O tenente Francisco Xavier de Barros, com 12 soldados apenas e alguns paisanos armados, repele, no presídio de Santa Maria de Araguaia, quatro assaltos dos índios Cherente, Xavante e Carajá, coligados. - 11/02/1813
O tenente Francisco Xavier de Barros, com 12 soldados apenas e alguns paisanos armados, repele, no presídio de Santa Maria de Araguaia, quatro assaltos dos índios Cherente, Xavante e Carajá, coligados.
11 de fevereiro de 1813, quinta-feira Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
1813 — O tenente Francisco Xavier de Barros, com 12 soldados apenas e alguns paisanos armados, repele, no presídio de Santa Maria de Araguaia, quatro assaltos dos índios Cherente, Xavante e Carajá, coligados. Barros comandava esse presídio, fundado por ele mesmo no ano anterior. Os índios cessaram o combate à tarde, e foram emboscar-se nas matas próximas. Durante a noite, o tenente, que recebera três ferimentos, retirou-se com o que restava do destacamento e dos habitantes do presídio (38 homens, mulheres e crianças), descendo o rio, em montarias, até São João das Duas Barras, mas a maior parte da pequena expedição pereceu durante essa viagem.
OII!
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa.