A expedição dirigida pelo governador Mem de Sá chega à baía do Rio de Janeiro, e na barra espera a reunião dos socorros de Santos e São Paulo - 21/02/1560
No desempenho de tão árdua missão foi Mem de Sá "poderosamente auxiliado pelo bispo D. Pedro Leitão e pelos jesuítas." E apesar de ter obtido reforços em Ilhéus, Porto Seguro e Espírito Santo, chegando ao Rio de Janeiro a 21 de fevereiro de 1560, reconheceu que lhe seria impossível expugnar o forte Coligny sem novos socorros. Para esse fim expediu á São Vicente o PROVINCIAL DOS JESUÍTAS, MANOEL DA NÓBREGA, QUE ERA O SEU CONSELHEIRO E DIRETOR ESPIRITUAL!
NÓBREGA, AUXILIADO PODEROSAMENTE POR JOSÉ DE ANCHIETA, pode conseguir em poucos dias, uma expedição composta de um bergantim artilhado, e de muitas canoas tripuladas por soldados, voluntários, mamelucos e nativos, (recrutados necessariamente!) conhecedores da costa, guiados por dois religiosos da Companhia: os Padres Fernando Luiz e Gaspar Lourenço". Ensaios Históricos Vol. I p. 205.
Por essa ocasião não se achava no forte de Coligny, o general Villegaignon, ainda assim, os franceses e tamoyos resistiram com admirável valentia. A resistência dos da praça arrancou a admiração do grande general que assim se exprime em sua participação oficial: porque suposto que vi muito e li menos a me parece que se não viu outra fortaleza tão forte no mundo.
Tentando um derradeiro esforço, porque sua coragem já começava a fraquear, cansados da demasia do trabalho e do combate vigoroso, diz Padre Simão de Vasconcellos na Vida de Anchieta - que eram já mortos muitos e bons soldados e estavam feridos muitos mais, - escalaram os portugueses as muralhas pelo lado do arsenal e apoderaram-se a viva força do monte das palmeiras que era considerado a sua cidadela, donde, fazendo mortífero fogo, obrigaram os inimigos a evacuarem a ilha, procurando salvar as vidas nas canoas nas quais passaram ao continente p. 207.
Tomado o forte, foram feitas grandes festividades, PRINCIPALMENTE POR NÓBREGA E ANCHIETA QUE TINHAM CONTRIBUÍDO PARA O BOM RESULTADO DA ARRISCADA EMPRESA". p. 209.
Os tamoyos aliados e imensamente simpáticos aos franceses, que com eles comerciavam desde 1508, conservavam uma terrível animadversão contra os portugueses que queriam escraviza-los. Além dessa animadversão, mais ficaram odiando por terem sido derrotados por Mem de Sá. [Página 21 do pdf]
[21870] Anchieta: O Carrasco de Bolés 01/02/1896
IMGSM: 1
Anchieta: O Carrasco de Bolés Data: 01/01/1896 Páginas 19 e 20
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!