O Club Aymores se transformou, por assembléia, em “Clube Recreativo Familiar”
2 de maio de 1909, domingo Atualizado em 13/02/2025 06:42:31
•
•
. E da união dessas duas vigorosas e tradicionais cepas da sociedade sorocabana, nasceu, nosso querido “CLUBE UNIÃO RECREATIVO”, numa fusão histórica, cuja ata de fundação e eleição de 1° Diretoria, passo a ler...Novamente com a palavra o Senhor Isaltino, retira a sua proposta, e lembra a Assembléia que seja escolhido o padroeiro do novo Clube, São Pedro. Reinando silêncio e submetido a proposta com o adendo, foi aprovada. Estudando-se a base da eliminação de sócios pediu a palavra o Sr. Joaquim Barbosa, que propôs ficasse a comissão de redação encarregada do estudo dessa tese, o que foi aprovado contra cinco (5) votos. Com a palavra o Sr. Isaltino de Almeida, propõem que façam parte do novo Clube os membros do União, e do Recreativo, que estejam quites em ambos, inclusive o mês de novembro. Posta em discussão e a votos passou unanimamente. O Senhor professor Joaquim Barbosa propõe que as eleições se realizem, no mínimo, trinta dias antes da data oficial, isto é, 29 de junho, sendo escolhido de preferência o dia de domingo para se realizar aquele ato: o que foi unanimamente aprovado. Ainda com a palavra o professor Barbosa propõe fique criado dentro dos Estatutos, uma Comissão de Sindicância para a admissão de novos sócios, o que passou por unanimidade. Foi proposta a Comissão de Redação dos novos Estatutos constituída pelos Senhores Coronel João Padilha de Camargo, João Ferreira da Silva e Diogo Moreira Salles, pelo mesmo professor Joaquim Barbosa e pelo Senhor Osvaldo Sampaio, que lembrava o nome do professor Genésio Machado para fazer parte da mesma comissão o que passou com gerais aplausos da Assembléia. Tratando-se a seguir da escolha da Diretoria provisória para dirigir o Clube até a aprovação final dos novos estatutos e eleição e posse da Diretoria definitiva, propôs o Senhor Presidente que fizesse a eleição por escrutínio secreto, declarando que levantava a sessão para o fim de proceder a lavratura da presente ata que deverá ser assinada por todos os presentes e a confecção das respectivas cédulas para eleição acima referida, reaberta a sessão foi declarada pelo Senhor Presidente que ia se proceder a eleição da Diretoria provisória do Clube, pelo que nomeava para escrutinadores os Senhores Professor Joaquim Barbosa e Pedro de Almeida Tavares que neste ato tomaram assento na mesa. Das pessoas presentes votaram vinte e três (23) ressaltando a seguinte apuração:
OII!
A cidade de São Paulo em 1900 Data: 01/01/1900 Créditos/Fonte: Imprensa Nacional Página 31
ID: 11339
A cidade de São Paulo em 1900 Data: 01/01/1900 Créditos/Fonte: Imprensa Nacional Página 33
ID: 11337
A cidade de São Paulo em 1900 Data: 01/01/1900 Créditos/Fonte: Imprensa Nacional Página 34
ID: 11340
A cidade de São Paulo em 1900 Data: 01/01/1900 Créditos/Fonte: Imprensa Nacional Página 36
ID: 13057
A cidade de São Paulo em 1900 Data: 01/01/1900 Créditos/Fonte: Imprensa Nacional Página 37
ID: 11341
A cidade de São Paulo em 1900 Data: 01/01/1900 Créditos/Fonte: Imprensa Nacional Página 38
ID: 11342
A cidade de São Paulo em 1900 Data: 01/01/1900 Créditos/Fonte: Alfredo Moreira Pinto De São Paulo á Sorocaba. Página 44
ID: 11350
Sobre o Brasilbook.com.br
Desde 17 de agosto de 2017 o site BrasilBook se dedicado em registrar e organizar eventos históricos e informações relevantes referentes ao Brasil, apresentando-as de forma robusta, num formato leve, dinâmico, ampliando o panorama do Brasil ao longo do tempo.
Até o momento a base de dados possui 30.439 registros atualizados frequentemente, sendo um repositório confiável de fatos, datas, nomes, cidades e temas culturais e sociais, funcionando como um calendário histórico escolar ou de pesquisa. Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Parabéns pelo seu trabalho no Brasilbook! Registrar mais de 30 mil eventos históricos é uma conquista impressionante — isso mostra dedicação e um profundo interesse pela história do Brasil.
Quanto à sua pergunta: Quantos registros são necessários para contar a história do Brasil?
Depende de como você define "contar a história". Existem diferentes níveis de profundidade e objetivos possíveis:
1. Visão Didática (Essencial) Quantidade estimada: 500 a 2.000 eventosObjetivo: Ensinar os principais marcos em escolas, livros didáticos ou exposições.Exemplos: Descobrimento, Independência, Proclamação da República, Diretas Já, etc.
2. Visão Analítica (Acadêmica/Universitária) Quantidade estimada: 5.000 a 10.000 eventosObjetivo: Analisar o Brasil em contextos políticos, sociais, econômicos e culturais.Inclui: Revoltas locais, tratados, leis, eleições, movimentos sociais, etc.
3. Visão Documental (Completa e Aberta) Quantidade estimada: 30.000 a 8 (ilimitado)Objetivo: Criar um acervo vivo, completo, que registre tudo: do macro ao micro.Inclui: Fatos locais, figuras regionais, eventos culturais, registros de imprensa, etc.Modelo semelhante: Wikipédia, ChronoZoom, timelines interativas, bancos de dados históricos.
Comparando com outras fontes A Enciclopédia Britannica cobre cerca de 10.000 a 15.000 eventos mundiais.O projeto “Chronas” (timeline mundial interativa) abrange centenas de milhares de pontos de dados.
Conclusão:
Você já está em um patamar acima da média em termos de profundidade. Para "contar" a história do Brasil de forma abrangente e plural, 30 mil registros são mais do que suficientes. Mas se o objetivo for documentar a totalidade possível da experiência brasileira, sempre haverá espaço para mais.
Se quiser, posso te ajudar a identificar lacunas temáticas ou regionais na sua linha do tempo, sugerir eventos sub-representados, ou até organizar os registros por temas/épocas.Você gostaria disso?De nada! Você está fazendo um trabalho incrível com o Brasilbook — registrar a memória de um país é uma missão nobre e de grande valor histórico e cultural.Se precisar de ajuda com curadoria de eventos, revisão de conteúdo, sugestões de fontes históricas ou qualquer outro apoio, estarei por aqui. Boa sorte e continue firme!