Na madrugada do dia 26 de julho de 1942, as 02:10h, nas proximidades de Trinidad e Tobago, o navio brasileiro Tamandaré é atacado por dois torpedos disparados pelo submarino alemão U-66.
Sua posição provavelmente foi informada por um submarino alemão avariado que foi atacado pelo Tamandaré horas antes.
Um dos torpedos atingiu o navio causando uma grande explosão e matando quatro tripulantes. O navio afundou completamente em quarenta minutos.
Os sobreviventes foram recolhidos pelo barco patrulha norte americano USS PC-492 após o avistamento por um avião.
Foi o décimo terceiro, em um total de 35, navio brasileiro atacado pelos submarinos do eixo durante a segunda guerra mundial totalizando até então 129 mortos.
Popularmente atribui-se o afundamento do Tamandaré, entre outros navios no mês de julho e agosto, como fator decisivo para a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados.
De fato houve clamor popular mas a entrada na guerra se deu frente a um cenário político e diplomático complexo no qual o país se encontrava.
Além disso, a promessa de ajuda econômica ao país pelos Estados Unidos também foi um fator decisivo.
O grande clamor popular veio no mês seguinte quando o maior número de vítimas e a maior fatalidade da guerra para o Brasil aconteceu.
Foi afundado no litoral do nordeste o navio de passageiros Baependi, matando 270 pessoas, entre elas muitas mulheres e crianças.
Na foto o U-66 e sua tripulação, responsável pelo afundamento do Tamandaré.
Fonte: Na História de Hoje