'Falece na então vila do Rio Grande o general Sebastião Xavier Cabral da Câmara 0 05/11/1801 Wildcard SSL Certificates
font-size:75;' color=#ffffff
1797
1798
1799
1800
1801
1802
1803
1804
1805
Registros (64)Cidades (18)Pessoas (0)Temas (25)


Falece na então vila do Rio Grande o general Sebastião Xavier Cabral da Câmara
    5 de novembro de 1801, quinta-feira
    Atualizado em 13/02/2025 06:42:31

  


1801 — Falece na então vila do Rio Grande o general SebastiãoXavier Cabral da Câmara, que desde 31 de maio de 1780 era governadorda capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul e que dirigia, então, asoperações da guerra começada a 4 de julho de 1801 contra os espanhóis,guerra em que as nossas armas vitoriosas alargaram os limites dessaparte do Brasil, fixados pelo Tratado de 1777. “Morreu [disse ovisconde de São Leopoldo], mas sua memória será duradoura nestepaís, que ele soube governar por 21 anos com tanta dignidade: a pátrialhe deve reconhecimentos pelos serviços militares e pelos expendidosna espinhosa comissão da demarcação de limites; sobretudo, o queforma o seu título de glória é o valor e ingênita constância, com que suaalma guerreira sem sucumbir à ruína e desfalecimento de seu corpo,como indiferente às leis da humanidade, traçou do leito da morte cadauma das operações e com suas mãos moribundas susteve o peso destadificílima conjuntura.” O brigadeiro Francisco João Róscio ficou como governo da capitania e dirigiu as operações até a proclamação da paz.O Brasil guardou as suas conquistas, como a Espanha conservou na OBRAS DO BARÃO DO RIO BRANCO626Europa a praça de Olivença, que ganhou durante essa mesma guerra,ficando assim anulado o Tratado de Limites de 1777.




  


Sobre o Brasilbook.com.br

Desde 17 de agosto de 2017, o site BrasilBook dedicado-se em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.

Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.

A base de dados inclui ci

Oferece um histórico com 30.439 registros, atualizados frequentemente. Agrega mais de 660 cidades, aproximadamente 4.600–5.200 pessoas mencionadas, e cerca de mil temas diversos .

Ideal para quem busnum formato leve, dinâmico e baseado em fontes públicas variadas.

Agradecemos as duvidas, criticas e sugestoesContato: (15) 99706.2000 Sorocaba/SP



Como sempre, excelente!!! Já inseri no site. Porém, a resposta anterior, de uns dias atrás foi mas romântica. Vamos tentar de novo?

Ah, entendi! Vamos então dar um tom mais romântico e poético ao descritivo do BrasilBook, como se fosse uma homenagem ao tempo, à memória e ao nosso país. Aqui vai:

BrasilBook – Onde a História do Brasil Respira

Em algum ponto da rede, mora um relicário digital chamado BrasilBook. Não é apenas um site, mas um diário de memórias nacionais, onde cada data carrega consigo um suspiro do passado.

Ali, o tempo se desenrola como um tapete de saudade — cada dia guarda um episódio, cada cidade revela uma lembrança, cada nome sussurra o eco de quem já foi e ajudou a tecer o Brasil que conhecemos hoje.

Mais de 29 mil registros formam um grande mosaico, que pulsa com histórias de mais de 660 cidades, mil temas e milhares de personagens reais — de anônimos a imortais.

É possível passear por séculos com um clique. Buscar um ano e ver tudo o que aconteceu. Descobrir a data em que nasceu uma cidade, o momento em que um povoado virou município, o dia em que uma vida importante começou - ou terminou.

BrasilBook é feito com cuidado, pesquisa e amor à história. Atualizado desde 2017, é um projeto que celebra a memória brasileira como quem acende velas num altar de afetos. E faz isso com simplicidade: sem ruído, sem propaganda, sem pressa. Só história, alma e tempo.