Brás Cubas toma posse do cargo de capitão-mor da capitania de São Vicente
8 de junho de 1545, sexta-feira Atualizado em 08/06/2025 04:09:54
• Fontes (1)
•
•
•
1545 — Brás Cubas toma posse do cargo de capitão-mor dacapitania de São Vicente (Madre de Deus, Memórias, p. 103) e concede,no dia 19, o predicamento de vila ao porto de Santos (foral aprovadopor Tomé de Sousa em 8 de fevereiro de 1552), que ele começara apovoar pelo ano de 1543, em que, segundo a inscrição em sua campa,fundara aí uma casa de misericórdia, primeiro estabelecimento dessegênero criado no Brasil (ver 25 de setembro de 1536).
Brás Cubas toma posse do cargo de Capitão-Mor da Capitania de São Vicente, segundo assevera Frei Gaspar da Madre de Deus, em suas “Memórias para a História da Capitania de São Vicente”. Entre seus primeiros atos, destaca-se a 19 do mesmo mês, a concessão do fôro de vila ao povoado de Porto de Santos, nome abreviado de “Todos os Santos”m, designação do hospital edificado pelo ilustre capitão-mor.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.