O lanchão Imperial Catarinense, do comandante José de Jesus, descendo o rio Tubarão, é atacado pelos revolucionários riograndenses no ponto denominado Carniça - 22/07/1839
O lanchão Imperial Catarinense, do comandante José de Jesus, descendo o rio Tubarão, é atacado pelos revolucionários riograndenses no ponto denominado Carniça
22 de julho de 1839, segunda-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
1839 — O lanchão Imperial Catarinense, do comandante José deJesus, descendo o rio Tubarão, é atacado pelos revolucionários riograndenses no ponto denominado Carniça. O comandante resiste, mas,esgotadas as munições, queima a embarcação. O lanchão Lagunense,que subia o mesmo rio, foi tomado pelo Seival, em que estavam Garibaldie Griggs. Recebendo estas notícias e sabendo que os revolucionáriosdispunham de grandes forças, o coronel Vilas Boas (Vicente Paula de OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO412Oliveira) ordenou que os outros navios da esquadrilha imperial saíssembarra fora, e resolveu evacuar a vila de Laguna durante a noite. A escunaCometa conseguiu sair; no entanto, os outros navios, que eram a escunaItaparica e o lanchão Santana, encalharam e assim foram atacados peloinimigo, rendendo-se na manhã do dia seguinte.
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!