| Combate naval de Monte Santiago | | 8 de abril de 1827, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
1827 — Combate naval de Monte Santiago. Continua a ação iniciadana véspera. Só às 11h, ajudados pela viração que se levantou, puderam os EFEMéRIDES BRASILEIRAS251nossos navios renovar o combate. As pequenas escunas D. Paula (CostaPereira), Conceição (Wilson), Itaparica (Petra de Bittencourt), MariaTeresa (Ed. Wandenkolk) e, depois, a Rio (Cowen) foram dar fundo emduas linhas, nos lugares designados por Norton. Entraram também emcombate, mas a distância maior, e não ao mesmo tempo, as corvetasLiberal (Hayden) e Maceió (Raposo), o lúgar Príncipe Imperial (FrançaRibeiro) e os brigues Caboclo (Inglis), 29 de Agosto (Rafael de Carvalho)e Rio da Prata (Lamego). Nunca, entretanto, estiveram no fogo mais deoito navios brasileiros, porque era preciso ter sempre alguns destacadospara oeste, vigiando a Congreso, na Ensenada. Às 11h30 foi morto ocomandante Rafael de Carvalho. Ao meio-dia retirou-se a Liberal, porquefazia muita água e tinha quase esgotado a munição. Às 14h, o Rio daPrata, estando no mesmo caso, foi chamado pelo almirante, fundeadoa grande distância. Com a enchente da maré, a fragata Paula (Parker)seguiu rebocada para o lugar da ação, mas, chegado a distancia de tiro,encalhou às duas horas e só pode fazer trabalhar as peças de proa. Pelas16h, o Independência, muito destroçado e consumidos os projéteis, arrioua bandeira e foi abordado pelos nossos escaleres e lanchas. Ao anoitecer,o almirante argentino fez incendiar o República e, durante a noite,conseguiu fazer sua retirada para Buenos Aires na Sarandí, evadindo-setambém da Ensenada a Congreso. O Independência, que não pode serdesencalhado, foi destruído, no dia 9, por ordem do almirante brasileiro.Esse navio montava 24 peças e caronadas, e o República 18.[Nota do Barão do Rio Branco, em artigo de sua autoria sobre JamesNorton, no Jornal do Commercio de 12 de outubro de 1911: “Nomesde alguns oficiais argentinos prisioneiros nesse combate: Roberto H.Ford, Prudêncio Morguiondo, William Attwell, William Hall, cirurgiãodoutor Phillips, Patricio Drury e José Celidonio Elordi.]
|
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.
A base de dados inclui ci
Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .
Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.
Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP
Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?
Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:
BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira
Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.
Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.
Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.
É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.
BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.
 |
|