de Itupararanga? A São Paulo Eletric deu início à concretagem das fundações da barragem em novembro de 1912. [4]
Em 1900 Alfredo Moreira Pinto deixou um relato:"Reside em Itupararanga um cidadão verdadeiramente notável pela elevação de talento, robustez da ilustração e pelos dotes morais que ornam o seu caráter e o seu coração.É o Dr. Calixto de Paula Souza, moço ainda, pois conta com 39 anos, distinto engenheiro encarregado da exploração das ricas jazidas de Itupararanga e presidente da Câmara Municipal, em cujo cargo tem se salientado pelos muitos melhoramentos que ha feito em benefício da cidade.
Em companhia desse ilustre cavalheiro dirigi-me a visitar o importante salto.A estrada de ferro de Votorantim vai somente até ás jazidas de mármore. Dai por diante faze-se a viagem á cavalo.
Não é fácil imaginas as dificuldades dos caminhos por um trilho estreitíssimo, muito irregular, cheio de lajões e granito, espinhos, com troncos de árvores atravessados de permeio e emsombrado de ambos os lados por florestas colossais tendo as árvores aderentes ao tronco raras e lindas parasitas.
Por vezes tive ímpetos de regressar, tal a aspereza do caminho, mas o Dr. Paula Souza animava-me a prosseguir, garantindo-me que o salto ficava bem próximo.
Á muitos metros distante já ouvia-se um rumor, que ia-se avolumando á proporção que nos íamos aproximando a famosa queda. De súbito surge diante de nós colerico, enraivecido, imponente o salto de Itupararanga. Um grito de admiração irrompeu espontaneamente dos meus lábios.
O Sorocaba ao atravessar a serra precipita-se em profundíssima gruta, talhada no granito, onde as águas se premam e contorcem, em enorme vórtice caindo sobre pedras artisticamente buriladas e cobrindo-as de brancas espumas aureoladas de tênues vapores.
É impossível imaginar cena mais grandiosa que então eu contemplava.A água precipitando-se por uma queda de 56 metros de altura com enorme estampido, para depois formar um segundo salto de 18 metros e logo após constituindo pequenas corredeiras, é de um magestoso efeito.
Acha-se perdido esse salto no meio de matas e entre medonhos despenhadeiros e quase inacessível pelas agruras do caminho." [2]
Anchieta
Um evento importantíssimo na vida do padre José de Anchieta e na História do Brasil está relacionado a uma a Cachoeira da Escada.
Não vou aqui escrever sobre essa longa e ainda questionável História. Por ora apenas que em 1887 havia "o salto ou cachoeira propriamente dito consta de uma importância queda, formada por dois degraus, tendo o primeiro 7,60 metros de altura e o segundo 14,12 metros.
Adicionando a estes algarismos a altura de uma pequena cachoeira que lhes fica imediata e forma por assim dizer a soleira ou sóco deste titânico monumento, obtêm-se a altura toral de 24,56 metros para a cachoeira do Votorantim propriamente dita; contínua, porém, para cima essa gigantesca escada". [1] |