'Garibaldi, perseguido na véspera pelo patacho Andorinha, colocou-se junto à ponta de Imbituba (Santa Catarina) com a escuna Rio Pardo, o palhabote Seival e a escuna Bizarria - 03/11/1839 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1835
1836
1837
1838
1839
1840
1841
1842
1843
Registros (97)Cidades (33)Pessoas (0)Temas (44)


Garibaldi, perseguido na véspera pelo patacho Andorinha, colocou-se junto à ponta de Imbituba (Santa Catarina) com a escuna Rio Pardo, o palhabote Seival e a escuna Bizarria
    3 de novembro de 1839, domingo
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  
  


, única presa que lhe restava. Em terra, 200 atiradores e uma peça protegeram esses navios, que foram atacados pelos patachos Andorinha (duas peças, 54 homens) e Patagônia (uma peça, quatro caronadas, 62 homens) e pela escuna Bela Americana (uma peça, duas caronadas, 38 homens), comandados pelo capitão-tenente Francisco Romano da Silva e pelos primeiros-tenentes Jorge Benedito Ottoni e João Custódio d’Houdain. O combate começou 10 minutos depois do meio-dia e terminou às 16h45. Os navios imperiais afastaramse, indo os dois patachos fundear em frente da enseada, e seguindo a Bela Americana para a ilha de Santa Catarina, a fim de pedir tropas que desalojassem as forças de terra e pequenas canhoneiras, que, sem perigo de encalhe, pudessem chegar à posição ocupada pelo inimigo. O tempo era de aguaceiros com vento su-sudeste fresco. No dia 4, bordejaram os dois patachos e trocaram alguns tiros com o inimigo. Durante a noite, Garibaldi incendiou a presa e, pela madrugada, conseguiu escapar com os seus dois navios e entrar em Laguna (ver 15 de novembro).






Giuseppina Raimondi*
Data: 01/01/1860
Créditos/Fonte: Crédito/Fonte: Reprodução / Pinterest
01/01/1860


ID: 3897


Giuseppe Garibaldi e Francesca Armosino*
Data: 01/01/1882
Créditos/Fonte: Crédito/Fonte: Reprodução / Pinterest
01/01/1882


ID: 3893


Anita Garibaldi*
Data: 01/01/1845
Créditos/Fonte: Crédito/Fonte: Reprodução / Pinterest
01/01/1845


ID: 3895



+1839
  Registros97
  Cidades33
  Pessoas0
  Temas44


  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.

Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?

Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:

1. Visão Didática (Essencial)
Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.

2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária)
Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.

3. Visão Documental (Completa e Aberta)
Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.

Comparando com outras fontes
A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.

Conclusão:

Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.

Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!